
Dizem que os super-heróis mantêm a identidade secreta para proteger seus entes queridos. O Homem-Elástico é um dos poucos cuja identidade é conhecida pelo público. Quando sua esposa é cruelmente assassinada no próprio lar, a tragédia atinge em cheio a comunidade de heróis. Unidos por seu ideal de combate ao crime, todos os vigilantes começam a vasculhar o país em busca de pistas e suspeitos. Mas Arqueiro Verde, Canário Negro, Gavião Negro, Eléktron e Zatanna ficam para trás, protegendo um segredo que, se revelado, pode modificar para sempre a relação entre heróis e vilões. Crise de Identidade foi sucesso de público e crítica, mudando para sempre o modo como olhamos para o universo dos super-heróis.
Continua um gibizão. Meltzer como sempre um excelente roteirista de diálogos fazendo as falas do personagens fluírem que é uma beleza. Nada de diálogos repetitidos que transformam os personagens em retardados mentais. Aqui, o nível é outro!
Já não bastasse esse talento, Meltzer tece a trama muito bem. O mistério é bem construído, assim como as interações dos personagens. Claro, alguns acham estranho a Liga não deduzir o lance do assassinato microscópico mas quantos vilões com poder de encolhimento existem no UDC? EXISTE algum? No mais, eles são tão acostumados com tragédias em grande escala que só mesmo a opção de uma autópsia pra fazer eles sacarem o que ocorreu. Interessante que se não fosse o próprio assassino (ou assassina) pisar na bola, a Liga teria tido uma baita canseira. Pra mim também é coerente: eles estão acostumado a se traírem ENTRE SI e não de pessoas próximas.
O uso da cronologia foi muito bom. A representação do Dr. Luz retardado "conversa" com a forma como o Woflman o caracterizava nos Trintãs laaaaá nos anos 80. Nesse sentido, todo o segredo da Liga foi bem bolado.
O lance do estupro da Sue - que causa hemorroidas em algumas fãs e mimimistas - é brutal mas pelo tipo de história era um mal necessário.
Em termo de arte, Rags Morales tem um bom traço e captura bem as expressões dos personagens.
Enfim, gibi nota 10. Pena que existem poucas chances da Panini encadernar o run do Meltzer na Liga pós-Crise Infinita.
Comment