O que acharam dessa entrevista louca e assassina?
Eu acho que o liféudi tá cheiradão. Não vejo aonde suas críticas cabem. O que Alan Moore disse sobre adaptações cinematográficas de suas obras, ele disse porque tinha o direito; algumas foram desastres, outras se divorciaram de idéias básicas das versões originais. No filme V de Vingança por exemplo, não se fala em Anarquia.
Sobre o Moore comprar briga com todo mundo? Bom, eu tenho uma teoria diferente; ele foi e é o melhor autor de sua época, provavelmente. Dos primeiros trabalhos aos mais recentes, a riqueza é notável. Eu penso que o sujeito foi, deu sua contribuição para as HQ's e decidiu ir mexer com outras coisas. Vejam bem, o sujeito produz um tipo de arte, não uma buginganga qualquer pra ser consumida e jogada fora. Ele deve ter o direito de escolher os trabalhos que faz. E a cabeça selvagem do sujeito é algo que simplesmente não casa com certas direções editoriais. Vejam o Grant Morrison por exemplo; um roteirista e tanto, muitos de seus trabalhos não são pro próprio Moore botar defeito. Os dois se encontram em níveis próximos, em determinados momentos. Mas infelizmente, trabalhando na DC, escrevendo Batman e Superman All-Stars, é evidente que o sujeito se depara com uma série de restrições vindas da parte dos editores (não tanto nocaso de Superman All-Star, talvez). Me parece bem claro que o Moore não está interessado em tornar a conviver com essas restrições.
Outra coisa; me parece que os melhores títulos americanos são, geralmente, com aqueles personagens menores, que não se consolidaram como grandes marcas. Por exemplo; Superman, Batman e Homem-Aranha são, hoje, imensas e lucrativas marcas registradas. Ainda sobre o Homem-Aranha, pode-se talvez dizer que agora que ele é uma marca tão poderosa e lucrativa, justo agora, seus títulos na Marvel 616 estão uma droga. Coincidência?
Ao passo que o Demolidor era um título prestes a ser cancelado quando caiu nas mãos de Frank Miller e o resto dessa missa vocês já conhecem. Recentemente, passando pelas mãos do Bendis e do Brubaker, o Demolidor ainda não era - e não é - uma marca gigantesca, hollywoodiana e amplamente utilizada para vender lancheiras, pantufas, etc.
E Alan Moore escreveu algumas histórias para personagens como Batman, Superman e Lanterna Verde. Contudo, estarão todos aqui de acordo se eu disser que todos os seus grandes trabalhos foram feitos, sem exceção, com criações próprias ou personagens "de segunda linha"?
E há Promethea. Aquelas idéias todas, absolutamente maravilhosas, poderiam ser usadas no gibi da Mulher-Maravilha por exemplo. Por que isso não aconteceu? De quem é a culpa? Do Alan Moore? Ou dos editores e do tratamento que dão aquilo que têm em mãos?
Enfim, entendo o Alan Moore perfeitamente quando ele diz que não quer trabalhar para Marvel, DC e cia.
Comment