Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O PROCESSO!!! De feitura dos gibis!!!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• O PROCESSO!!! De feitura dos gibis!!!

AMIGOS, sempre ouvi falar que duas coisas ninguém gostaria de saber como são feitas: a salsicha e os gibis norte-americanos.

Ainda assim, alguém aí sabe como é o ESQUEMA? Aquelas solicitações são preparadas com uns 3 meses de antecedência ao lançamento do gibi, o que me faz pensar qual a frente que os autores e artistas são obrigados a manter para evitar atrasos.

Tipo, hoje os caras que desenham Novos Vingadores já estão no número 40? E por aí vai?

Abraços!
    Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Pena que o BK tá banido, senão ele podia explicar...
    É fácil quando se sabe.

Comment

Eu acho que estão uns 2 ou 3 títulos adiantados do que são lançados. Ou não.

Uma coisa que eu tenho uma tremenda curiosidade e ainda a mato, é como é que rola um processo de produção de uma HQ, tanto mainstream quanto independente, como é que rola a comunicação do roteirista e desenhistas, a colorização e a arte final.

São curiosidades curiosas.

Comment

Eu tenho uma outra curiosidade. Um título americano, nas comic shop dá lucro?
        Tipo, tirando as que mais vendem é claro. Mas um título como Hellblazer se paga mensalmente ou eles mantém para não perder o personagem e ganhar um troco nos TPs e exportando. Isto quando não vendem o personagem para outra mídia, aí eu acredito que deve entrar uma grana boa.
        Não ganhei nada....

Comment

Postado originalmente por Tron

Uma coisa que eu tenho uma tremenda curiosidade e ainda a mato, é como é que rola um processo de produção de uma HQ, tanto mainstream quanto independente, como é que rola a comunicação do roteirista e desenhistas, a colorização e a arte final.

Pelo que eu já pude vivenciar nessa indústria vital, a coisa funciona meio que como o roteiro de filme ou tv. O escritor define os diálogos e especifica o que acontece nas cenas, mas a intensidade com que ele faz isso varia bastante de caso para caso.
          Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Caralho, quando li o titulo, entendi o processo de FEIURA dos gibis. Estranhei a ausencia do "Geleia news"

Mas a duvida é interessante, vou aguardar alguem que manja disso ai.

Comment

Postado originalmente por Chico Barney
              Postado originalmente por Tron

Pelo que eu já pude vivenciar nessa indústria vital, a coisa funciona meio que como o roteiro de filme ou tv. O escritor define os diálogos e especifica o que acontece nas cenas, mas a intensidade com que ele faz isso varia bastante de caso para caso.
              Pelo que soube, o Alan Moore praticamente desenha com detalhes esses "storyboards". Os desenhistas que trabalham com ele ficam com pouca liberdade criativa.
              Postado originalmente por Minotauro
              Tenho uma grande atração por gays. Não entendo.
              Postado originalmente por Soprano
              O mundo é um lugar muito mal frequentado.
              Postado originalmente por Fluffy
              Ah não! Minhas revistinhas.

Comment

Considerando que Alan Moore é praticamente a liberdade criativa ITSELF, essa sua constatação chega a ser uma contradição em termos.

Comment

vá ao podcast do bk e divirta-se
                  Isso é só uma brincadeira ...

Comment

Re: O PROCESSO!!! De feitura dos gibis!!!

Postado originalmente por Chico Barney
                    AMIGOS, sempre ouvi falar que duas coisas ninguém gostaria de saber como são feitas: a salsicha e os gibis norte-americanos.

Ainda assim, alguém aí sabe como é o ESQUEMA? Aquelas solicitações são preparadas com uns 3 meses de antecedência ao lançamento do gibi, o que me faz pensar qual a frente que os autores e artistas são obrigados a manter para evitar atrasos.

Tipo, hoje os caras que desenham Novos Vingadores já estão no número 40? E por aí vai?

Abraços!
                    Do pouco que conheço sobre como é feito todo o processo:

- O Editor escolhe o escritor e o desenhista para determinado projeto e explica o que deseja e para onde a história deve seguir.

- O Escritor apresenta o script. Se aprovado, o script é enviado para o desenhista.

- O Desenhista vai fazendo as páginas conforme o script, mantendo contato com o editor e o escritor sobre idéias e alterações que vão sendo feitas no decorrer do trabalho.

- Conforme as páginas ficam prontas, o desenhista as envia para o editor, que encaminha cópias delas para os arte-finalistas.

- Com as páginas já finalizadas, começa o trabalho dos coloristas e letristas. Não sei qual vem primeiro.

- Com tudo terminado, o editor monta a revista e manda para a gráfica.

Nesse período, pode, ocorrer muitas conversas e alterações entre as partes envolvidas. Dependendo do escritor, ele supervisiona passo a passo todo o trabalho do desenhista.

Eu tenho a cópia do script de “The Killing Joke”. O Alan Moore descreveu o que queria quadro a quadro para o Brian Bolland, totalizando 128 páginas datilografadas. Ele indica como quer que os móveis estejam posicionados no ambiente, quais detalhes extras têm que aparecer no quadrinho, como a luz entra no ambiente e para onde as sombras são projetadas, etc, etc...

Antigamente os envolvidos na revistas tinham que trabalhar com pelo menos seis meses na frente do número atual lançado. Hoje em dia, acho que isso não é mais feito, visto os diversos atrasos e alterações em cima da hora que ocorrem nos roteiros.
                    Imagem das edições à venda nos álbuns:

DC Comics - https://www.facebook.com/media/set/?...9487073&type=3

Marvel - https://www.facebook.com/media/set/?...5613657&type=3

Outras editoras - https://www.facebook.com/media/set/?...2277809&type=3

TPs & HCs - https://www.facebook.com/media/set/?...8970273&type=3

Comment

Tem uma edição de Hulk nacional em que mostram o processo de FEITURA do Quarteto Fantástico do bom Waid e do FEDIDO Mike Weringo (que Deus o tenha)... é bem legal, tem todas as etapas, da elaboração do design dos personagens, ao envio do script e todo o resto...

Comment

Re: O PROCESSO!!! De feitura dos gibis!!!

Postado originalmente por Hawkman
                        O Alan Moore descreveu o que queria quadro a quadro para o Brian Bolland, totalizando 128 páginas datilografadas. Ele indica como quer que os móveis estejam posicionados no ambiente, quais detalhes extras têm que aparecer no quadrinho, como a luz entra no ambiente e para onde as sombras são projetadas, etc, etc...
                        Bom, estava certo no lance do detalhismo, apesar dele não desenhar, apenas descrever.
                        Postado originalmente por Minotauro
                        Tenho uma grande atração por gays. Não entendo.
                        Postado originalmente por Soprano
                        O mundo é um lugar muito mal frequentado.
                        Postado originalmente por Fluffy
                        Ah não! Minhas revistinhas.

Comment

Postado originalmente por Turi !!!
                          Caralho, quando li o titulo, entendi o processo de FEIURA dos gibis. Estranhei a ausencia do "Geleia news"

Mas a duvida é interessante, vou aguardar alguem que manja disso ai.
                          Eu entendi isso também!
                          ZIBARR
                          I'm baaack!

Comment

Working...
                          X