Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Cica News] JOTALHÃO faz 45 anos!!!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Cica News] JOTALHÃO faz 45 anos!!!

Em 1962, quando o jornalista Alberto Dines, do Jornal do Brasil, encomendou a Mauricio de Sousa uma nova série de tiras, nasceu o elefante Jotalhão, cujo nome faz referência ao "J" daquele periódico.

"Era para sair no Jornal do Brasil, mas, nesse ínterim, a Folha de S.Paulo me convidou para lançar a Folhinha de S.Paulo e eu precisava de novas criações. Então, o Jotalhão entrou no suplemento, no miolo das histórias do Raposão, em páginas do tipo tablóide. As tiras diárias saíam nas páginas da Folha Ilustrada", disse Mauricio de Sousa ao Universo HQ.

Mas, no final da década de 1960, o personagem alçou um vôo mais alto do que seus quilos a mais permitiriam alcançar em condições normais. Graças a uma tira da Mônica que mostrou a já clássica piada em que a menina dentuça puxa um elefante pela tromba e ouve o Cebolinha dizer "Não sei, não... mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate!".

A brincadeira aludia ao nome do extrato de tomate Elefante, produzido até hoje pela Cica.

"O Enio Mainardi, da agência Proeme, viu a tira e me telefonou perguntando se poderia programar uma nova campanha usando os personagens e o tema. Consenti, e assim nasceu a campanha que me levou para a televisão, via comerciais, e resultou em cerca de 90 filmes nos primeiros anos de contrato com a Cica", disse o criador do Jotalhão.

Entretanto, Mauricio de Sousa promoveu uma significativa mudança no visual do personagem para adaptá-lo à nova empreitada. "No começo ele era cor-de-rosa, nem sei o porquê. Saía assim na Folhinha de S.Paulo, antes da parceria com a Cica. Depois, com o contrato, achei que seria melhor esverdeá-lo para conseguir melhor contraste nas latinhas do extrato de tomate. Ficou algo meio 'italianado', como eu queria".

A partir daí, teve início uma longa parceria que rendeu comerciais que marcaram gerações e deram origem ao bordão "Ô, Mônica! Você tem certeza de que sua mãe pediu um elefante?", imortalizado na voz do ator Túlio de Lemos, já falecido.

Jotalhão também fez muitas participações nos desenhos animados da Turma da Mônica, aparece mensalmente nas revistas em quadrinhos daqueles personagens em aventuras próprias e continua estrelando linhas de brinquedos, de jogos a bonecos de pelúcia.

Parafraseando a famosa música de domínio popular, o que não é possível afirmar é que o simpático elefante não tenha incomodado muita gente.

"Durante a ditadura (brasileira, em que o País foi governado por militares, entre os anos 1960 e 1980), com a 'cumplicidade' do Jotalhão, eu conseguia fazer diversas histórias com críticas ao regime, na forma de fábulas ou parábolas", revelou Mauricio de Sousa.

Depois de 45 anos, o elefante verde que desperta o interesse de uma formiga apaixonada e tem como melhores amigos uma raposa e um coelho, continua conquistando admiradores com suas histórias em quadrinhos.

E não só nas páginas dos gibis, pois nos comerciais de TV e nas prateleiras dos supermercados, Jotalhão continuará presente por muito tempo.

"Recentemente, o contrato foi renovado por mais 30 anos com a Gessy-Lever, atual dona da marca Cica", confirmou Mauricio de Sousa.

http://www.universohq.com/quadrinhos...1092007_06.cfm

Excelente matéria, o Universo HQ vem mandando bem no que TANGE a Turma da Mônica. Claro que o fato do GUSMAN estar MACUMUNADO com o Maurição ajuda, mas é sempre bom ter esse tipo de informação a respeito de personagens tão queridos.
    Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Não sei se eu sou muito novo.
    Mas não conheço esse tal bordão.

Comment

Quando eu era criança, eu tinha um Jotalhão de plástico e com rodinhas que era maior do que eu...
      Paz e amor...só tranquilidade.

Comment

sempre achei um absurdo aquela formiga assanhada q queria liberar o braguinha pro Jotalhão de qq jeito.

80-82-83-87-92-09

Comment

Postado originalmente por Falcão
          sempre achei um absurdo aquela formiga assanhada q queria liberar o braguinha pro Jotalhão de qualquer jeito.
          Porra, era a Rita Najura. Ela tinha o maior bundão, com certeza seria capaz de aguentar o Jota.

Puxa... agora bateu uma saudade das índias que andavam com os peitinhos de fora nas hqs do Papa-Capim...

Comment

Postado originalmente por Falcão
            sempre achei um absurdo aquela formiga assanhada q queria liberar o braguinha pro Jotalhão de qualquer jeito.
            Dessa eu não sabia.

http://twitter.com/adailtonba2

Comment

A Rita Najura é uma sem vergonha, e o Jotalhão é um borra-botas. Eles são o casal de menor química entre todos os gibis, mas ainda assim são simpáticos.

E o que eu sempre achei um absurdo foi a tartaruga se chamar TARUGO

Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

Depois do último gibi do Cascão, onde eu soube que o Xaveco foi dublê até do Jotalhão, eu nem sei se as histórias que eu gostei dele foram dele ou do outro dele...
                Postado originalmente por FLUFFY
                Gosto do MBB por isso. As coisas mais bobas do mundo sempre ganham proporção de tragédia grega

Comment

Eu acho o Jotalhão um dos personagens mais chatos do Maurício de Sousa.
                  THE TRUTH IS STILL OUT THERE...

Comment

Ah ta, o elefante daquela massa de tomate Cica!!
                    Classificados:
                    Um monte de coisas!!

Comment

Materia interessante, eu não sabia da maioria dessas informaçoes ai.

Comment

parabéns, pp...

Comment

Essa Rita Najura é uma gulosa insaciável, essa aí aguenta o Jotalhão e pede mais.

O Falcão me disse que comeria a Rita Najura sem problemas.

Eu gosto do Jotalhão, é engraçado como o Mauricio foi o homem certo com a idéia certa na epoca certa, essa história da tirinha e da Cica comprova isso, nos tempos atuais um contrato tão lucrativo não nasce do acaso como foi com o Jotalhão.

Sobre o Tarugo, que vem de TARtarugo, quando foi criado o persongem os toletes de bostas largados nos vasos sanitérios eram chamados de TROÇOS e não de tarugos, isso veio depois, bem depois.
                          MBB PRECISA DE VOCÊ, AJUDE A MANTER SEU LAR!!!

CLIQUE PARA:

Planos de assinatura mensal

APOIA.SE

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Comment

Um personagem medíocre que será sempre muito mais lembrado pelas latas de massa de tomade.

Pelo menos na época que eu tive contato com a turma da Mônica.
                            Sempre era uma raridade ver uma estória com os personagens bichos do Maurício, como o Coelho Caolho, que provavelmente era a versão zoomórfica da própria Mônica.

Mas era raro ver estórias com o jotalhão.
                            Lembro vagamente de ter visto uma ou duas, no máximo.

Tanto o Orácio quanto a Turma do Panadinho apareciam muito mais.
                            Deve ser coisa de época.
                            O Jotalhão aparece muito hoje em dia?

O Maurício deixa personagens na geladeira?

Comment

Postado originalmente por David
                              O Falcão me disse que comeria a Rita Najura sem problemas.

na verdade eu disse q se a bunda dela não fosse tão sujinha, eu comeria sem problemas.

80-82-83-87-92-09

Comment

Working...
                              X