Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marvel 40 anos: a resenha de Sidney Gusman

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Marvel 40 anos: a resenha de Sidney Gusman



    Bem, saiu há um tempinho uma resenha do Gusman sobre a publicação que comemora os 40 anos de publicação Marvel no Brasil. A resenha é muito longa, mas aqui está a parte mais interessante, um texto que comenta alguns dos bastidores das publicações:

    [hide:2a6260848a]O outro ponto alto da edição é também o seu calcanhar de Aquiles: o artigo A História Secreta da Marvel no Brasil, assinado pelos jornalistas Gonçalo Júnior (A Guerra dos Gibis) e Fernando Lopes, editor dos títulos da "Casa das Idéias" na Panini, que ficou encarregado da edição final do texto. Nunca se viu por aqui uma matéria tão extensa (28 páginas muito bem ilustradas) sobre o tema. Nela são mencionadas todas as editoras que publicaram revistas da Marvel no País.

    O problema começa quando a reportagem aborda os primeiros anos da longa fase da Editora Abril. O tom do texto, até então bastante sério e documental, bem ao estilo de Gonçalo Junior (basta ler suas obras para notar essa característica), muda para algo esfuziante e perde muito de sua imparcialidade. Não parece escrito por Gonçalo.

    O principal entrevistado desse trecho, Helcio de Carvalho, atual editor-chefe da Panini, sem dúvida tem diversos méritos na estruturação dos quadrinhos Marvel no Brasil e na adequação do linguajar dos personagens, mas suas falas só revelam as coisas boas. Os pontos negativos de sua "gestão" são mascarados ou omitidos.

    Esta declaração de Helcio em especial chama a atenção: "Às vezes, na intercalação das histórias, era preciso fazer algumas mudanças no original - excluir um quadro aqui, alterar um texto ali - pra não revelar quem ia se casar ou morrer em alguma outra aventura e manter a coerência do todo. Graças a isso, mesmo estando em momentos diferentes, todos os heróis passaram a viver no mesmo continuum de tempo".

    Todo fã de quadrinhos que leu as revistas da Abril naquele período sabe que isto não é verdade. Era prática corriqueira da redação cortar páginas e mais páginas de histórias (foram centenas), para que coubessem mais aventuras por edição. E o texto dos balões era bastante diminuído e, diversas vezes, reescrito de forma totalmente diferente do original, devido aos "ajustes de cronologia".

    Ou seja, era bem mais que "excluir um quadro aqui" ou "alterar um texto ali". E essas mudanças ocasionaram erros graves em revistas, coisas que merecem uma extensa matéria e que esticariam demais esta resenha.

    Helcio ainda destaca que "fazia questão de publicar críticas duras" nas revistas da Abril. Não era bem assim. Era raro isso acontecer. Talvez porque, naquela época, o acesso à informação era menor e poucos leitores soubessem desses cortes excessivos e, portanto, as críticas deviam ser em menor número.

    Outro ponto obscuro da matéria foi nem sequer mencionar Sérgio Figueiredo Pinto, o "Figa", o editor que mais tempo trabalhou nas publicações brasileiras da Marvel. Ele foi sumariamente ignorado, algo imperdoável, pois nas editoras que precederam a Abril até nomes de pouca relevância são citados.

    Curiosamente, há frases de Marco Moretti e menções a Mário Luiz Barroso e Sadika Osmann, todos editores que respondiam justamente a Sérgio Figueiredo. Outro profissional conhecido que trabalhou com a Marvel e nem é citado é Leandro Luigi Del Manto, hoje à frente dos álbuns da Devir. Ele, inclusive, virou personagem de uma das HQs da revista Heróis da TV # 100, da Abril, e ainda editou Marvel Force, na Globo, e outros títulos na Pandora Books.

    Depois da saída de Helcio de Carvalho da Abril, o texto assume um tom mais crítico, especialmente nas passagens sobre outras editoras e na parte da criação da Linha Premium.

    Quando chega à boa fase da Panini, a matéria adquire uma levada mais informativa, com uma ou outra cutucada (por vezes merecida) na sua antecessora, a Abril.

    É realmente uma pena que um texto que vai até a metade com tantas informações valiosas e interessantes peque tanto no que se refere à parcialidade nos trechos acima citados. A matéria, claro, é um documento histórico sobre a presença da Marvel no Brasil, mas por possuir ressalvas tão relevantes, não merece o adjetivo "definitiva".

    No aspecto editorial, a edição tem apenas um outro erro de digitação, mas as HQs O menino que colecionava Homem-Aranha! e X-Men Millennium saíram sem os créditos dos autores. Esta última também não tem o título da história.

    Por fim, Marvel - 40 Anos no Brasil caracteriza-se com um bom documento histórico. Para leitores mais jovens traz a chance de conhecer clássicos da editora e sua trajetória no Brasil. Mas para fãs veteranos, está longe de ser indispensável.[/hide:2a6260848a]

    Texto completo:
    http://www.universohq.com/quadrinhos...rvel40anos.cfm

    E aí, gostaram? Discordam? Saka continuará olhando feio pro Gusman?
    É fácil quando se sabe.

  • #2
    Cheguei a pensar que ele tinha escrito um texto sobre o aniversário da Marvel. Mas, nada de novo...

    Comment


    • #3
      achei esta edição bem meia-boca...histórias muito mal selecionadas...com exceção pra dos x-men...

      mas Estigma e HA 2099 é de doer...

      Comment


      • #4
        Eu já li essa revista, tem histórias muito boas.

        Mas achei que o nível da edição abaixou por causa de Marvel Fanfare 18, aquela ultima cena do Capitão indo salvar a bandeira matou a edição, Star Brand 1 e Spiderman 2099 1, dois universos alternativos fracos.

        Comment


        • #5
          ATE CONCORDO COM O COMENTARIO DO SIDNEY, A MATERIA DO TP FOI UMA MATERIA BEM "RABO-PRESO" MESMO.....

          MAS FALANDO EM RABO-PRESO:

          DUVIDO Q O SIDNEY GUSMAN FIZESSE ESSE MESMO COMENTARIO NA EPOCA Q ESCREVIA PRA WIZARDY!!
          LISTÃO DE HQS.....

          HELLBLAZER, SUPERAVENTURAS MARVEL, HOMEM-ARANHA, CONAN, WOLVERINE, E AS ORIGENS DOS HERÓIS MARVEL (CAP. AMÉRICA 100, AS GRANDES BATALHAS, SURFISTA)!!!

          CLIQUEM AQUI:
          http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopi...211503#1211503

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por LEORADD
            ATE CONCORDO COM O COMENTARIO DO SIDNEY, A MATERIA DO TP FOI UMA MATERIA BEM "RABO-PRESO" MESMO.....

            MAS FALANDO EM RABO-PRESO:

            DUVIDO Q O SIDNEY GUSMAN FIZESSE ESSE MESMO COMENTARIO NA EPOCA Q ESCREVIA PRA WIZARDY!!
            com o relator

            (clique no link abaixo e saiba como ser assinante do fórum!)
            http://www.mbbforum.com/mbb/showthread.php?57581-TUDO-MORRE-O-FIM-DO-MBB-Definindo-como-e-quanto-ser%E1-o-nosso-fim-H%E1-salva%E7%E3o



            "Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror."
            (Charles Chaplin)

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por D3v0t0 d0 0d!0
              Postado originalmente por LEORADD
              ATE CONCORDO COM O COMENTARIO DO SIDNEY, A MATERIA DO TP FOI UMA MATERIA BEM "RABO-PRESO" MESMO.....

              MAS FALANDO EM RABO-PRESO:

              DUVIDO Q O SIDNEY GUSMAN FIZESSE ESSE MESMO COMENTARIO NA EPOCA Q ESCREVIA PRA WIZARDY!!
              com o relator
              depois dessa, pode fechar o topico.
              "Watchmen foi uma revista sem sentido belamente ilustrada."
              John Byrne

              "O futuro me parece mais promissor a cada cerveja que eu bebo."
              David Lee Roth

              Comment


              • #8
                * Acho que ele até faria o comentário. Ser editor da wizard deve dar muito pouca grana então dane-se se perdesso o cargo por causa disso.

                Não lembro se ele trampava com algo da Panini na época, mas o UHQ foi o único que comentou daquele corte 2 páginas no final da fase tosca do Capitão América escrito por Dan Jurgens. A Panini cortou porque fazia referência ao arco seguinte, que não seria publicado.

                O Omelete, por exemplo, é chapa branco total. Sobra o UHQ e o HQManiacs como menos rabo preso (mas o HQManiacs não acesso faz moh cara, então sei lá).
                Viciado em documentários?
                http://youtubedocs.tumblr.com/

                Comment


                • #9
                  O Gosman foi assessor de imprensa do Maurício de Souza. E escreveu a biografia, digamos, oficial do seu mestre, mentor e pai.
                  Dessa forma, não tem ninguém com o rabo mais preso com os editores do que ele.

                  Mas, a bem da verdade, eu nunca encontrei um site de quadrinhos nacional que não desse uma puxada de saco geral nos homi.
                  Pois se eles malharem, não ganham gibizinho da mala-direta.
                  "AVATAR E ASSINATURA REMOVIDOS POR ULTRAPASSAREM O LIMITE DE 30KB"

                  Comment


                  • #10
                    Não li o texto, nem sabia que existia. Até interessei um pouco mais em ter a revista mas acho que tem uns lixos de histórias aí.
                    Por exemplo acho que deveria ter alguma Graphic Novel no meio.Apesar de ter mais páginas vale como histórico mais que algumas das que estão.

                    Agora o texto parece que levou para um tom mais pessoal, uma pena. Coisa de amadores.
                    Não ganhei nada....

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Aragorn
                      mas Estigma e HA 2099 é de doer...
                      Eu gostei bastante da lenbrança desses universos na edição.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Chacal
                        Postado originalmente por Aragorn
                        mas Estigma e HA 2099 é de doer...
                        Eu gostei bastante da lenbrança desses universos na edição.
                        * Novo Universo não sei, mas o 2099 fez bastante sucesso por aqui. E no começo era bem legal.
                        Viciado em documentários?
                        http://youtubedocs.tumblr.com/

                        Comment

                        Working...
                        X