
Liderados por Sam Wilson, que retomou o escudo e a identidade do Capitão América, a resistência super-heroica desfere golpes decisivos contra a Hidra! Mas um Steve Rogers fortalecido por Zola os aguarda para a luta decisiva! O que ninguém esperava é que o Cubo Cósmico guarda uma última surpresa para todos os envolvidos no combate final!
(Secret Empire 9-10, Secret Empire Omega 1)
Minissérie Especial
Formato 17x26 cm
116 páginas
Papel LWC
Capa Couché, Lombada Canoa
R$ 17,90
Distribuição Nacional
O que mais eu posso dizer? Que que eu vou falar mais? Como proceder quando o PREÇO QUE SE PAGA NUMA MINI PROVAVELMENTE É MAIS CARO DO QUE UM EVENTUAL FUTURO ENCADERNADO? É claro que falo isso sem contar a atual logística de preços da editora, que pode muito bem alçar uma mini com suas male má 11 edições (contando o especial Secret Empire Omega) pra uns 200 reais. Mas valeu a pena? A resposta é: não. Mermaum, que que eu tô fazendo da minha vida...

ah, vai se fuder essa parte dessa porra de Kobik...
Após os eventos mostrados na última edição e em Capitão América #20, Capi Hidra está preparado para o seu golpe final contra os seus opositores, basicamente Wakanda e Nova Tian, enquanto a resistência se une para dar o seu ataque derradeiro. Primeiro que esse "clímax" é totalmente mal fabricado. Pra que o leitor esteja ENGAJADO no clímax é preciso que a história traga elementos que NATURALMENTE levem as "peças" para os seus pontos. Um bom exemplo disso foi mostrado na própria mini: a busca pelos fragmentos do Cubo Cósmico. A resistência sabe que pode usar o Cubo pra enfrentar o Capitão, e o Capitão sabe que precisa do Cubo pra impedir os heróis e consolidar o seu poderio. Show!

O problema é que esse plot foi meio que resolvido na edição #3 com a muito boa história do Banquete! Daí em diante, quando os fragmentos do Cubo foram todos recolhidos e o Homem de Ferro revelou que aquilo era pura cascatinha, parece que o gibi não sabe mais pra onde vai. Aliás, a falha do Nick Spencer em determinar um "rumo" pra sua história, em conduzir pra algo, é gritante. Mark Millar é um grande diretor. Bendis é um grande diretor. Hickman, que deus que me perdoe, é um grande diretor. A despeito da qualidade de suas histórias, todos eles fizeram as fizeram levar pra algum lugar. Spencer? Melhor ficar no mundinho fechadinho dele mesmo. Quer dizer, ele determinou que a Hidra se tornaria a detentora do poder na América. Beleza. COMO ELA FEZ ISSO, foi meio que off panel, né? Ele mostrou o Capitão agindo pra causar alguma coisa, mas não foram coisas que TRARIAM INVARIAVELMENTE A QUEDA DE UM PAÍS. Ou como a população inteira virou fascista (e nem me venha que é "óbvio" que virou já que o gibi é uma clara alegoria a ascensão do Trump ao poder). O Capitão ter usado aquele esqueminha pra virar o "supremo líder da SHIELD" INCLUINDO ASSUMINDO FUNÇÕES DE LÍDER DE ESTADO, como mostrado na primeira edição (uma OUTRA ALUSÃO a época dos Ditadores Romanos, mas uma ALUSÃO NÃO É JUSTIFICATIVA DE ROTEIRO) não colou.

Thor só tava ajudando o Capitão Nazi de zoeira
Daí então é só lutinha até o final do gibi. Os mutantes vão até Wahsington negociar uma rendição e começam o contra-ataque. NEM CAVALO DE TROIA EU POSSO CHAMAR, TALVEZ "CAVALO DE TROLHA". A resistência ataca com tudo porque graças a inspiração e liderança do CapiFalcão mostrados em Capitão América #20 agora eles tem a chance. E não se esqueçam que por conta do fragmento de Cubo que eles possuem, que o BRIAN MACALINSTER, AKA VÔMITO, deu pra eles magicamente, agora tem essa chance. E o Thor, que era um fiel da balança resolve debandar pro lado dos mocinhos, assim, meio que na zoeira, afinal de contas, foi por conta da zoeira que o Spencer colocou ele ali do lado dos nazistas. Não esquecer os Campeões da Sala Vermelha da Viúva Negra que conseguem fugir por conta de uma dupla de imbecis e até mesmo a SHARON CARTER foge do controle do Doutor Faustus porque ela "saberia como fazer isso depois de anos de treinamento" como ela mesmo diz. CARALHO, velho, ser escritor de gibi é fácil demais. Pra que eu ia estudar pra concurso público ou faculdade se eu soubesse que poderia ganhar dinheiro fácil escrevendo merda desse jeito?

a melhor parte do gibi

tudo isso sempre acompanhando de uma bella de uma merda de narração em off
Na parte derradeira do gibi temos o confronto entre o Capitão Trump versus os heróis SJW da Marvel. Acho que no final das contas essa pode ser a GRANDE ALEGORIA DO GIBI, onde o Capitão Hidra representa os leitores retrógrados, que não gostam de Kamala Khan, que não gostam de Thor mulher, que não gostam de Riri Williams Donzela de Ferro, que não curtem a "lacração" dos X-Men, que acha que Aranha pretinho é na Senzala, que odeiam a Capitã Marvel cabelo de homem sapatão, que Capitão Falcão do Mato devia reconhecer o seu "lugar de direito", que acha uma merda a mensal do Pantera Negra, que acha que os Vinlacradores não estão com nada, que Hulk Amadeus Cho é uma merda por ser china, que acham que o Justiceiro virou uma bichinha porque deixou de matar e quem escreve o personagem é uma rapariga safada chupadora de bilolas, Gavião Arqueiro Paulistinha Hipster retirante galego do nordeste é coisa pra tabacudo, e que a "Marvel se perdeu" quando deixou os escritores SOCIAL JUSTICE WARRRIORS escreverem sua "agenda política" na porra de um gibi que é pra agradar os branquelões classe média trabalhadores que PAGAM PELOS SALÁRIOS dessas porras. É, se for por esse lado esse gibi até que tem uma certa qualidade, e por que não? Genialidade.

AVANTE, LACRADORES!!!!
Em termos de história, temos uma luta sem emoção ou clímax algum, onde o Capitão Trump, energizado com uma Armadura de Cubo Cósmico, por que não? luta contra o Falcão que dá pra ele o fragmento do Cubo que usou na edição anterior para desestabilizar o escudo planetário. Só que o Capitão Trump não contava que dentro do Cubo estavam Bucky e Formiga que entram no cu do Trump pra tirar o Capitão Esquerdomacho bom moço de lá. Eles lutam com algumas cenas constrangedoramente retiradas de Guerra Civil pelo Steve Macniven pagando meia diária e com a caixa de texto narrando e o Spencer jurando que tá fazendo um discurso do caralho, crítica social fuderosa demais lacrou, mas só atrapalha a narrativa, e acaba. No final das contas, valeu a pena ter um Capitão Pretão. Na cabeça do Spencer.

"eu não sou esquerdista, eu sou social-democrata"
O último capítulo da mini é aquele caso clássico de "muita página pra pouca história". Não satisfeito com isso, ainda tem um EPÍLOGO, mostrando que a PORRA DO CAPITÃO TRUMP NÃO SÓ AINDA EXISTE, COMO ESTÁ NA CRONOLOGIA, PRESO EM GUANTANANO, NÃO MORREU NÃO ESSA PORRA - por que, né? Esse negócio de MATAR é muito retrógrado, é muito NINETIES pra essa geração moderna. Aí os dois Steve Rogers travam um diálogo sobre o que aconteceu na porra da história - como se o escritor quisesse escrever a crítica da própria história, passando longe da genialidade do Bendis quando escreveu A Confissão, em Guerra Civil Especial #4 nos finalmentes da Guerra Civil, e que todo autor quer copiar quando ocorre um grande evento.

Essa porra de história me deixou fisicamente nauseado pela pachorra do Spencer em achar que algum de seus colegas vão continuar a "trabalhar os seus plots", por mais imbecis que sejam. Tem um trecho que evoca os mutantes, como se o time editorial já não tivesse embananado o suficiente. Tem outro trecho mostrando o Bucky e dando a entender que a morte da Viúva foi pegadinha do malandro, e outro envolvendo o Justiceiro que como já vimos, em Justiceiro #8, ignora solenemente esse quiproquó de ter sido cupincha de Capitão Nazi-Trump.

acompanhe o Justiceiro caçando membros da Hidra. #sóquenão

no aguardo do plot em X-Men que é revelado que a Rainha Branca e o Fera faturaram horrores em contratos fraudulentos com o governo da Hidra, superfaturando serviços e ganhando dividendos de taxas de importação e empreiteiras, quando o juiz vai acusar o Scott no lugar do Fera, que ganhou imunidade diplomática até 2040, já que é o único que seria condenado.
No final das contas, é isso aí. O que que eu esperava? Quando surgiu lá atrás, o run do Spencer tava abalando a boca do bambu, e eu, como trouxa que sou, resolvi pagar pra ver. E paguei indeed. O valor do título é SÓ PELA MINI, ainda tem as mensais que a partir de certo número, aumentou consideravelmente de valor. Essa história foi MUITO RUIM, mas tinha muito potencial. A única coisa que destaco como BOA foi o já citado Banquete, que foi muito legal, a despeito de desconsiderar que o Ultron foi jogado no Sol. Na arte, temos uma miscelânea de artistas pouco inspirados: o já citado Steve Macniven, Joe Bennett, Rod Reis (este aqui se esforçou mesmo, ficou bacana), um DESINSPIRADO PRA CARALHO Andrea Sorrentino, que geralmente faz um trabalho soberbo. O meu preferido na amargura é Leinil Yu, que embora pouco se fodendo, dá pra se divertir muito com o estilo e narrativa do mesmo. Por que eu faço esse tipo de coisa, meu deus? Por que eu continuo? Quem vai pagar meu cartão agora?

um lampejo de esforço em meio a mediocridade - isso também foi uma alegoria boa, mas não quer dizer necessariamente que faça meu review se tornar bom. Assim é o caso desta história. Alegoria da alegoria? Ah, vai tomar no meio da olhota
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