Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AVALIAÇÃO: PYONGYANG

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• AVALIAÇÃO: PYONGYANG

O Canadense Guy Delisle lançou um livro em quadrinhos chamado Pyongyang, pela editora Zarabatana. Nele o autor relata como foi a experiência de viver dois meses na Coréia do Norte, país comunista governado por Kim Jong-Il.

Nele o autor relata as diferenças culturais que ele percebeu e a dificuldade de se aproximar dos norte-coreanos, devido ao hábito de espionagem difundido na sociedade pelo estado, como uma maneira de manter o regime comunista. Envolver-se com estrangeiros poderia ser considerado um hábito "subversivo" ou de traição a pátria. O medo ajuda a manter o regime.

Pessoalmente eu nunca vi nada parecido. Pyongyang é uma espécie de diário de viagem em quadrinhos. Achei a iniciativa muito boa mesmo. Por que escrever um livro se você pode escrever a mesma coisa, mas em quadrinhos? Hehe!
    O autor desse texto aí pode não ter visto nada parecido, mas eu já vi.

Joe Sacco, Art Spigelman, Nakazawa, etc..

e com muito mais competencia.

não que essa HQ seja ruim, é uma história bacana, desenhos legais e pra quem curte quadrinhos alternativos, uma boa compra.

mas não tem nada demais...

não é dramática como MAUS.
    Não é polêmica como GEN.
    não é revolucionária como Palestina.

enfim, quem gosta de se aventurar fora dos super heróis vai gostar, só não espere uma obra prima.
    5 ANOS SEM FUMAR e contando....

Me empresta.

Ai eu e meu irmão poderemos ler. assim a enquete terá 3 votos, senão vai ficar só com o seu....
    Não ganhei nada....

Comment

rs...eu nem coloquei enquete pra não passar vergonha...

mas nem os habituais passaram por aqui dessa vez...

mas empresto sim, claro!

Comment

Vi hoje pra vender, lembrei do desânimo do Xogum neste tópico e resolvi comprar Liberdade a Qualquer Custo do Miller & Gibbons, que tava numa promoção quase boa.

Nos forneça maiores detalhes sobre Pyongyang, Xogum!
        Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Postado originalmente por Chico Barney
          Vi hoje pra vender, lembrei do desânimo do Xogum neste tópico e resolvi comprar Liberdade a Qualquer Custo do Miller & Gibbons, que tava numa promoção quase boa.

pô! não tem desânimo não! só não fiquei empolgadaço, só isso.

vou dar uma nota 6,5, sendo que GEN é nota 10, Maus é nota 9,5 e Palestina é nota 9, ok?

vou comentar o review do Universo hq pra explicar alguns pontos:

A despeito das obras de Karl Marx, os regimes comunistas implantados de fato no mundo ficaram muito distantes do sistema igualitário proposto pelo intelectual alemão. Na vida real, como bem se sabe, se tornaram governos comandados pelos PCs, em que poucos privilegiados tinham luxo e ostentação à custa da pobreza alheia, da censura oficial, de campos de prisioneiros e de uma dose monstruosa de mentiras deslavadas.

A Coréia do Norte é um dos mais notáveis exemplos da falta de caráter dos ditadores vermelhos, algo que é denunciado com rigor por Delisle em Pyongyang a partir de sua própria jornada de dois meses pelo país.
          não tem rigor nenhum. o autor simplesmente comenta os " fatos" que vê. não tem aquela emoção que se esperaria de algo que choca a gente. até quando o personagem fica puto não é algo que te deixa puto também...

pra mim, uma obra é boa quando você encarna no personagem e sente exatamente aquilo que ele está sentindo. não é o caso aqui.

Seu testemunho é forte pelo que viu: uma cidade que não tem energia para iluminar nada a não ser seus monumentos à decadência, uma TV estatal monocórdica que rouba programas de redes internacionais, uma lista de itens proibidos que incluem celulares e rádios, um museu construído com objetos de mentiras.
          é aquela coisa. ele mostra que as coisas são bem diferentes lá, mas não tem drama nenhum, até porque o personagem não sofre com nada, já que é um estrangeiro.

ele mostra as ruas escuras onde só tem iluminação quando passa perto de algum monumento, mas e daí? o que tem de forte nisso?

Mas também pelo que não viu: as auto-estradas não têm acesso aos vilarejos e há várias áreas em que os visitantes são proibidos de freqüentar.
          idem acima. tem uma auto estrada que chega até um museu, mas não tem caminho nenhum pros vilarejos no interior. de novo, e daí?

os camponeses não vão sair de lá mesmo, rs!

e a idéia que passa é essa mesmo...o "povo" está acostumado com aquilo tudo, por isso "não tem" sofrimento. o estrangeiro acha aquilo errado, abusivo e imoral, mas não sofre com nada também.

E pelo que ficou subentendido: os supostos voluntários (pareciam escravos), os hipotéticos campos de concentração (divulgados à boca pequena para fazer terrorismo psicológico com o povo), a estranha e lenta obra da Ópera.
          nhé! não tem nada de dramático nos voluntários. é um povo oriental, já está acostumado com isso, sei lá...

uma parte legal é a dos caras que andam pra trás...rs...

pelo menos eu ri um bocado.

Ao representar seus dois meses, Delisle usa o lápis: escuro, sombrio, como a cidade e o regime.

Pyongyang, o livro, é um monumento à lucidez construído a partir das trevas que imperam em Pyongyang, a cidade. E nessas trevas, a carência de energia é o menor dos problemas
          os desenhos são bacanas...bem simples, quase caricatuarais, mas também nada de novo.

Enfim...um livro morno.

Comment

Liberdade a Qualquer Custo eu tenho vontade de ter apesar de já ter lido. Eu achei fraco... Mas como a primeira mini está nos meus gibis favoritos fico doido para ter. Quanto pagou nela?

Poxa, xogum, pelos comentários fiquei com vontade de ler. Vamos combinar umas cervejas ...
            Não ganhei nada....

Comment

Tava pra comprar essa HQ, adoro histórias desse tipo... mas aí a Cia das Letras lançou PERSÉPOLIS COMPLETO e eu comprei esse!!!!! Pyongyang ficou para um futuro próximo...

Mas Xogum, tu gosta mais de GEN do que de MAUS???? Putz... eu curto muito os dois, mas pra mim MAUS está num nível bem superior em todos os aspectos!!!

Comment

Postado originalmente por Tio_Helbert

Liberdade a Qualquer Custo eu tenho vontade de ter apesar de já ter lido. Eu achei fraco... Mas como a primeira mini está nos meus gibis favoritos fico doido para ter. Quanto pagou nela?

Poxa, xogum, pelos comentários fiquei com vontade de ler. Vamos combinar umas cervejas ...
                Mas esse liberdade não é a primeira mini??

Comment

Postado originalmente por alexguima

Mas esse liberdade não é a primeira mini??
                  É sim... LIBERDADE QUALQUER CUSTO é a republicação da Mythos para a minissérie que saiu originalmente aqui no Brasil apenas com o nome de Liberdade, pela Globo, lé em 1990, se naum me falha a memória!

MARTA WASHINGTON VAI A GUERRA que é o encadernado que dá continuação a série...

Comment

é só marcar!

Postado originalmente por macdin
                    Tava pra comprar essa HQ, adoro histórias desse tipo... mas aí a Cia das Letras lançou PERSÉPOLIS COMPLETO e eu comprei esse!!!!! Pyongyang ficou para um futuro próximo...

Mas Xogum, tu gosta mais de GEN do que de MAUS???? Putz... eu curto muito os dois, mas pra mim MAUS está num nível bem superior em todos os aspectos!!!
                    Persépolis é muito bom mesmo! bem melhor que esse aqui. daria nota 9 pra ela.

e sim...prefiro GEN apesar de ter adorado Maus.

GEN foi a única revista em quadrinhos que me fez chorar...

Comment

Postado originalmente por Xogum

é só marcar!

Postado originalmente por macdin

Persépolis é muito bom mesmo! bem melhor que esse aqui. daria nota 9 pra ela.

e sim...prefiro GEN apesar de ter adorado Maus.

GEN foi a única revista em quadrinhos que me fez chorar...
                      GEN é foda mesmo, mas acho MAUS uma obra mais "completa". O que ferra com GEN é a ambientação, sei lá, os desenhos enforçam muito o humor, e te tira da história, os exageros dos desenhos apenas que incomodam um pouco. Mas não deixa de ser genial. Persépolis é infernal também, muito bom.

Nessa linha, vocês TEM que ler: AMERICAN BORN CHINESE
                      É quase tão foda quanto esses três. Espero que quando lançarem aqui, não saia picotado em vários volumes, como as editoras tem feito, mas sim num volume único. Tenho o importado e digo: GENIAL.

Sobre o gibi do tópico: não li ainda, mas tá na lista.

Comment

Que susto, achei que Liberdade a qualquer custo nao fosse o primeiro volume e teria eventualmente me fudido coió. Paguei 28 reais, nenhuma BAGATELA, mas SENSIVELMENTE mais barato que o preço de capa.

Ainda não li GEN, tampouco PALESTINA. Maus é genial, gosto muito.

Vou comprar GEN essa semana, boa dica dos amigos, já havia me esquecido dessa LACUNA cultural.

Quanto a Palestina, não sei... Terminei ontem de manhã UMA HISTÓRIA DE SARAJEVO e achei pouca coisa além de interessante. Achei a narrativa do Joe Sacco meio maçante. Me garantem que Palestina é o trabalho dele a ser lido? São dois volumes, certo?

Abraços.
                        Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Vou comprar GEN essa semana, boa dica dos amigos, já havia me esquecido dessa LACUNA cultural.
                          não é fácil achar os 4 volumes de GEN não...outro dia vi um comentário num tópico aí justamente sobre isso. mas boa sorte!

IMHO é fodástica!

Quanto a Palestina, não sei... Terminei ontem de manhã UMA HISTÓRIA DE SARAJEVO e achei pouca coisa além de interessante. Achei a narrativa do Joe Sacco meio maçante. Me garantem que Palestina é o trabalho dele a ser lido? São dois volumes, certo?

Abraços.
                          bom, se não gostou da narrativa então não sei...todos os albuns do Joe Sacco são desse jeito. na minha opnião os melhores são Palestina e Gorazde. mas Sarajevo também é muito bom.

só O Derrotista é que achei mais fraca. mas é explicável já que é um album de histórias antigas do Sacco.

PS: sim, são dois volumes de Palestina. na loja da Conrad tem promoção e pramocinha.

http://www.lojaconrad.com.br/produto.asp?id=732

http://www.lojaconrad.com.br/produto.asp?id=289

Comment

Postado originalmente por Dr.MeiaNoite
                            É quase tão foda quanto esses três. Espero que quando lançarem aqui, não saia picotado em vários volumes, como as editoras tem feito, mas sim num volume único. Tenho o importado e digo: GENIAL.

Sobre o gibi do tópico: não li ainda, mas tá na lista.
                            Li em algum lugar que uma editora iria publicar isso aqui... parece que sai pela Conrad, naum tenho certeza!!!!

Mas "AMERICAN BORN CHINESE" não é uma obra infantil???? Ou estou confundindo???

Comment

Postado originalmente por Dr.MeiaNoite

fala mais sobre essa aeh!

Comment

Working...
                              X