Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem a Tulum

Collapse
X

• Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Viagem a Tulum

Li ontem esse especial que eu tinha comprado na Gibimania há alguns anos a preço de nada. Desde aquela época foi pra pilha de leitura, eu deixava pra lá, até que ontem ela estava bem no topo da pilha de leitura.

Na introdução do álbum tem uma das melhores descrições que já li de histórias em quadrinhos, escrita pelo próprio Federico Fellini. Mais tarde vou transcrever essa definição de HQ dele, que era um apaixonado pelos quadrinhos. Aliás, dizem as lendas que chegou a escrever histórias de Flash Gordon na Itália de Mussolini, quando a importação de quadrinhos americanos foi proibida e as editoras tiveram que dar continuação às histórias publicadas com mão-de-obra local.

Enfim, não há história, propriamente dita, com começo, meio e fim. Quem gosta dos filmes e das narrativas do Fellini se sentirá mais à vontade com os devaneios de uma história que mais parece um sonho, já que as ações ocorrem sem muita lógica e mesmo dentro dessa falta de lógica no final das contas é impressionante ver como tudo faz sentido!

O título da história é perfeito, pois trata-se de uma viagem que os personagens fazem, por vias beeeem tortuosas, e a narrativa em si não deixa de ser uma louca viagem de ácido - ou de peyote, no caso. nOu não!

Enfim, não cabe ficar querendo analisar friamente o roteiro, Fellini era assim mesmo, quem gosta de seus filmes vai curtir, quem não gosta, passe longe.

Ou não. Porque eu ainda não falei do outro elemento dessa HQ: a arte. O Milo Manara fez aqui um dos seus mais belos trabalhos. Dá raiva de tão bem que ele desenha nesse especial! Não sei se foi empolgação de estar trabalhando ele, Manara, com um ídolo como o Fellini, ou com uma proposta nova, de pegar um roteiro de um possível filme que viria a ser realizado (e que já nasceu para não ser realizado) e imprimir em quadrinhos os devaneios fellinianos...

O fato é que ele está desenhando muito nesse álbum. A leitura se torna muito lenta, porque há painéis de meia página, de página inteira que sozinhos consomem muito tempo de admiração.

Busquei por aí no google imagens dessa obra pra vocês mesmos analisarem, e no papel isso tá lindo. Se acharem a edição que a Editora Globo fez, comprem sem medo, pra quem gosta da arte do Manara é um prato cheio. É o tipo de HQ que eu certamente depois pegarei de vez em quando para folhear apenas.

Seguem algumas imagens:

[hide:eb1f768a1a]

[/hide:eb1f768a1a]

É muito pouco, mas dá pra ter uma idéia.

Alguém mais leu?
    ùltima Leitura: Razoável
    sigpic
    Mister No #6 (RECORD)

http://www.tumblr.com/blog/ultimaleitura

Saiu em comics shops ou é importado?

Comment

Isso é velho já, saiu em bancas no início dos anos 90, pela Editora Globo. Acho que você só acha em sebos, ou comic shops que costumem trabalhar com edições mais antigas.
      sigpic
      Mister No #6 (RECORD)

Comment

Grande Goyo!
        Viagem à Tulum é um dos meus álbuns preferidos, belíssimo trabalho do Manara.

Não consegui ter o desprendimento necessário pra me amarrar(ou entender...rs) na história mas a arte do Manara faz desse gibi uma obra indispensável mesmo se tivesse sido escrita pelo Emir Ribeiro ou alguém do mesmo naipe.

Aliás, vale uma leitura decente agora que estou mais velho e mais sábio...rs

A cena da mulher "soltando pipas" no alto da torre é simplesmente MARAVILHOSA, um dos desenhos mais bonitos que já vi.

E as matérias são MUITO legais também, vale cada centavo, qualquer que seja o preço que se pagar por ela.

Comment

Opa! Post inútil esse meu. Já responderam.
          "Uma das pessoas menos agradáveis do MBB." - SJWscott

Comment

Goyo essa aí eu ganhei do Nixon! Presentaço...Ele sabia que eu queria muito e me deu de presente (pode dizer, sou uma sortuda!)
            A frase de Fellini é essa aqui?

"Histórias em quadrinhos são a fantasmagórica fascinação daquelas pessoas de papel, paralisadas no tempo, marionetes sem cordões, imóveis, incapazes de serem transportadas para os filmes, cujo encanto está no ritmo e dinamismo. É um meio radicalmente diferente de agradar os olhos, um modo único de expressão. O mundo dos quadrinhos pode, em sua generosidade, emprestar roteiros, personagens e histórias para o cinema, mas não seu inexprimível poder secreto de sugestão que reside na permanência e imobilidade de uma borboleta num alfinete."

Fellini

Usei essa frase na abertura da minha monografia...
            Pra quem curte cinema é um prato cheio, são diversas referências ao cinema durante a história, os desenhos são belíssimos..e o esboço do traço de Fellini (do meio para o fim, uma só página) é super interessante, pq se vê como Manara seguiu a risca o que Fellini tinha em mente..eu Acho que o Magistrado tb tem essa HQ (ele chegou a comentar certa vez num tópico)..
            Postado originalmente por FLUFFY
            Gosto do MBB por isso. As coisas mais bobas do mundo sempre ganham proporção de tragédia grega

Comment

Postado originalmente por James
              Aliás, vale uma leitura decente agora que estou mais velho e mais sábio...rs
              Certamente vale uma releitura... talvez lendo sem tentar entender, como todo moleque insiste em fazer!

Dani, valeu pela definição do Fellini, achei ela sensacional... e uma bela maneira de começar sua monografia!
              sigpic
              Mister No #6 (RECORD)

Comment

A parte que Manara tb fala sobre Fellini, quase no fim do álbum, é muito bonita...sobre como Fellini usava a câmera como se fosse o terceiro olho..a adimiração mútua entre os dois refletiu muito na qualidade do album..
                "Desde os primeiros desenhos que lhe mostrei, comecei a assistir, prendendo a respiração, a uma delicada alquimia...Quando a história terminou, o motor cantou plenamente e nós voamos alegres em direção à lua"
                Manara

*A referência a Flash Gordon na história mostra bem o gosto de Fellini por quadrinhos..
                Qdo Snaporaz (Mastroianni como alter-ego de Fellini aqui) diz que sempre desejava desde garoto ser como Flash Gordon ..
                Postado originalmente por FLUFFY
                Gosto do MBB por isso. As coisas mais bobas do mundo sempre ganham proporção de tragédia grega

Comment

Essa frase do Fellini foi sensacional.
                  Paz e amor...só tranquilidade.

Comment

Working...
                  X
                  😀
                  🥰
                  🤢
                  😎
                  😡
                  👍