Anúncio

Collapse
No announcement yet.

QUADRINHOS = EXCELÊNCIA GRÁFICA???

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• QUADRINHOS = EXCELÊNCIA GRÁFICA???

Hoje, como as coisas estão calmas no trampo, peguei para ler várias edições de "ABIGRAF" (revista destinada para as indústrias gráficas). Numa matéria divulgando o ranking e prêmios das indústrias, me surpreendi com uma imagem de "GUERRA SECRETA" da Panini, corri os olhos pela página em busca de qual prêmio a HQ havia recebido e vi que ela ficou com o título de"MELHOR IMPRESSÃO EM REVISTA INFANTIL OU DE DESENHO".

No ranking das gráficas, a GLOBO COCHRANE (que imprime a maioria dos títulos da PANINI) ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a gráfica da Editora ABRIL. A Ediouro, que imprime os títulos da Pixel, ficou com o 8º lugar!!

Em matérias anteriores a ABIGRAF destacou a qualidade dos albuns de quadrinhos publicados no Brasil, que segundo a revista são: "...OBRAS BEM CUIDADAS EM PESQUISA, CONTEÚDO E PADRÃO GRÁFICO."

Em qualquer visita as livrarias não é necessário comparar para ver que os quadrinhos se destacam em acabamento e impressão. Em uma livraria aqui pertinho do meu serviço, na vitrine as HQ's dividem espaço com os livros de arte e fotografias (albuns sempre com tratamento muito luxuoso tambem)!

Ainda assim, ainda é corriqueiro a reclamação dos fãs com a qualidade de impressão de muitas revistas em quadrinhos!!! Um dos grandes fatores para isso é o papel "PISA BRITTE" utilizado para as revistas mensais, mais baratas e de produção mais simples. O pisa britte, papel muito poroso e sem brilho, escurece as cores impressas, talvez por necessitar de uma carga maior de tinta, sei lá... outro fator agravante para impressões ruins se deve ao "escaneamento" dos originais, comum há alguns anos e cada vez menos (ainda bem) usado pelas editoras e a "aparente" falta de tratamento gráfico das imagens!!!

Oq vocês acham???? Os Quadrinhos são referência em "QUALIDADE GRÁFICA"???????

Os Quadrinhos são referência em "QUALIDADE GRÁFICA"???????
    Sei lá, depende do caso, mas a rigor, em 99,9% dos casos, eu diria que não.

Comment

Re: QUADRINHOS = EXCELÊNCIA GRÁFICA???

Postado originalmente por macdin
      Quadrinhos de luxo sim, mensais baratinhas não. Como em qualquer parte do mundo, ora.
      ùltima Leitura: Razoável
      sigpic
      Mister No #6 (RECORD)

http://www.tumblr.com/blog/ultimaleitura

Comment

Re: QUADRINHOS = EXCELÊNCIA GRÁFICA???

Postado originalmente por Goyo
        Postado originalmente por macdin
        Quadrinhos de luxo sim, mensais baratinhas não. Como em qualquer parte do mundo, ora.
        Ué, "GUERRA SECRETA" foi uma revista de banca, custando relativamente barata, R$ 5,90 acho... naum lembro bem, e ganhou prêmio em qualidade de impressão!!!! Ela, como outras revistas mensais, são muito bem impressas, apesar de custar "barato"... e há HQ's caras, de livraria com tratamento porco, lembra do Authority Vol. 2 da Devir, ou do TOP 10 Vol. 2 também da Devir????

Comment

Postado originalmente por Rampage L
          Os Quadrinhos são referência em "QUALIDADE GRÁFICA"???????
          Sei lá, depende do caso, mas a rigor, em 99,9% dos casos, eu diria que não.
          Se depender do seu formato favorito, não vai ser mesmo.

Comment

Esse prêmio da ABIGRAF parece o Troféu HQ MIX (ou seja lá o nome que for) que são sempre os mesmos que ganham e ninguém se importa.

O problema da indústria de quadrinhos brasileira é que eles capricham quando querem, mas isso não é constante. Ou seja, numa coleção eles lançam um primeiro volume praticamente perfeito e no segundo começam a avacalhar.

A Biblioteca Histórica da Panini (50 e poucos reais) veio cheia de erros de revisão.
            É fácil quando se sabe.

Comment

Tamanho americano e papel LWC deveria ser o padrão mínimo de qualidade por aqui
              PROTETORES NACIONAIS: protetoresnacionais.com

Comment

Postado originalmente por MAGUS FATHERLY
                Qualidade gráfica independe do papel. Tem que se contar o esquema todo, papel, qualidade de impressão, formato, método de encadernação, edição, tradução, adaptação e por aí vai.... Tem "N" fatores que devem ser levados em conta.

E é muito raro, mas muito raro mesmo sair alguma coisa com uma qualidade em 100%.

Tem muita coisa que sai em LWC com erros grotescos de tradução e adaptação. Assim como tem muita revista em formato restolho e com papel vagabundo que editoralmente dão de mil a zero em muitos hard cover da vida.

Comment

Quando se tem farinha, o diabo esconde o saco(lá ele).

Tem gente que gosta de certos padrões, de certas coisinhas, que outras pessoas não gostam.

Eu por acaso não ligo muito para a qualidade do papel. Desde que não seja aquele papel de limpar o cu de banheiro de rodoviaria, pra mim está de bom tamanho.
                  Claro que o preço tem que ser justo, vai pagar uma luxúria por uma porcaria qualquer, ai o bicho pega.

E outra coisa, erros de tradução e etc, não é gráfico, eu acho é editorial.
                  Erro gráfico é quando folhas estão de ponta cabeça, numa cor diferente, meio que "borrada" e por ai vai.

Comment

De um modo geral a qualidade tem melhorado, mas de vez em quando as editoras e gráficas ainda fazem cagadas, como as já citadas nos volumes 2 de Top Ten e Authority da Devir. Outros casos que me vêm a mente são as edições de Wanted e Rising Stars pela Mythos. Praticamente qualquer coisa da Via Lettera ou da fase final da Pandora é sinônimo de impressão ruim.

A minha impressão (trocadilho não intencional) é que as tecnologias digitais facilitaram o trabalho de impressão, mas também deram margem a serviços porcos, principalmente quando se escaneia o material original.

Em alguns poucos casos específicos, eu diria que houve até retrocesso. A impressão de A Balada do Mar Salgado da L&PM é primorosa, sendo também utilizado um papel de boa qualidade e alta gramatura. A impressão dos albuns da Pixel não me parece tão boa e o papel fino que eles utilizam faz com que se veja os desenhos do outro lado da folha.

Os dois primeiros álbuns de Sin City, que a Ed Globo lançou, também me parecem superiores em termos de impressão às edições mais recentes da Devir, ainda que pouca coisa...

Comment

Postado originalmente por Rampage L
                      Postado originalmente por MAGUS FATHERLY
                      Qualidade gráfica independe do papel. Tem que se contar o esquema todo, papel, qualidade de impressão, formato, método de encadernação, edição, tradução, adaptação e por aí vai.... Tem "N" fatores que devem ser levados em conta.

E é muito raro, mas muito raro mesmo sair alguma coisa com uma qualidade em 100%.

Tem muita coisa que sai em LWC com erros grotescos de tradução e adaptação. Assim como tem muita revista em formato restolho e com papel vagabundo que editoralmente dão de mil a zero em muitos hard cover da vida.

Como o Tron falou: revisão, diagramação, tradução entre outros fazem parte da "EDIÇÃO", são erros editoriais... na parte gráfica vamos nos concentrar em impressão e encadernação. Se não for assim, daqui a pouco vamos estar debatendo que capa feita por desenhista ruim é um "ERRO GRAFICO"...

Comment

A parte de impressão, papel e o caramba podem até ser bons.
                        Mas o conteúdo... Bleargh!
                        "AVATAR E ASSINATURA REMOVIDOS POR ULTRAPASSAREM O LIMITE DE 30KB"

Comment

Postado originalmente por Muddy
                          De um modo geral a qualidade tem melhorado, mas de vez em quando as editoras e gráficas ainda fazem cagadas, como as já citadas nos volumes 2 de Top Ten e Authority da Devir. Outros casos que me vêm a mente são as edições de Wanted e Rising Stars pela Mythos. Praticamente qualquer coisa da Via Lettera ou da fase final da Pandora é sinônimo de impressão ruim.

A minha impressão (trocadilho não intencional) é que as tecnologias digitais facilitaram o trabalho de impressão, mas também deram margem a serviços porcos, principalmente quando se escaneia o material original.

Em alguns poucos casos específicos, eu diria que houve até retrocesso. A impressão de A Balada do Mar Salgado da L&PM é primorosa, sendo também utilizado um papel de boa qualidade e alta gramatura. A impressão dos albuns da Pixel não me parece tão boa e o papel fino que eles utilizam faz com que se veja os desenhos do outro lado da folha.

Os dois primeiros álbuns de Sin City, que a Ed Globo lançou, também me parecem superiores em termos de impressão às edições mais recentes da Devir, ainda que pouca coisa...
                          Wanted e Rising Stars foram escaneadas mesmo... ae é foda, parece que os caras nem retiram o "moire" antes da impressão!

Comment

O encadernado de A nova fronteira ficou muito bom. Os clássicos do Lanterna/ Arqueiro Verde ficaram meia boca.
                            É fácil quando se sabe.

Comment

Um caso curioso é o encadernado de CONAN Cimério da Mythos... a capa tem verniz localizado, alto relevo e letras douradas, em compensação a encadernação é péssima e as folhas soltam depois da primeira leitura!!!

Comment

Working...
                              X