Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[DOCUMENTÁRIO] Jonathan Ross in Search of Steve Ditko!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [DOCUMENTÁRIO] Jonathan Ross in Search of Steve Ditko!

    O texto abaixo foi retirado do site: www.omelete.com.br

    No momento em que o Homem-Aranha era o personagem mais famoso dos quadrinhos, o desenhista e co-criador do personagem, Steve Ditko, chegou no escritório da Marvel, entregou as páginas de sua última edição e disse que nunca mais trabalharia na série. A promessa feita 40 anos atrás continua mantida. Ditko completou 80 anos na última sexta-feira, dia 2 - e nunca explicou por que tomou aquela atitude.

    Ditko deu pouquíssimas entrevistas, raras vezes deixou-se fotografar e vive em semi-reclusão em Nova York. Mas o jornalista inglês Jonathan Ross quis saber mais sobre um de seus ídolos de infância, o que levou à produção do documentário In Search of Steve Ditko ("Em Busca de Steve Ditko").

    O Omelete conferiu a produção, exibida no último 30 de setembro pelo Canal 4 da BBC e, até alguns dias atrás, disponível no YouTube - infelizmente, o material foi retirado devido a problemas de direitos autorais.

    Antes de ir direto ao homem em Nova York, Ross faz um apanhado histórico da carreira de Ditko, baseando-se tanto na sua memória de fã quanto em entrevistas com outros fãs. E estes outros fãs são BEM interessantes: Mark Millar, Neil Gaiman, Joe Quesada, o editor da Marvel Ralph Macchio e até Alan Moore, entre outros.

    Ditko, para quem não sabe, também teve participação importante na criação do Dr. Estranho - segundo o documentário, ele é o único criador do personagem, embora a Marvel não reconheça - e, nos anos 60, criou personagens marcantes como o Questão, Rastejante, Rapina e Columba (todos ainda hoje ativos na DC) e o enigmático Mr. A.

    Todos refletem, segundo os fãs, a posição político-filosófica ferrenha do autor, baseada na doutrina do objetivismo, divulgada pela filósofa e romancista Ayn Rand. Questão e Mr. A, principalmente, eram reflexos claros desta orientação: o mundo visto como preto e branco, certo e errado, bem e mal, faziam parte da doutrina objetivista.

    As entrevistas são as melhores partes do documentário. Alan Moore - que remodelou personagens ditkianos em Watchmen - dá um show às câmeras, falando tão bem quanto escreve, e até interpretando uma música que dedicou ao trabalho de Ditko. Mas o momento mais marcante é a entrevista de Ross com o magnânimo Stan Lee - que fica sem graça quando questionado por que seu antigo colega não recebe o crédito merecido pelas suas criações, enquanto o "Stan Lee Apresenta" continua forte na Marvel.

    Ver Stan Lee sem graça já valeria o documentário. Mas a seção final do programa tem Ross - ao lado do colega de aventuras Neil Gaiman - em frente ao prédio onde fica o escritório de Ditko, em Nova York, com o telefone do desenhista na mão. Eles querem uma entrevista, é claro. E contar aqui o que acontece seria estragar uma grande surpresa.

    Apesar de ter conseguido um destaque importante - ser creditado na criação do Aranha nos filmes do personagem -, Ditko ainda é considerado um dos criadores mais injustiçados da história dos quadrinhos. In Search of Steve Ditko é um belíssimo documentário que ressuscita esta discussão, restrita há décadas a um punhado de fãs. É um trabalho inestimável para todos os fãs do Aranha e de seu misterioso co-criador.

    Como assistir? Boa pergunta. Ou esperar que a BBC lance o material em DVD ou rodar a Internet. Corra atrás, pois vale a pena.

    Galera baixei o documentário ontem e achei muito massa, estou postando aqui para compartilhar com toda galera do MBB, pois todo fã do aranha deve ter esse documentário.
    Procure nos torrentes da vida pelo seguinte arquivo: "jonathan ross in search of steve ditko"

    Ainda não encontrei legenda pra ele, espero que alguém que manje do assunto possa estar logo, logo nos presenteando com uma legenda. Se alguém tiver dificuldade de encontrar, pode me mandar mp que eu envio o arquivo torrente, ou se for permitido posto o link.
    O Senhor é meu pastor e ele não me faltará!!!
Working...
X