Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vocês gostariam que as HQs tivessem a cronologia dos Mangás?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Vocês gostariam que as HQs tivessem a cronologia dos Mangás?

Título autoexplicativo.
    "Agora me vê de BMW
    Eu tô no pistão, boto pra fuder" - Mc Poze do Rodo.

Re: Vocês gostariam que as HQs tivessem a cronologia dos Mangás?

Como se em mangás também não existissem furos cronológicos, reboots, retcons e personagens morrendo e ressuscitando adoidado.

Comment

Sem dúvida. Mas o formato, revistinhas de 23 páginas mensais e olhe lá, não ajuda para ter uma obra dessas gigantes.
      Watchmen inteira tem 400 e poucas páginas... isso são 2 dois volumes de um mangá - ainda nem começou o torneio do colégio.
      Seria bom também se que os desenhistas tivessem uma equipe de ajudantes pra evitar trocas tão bruscas.
      Savage Dragon eu trato meio que mangá, muito por causa do artista/visão único.

Comment

O que seria "cronologia dos mangás"? Uma história com começo, meio e fim, feita por um único autor/equipe criativa?
        Se for isso, basicamente qualquer HQ que não é publicada pela Marvel ou DC é assim.

Comment

Não foi nada autoexplicativo...

Comment

Postado originalmente por Restolho Ver Post
            O que seria "cronologia dos mangás"? Uma história com começo, meio e fim, feita por um único autor/equipe criativa?
            Se for isso, basicamente qualquer HQ que não é publicada pela Marvel ou DC é assim.
            Exatamente, tudo na Image segue esta linha, mesmo super herois como Invincible.

Comment

Com o relator. E não é a toa, as HQs da Image estão ANOS LUZ a frente do que sai hoje por marvel/dc

Comment

image <3
                Quer continuar lacrando no mbb? contribua

Comment

se eu quisesse isso não seria mais fácil ler mangá?
                  Cola no canal

https://youtu.be/QgY0FsmBWtM

Comment

Acho que não. Funciona na Marvel e na DC.
                    Claro que gera MUITA porcaria, mas pensa em quantas histórias boas nunca teríamos lido se os personagens só tivessem um autor.

No geral, é um modelo superior, mas tá funcionando nessas editoras.
                    Para o homem moderno as catástrofes não são ensino e sim insolências do universo.

Comment

Na verdade a cronologia dos mangás que está ficando mais parecida com a das HQS de super-heróis

Só ver Dragon Ball (já perdi a conta das vezes que o Freeza ressuscitou e dos retcons nas origens dos Sayajins) e Cavaleiros do Zodíaco (onde nada mais faz sentido)
                      Last edited by Casto; 22-01-2019, 10:04 PM.

Comment

É só fazer grana MESMO que o formato da história muda
                        Para o homem moderno as catástrofes não são ensino e sim insolências do universo.

Comment

O bom dos mangás é que quase não tem crossovers entre heróis da editora. Fica apenas a saga do herói do mangá, onde suas ações não afetam o universo.
                          fórum FUMETTEIROS:
                          http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Não
                            VENCER 1990 VENCER 2006 VENCER 2013

Comment

Esse lance da cronologia ser mais coerente num mangá ou obra autoral porque a história e os personagens estão sobre o controle de um único autor do começo ao fim, as vezes é O trabalho da vida do cara que fica décadas no mesmo mundinho ali avançando as coisas, pipipi popopó é bem legal.

Mas é isso, funciona onde tem que funcionar, lá com os mangakás, é praticamente um gibi autoral, o modelo Image, eu gosto muito mas com esses personagens de Marvel/DC a história é outra. Obviamente que ninguém começa ler com isso em mente, mas hoje eu consigo dizer que o que mais me atrai em gibi de super-herói é justamente não ter uma visão única.

Bicho, todo mundo tem uma visão do que é o Superman. Como ele é, como ele deve ser, o que deveria fazer, o que gosta e o que não gosta nele. Mesma coisa pro Batman, mesma coisa pro Homem-Aranha. Isso com os mais famosos, esses três eu já nem considero mais apenas "personagens de quadrinhos", são muito mais que isso. Habitam no imaginário coletivo e por isso todo mundo tem sua própria visão única e eu acho isso muito foda mesmo.

Mas com todos esses personagens e essas histórias eu acho que grande parte da graça mora exatamente aí. Seu irmão mais velho tinha um brinquedo mais ou menos que depois ficou pra você, e na sua mão era um negócio muito foda porque vocês com certeza não brincam do mesmo jeito. É o mesmo brinquedo, com pessoas diferentes controlando.

Eu penso nisso desse jeito. Você tem o conceito, o original, um conjunto específico de características que vai definir e diferenciar dos outros. E dentro daquilo qualquer um pode vir e fazer o que der na telha. Pro bem ou pro mal, obviamente vai rolar muita cagada, mas vai rolar muita coisa foda também. Vai chegar alguém com uma sacada doida que ninguém pensou antes, vai vir outro e virar tudo de ponta cabeça, vão tirar coisa do cu, vão resgatar algo lá do passado que se perdeu, vão fazer só o básico, vão copiar, vão adicionar, vão subtrair, vão ignorar, vão lembrar.

Mas é diferente, cada um vai dar sua interpretação, umas você vai concordar, outras não. A vantagem é que sempre vai ter outra que se aproxime mais da sua, seja uma que já foi ou pode estar pro vir. Não só com o autor, mas com o desenhista também.

Aí conseqüentemente nesse rolo é claro que vai ter uma caralhada de coisa que não encaixa, que não bate, incoerência a rodo. Quase impossível manter tudo coeso 100%. Mas bicho esses personagens tão aí a 80 anos, são marcas que não vão morrer. Seria muito estranho se realmente fosse uma única trajetória. E a dificuldade pra quem não acompanhou desde sempre? Eu acho bem mais fácil pegar o bonde andando com um gibizinho de super-herói do que num One Piece da vida.

O negócio tem começo, meio e fim sempre onde entra e sai uma equipe criativa, as vezes se estende pra próxima equipe, mas também pode ser algo que só viveu naquelas poucas edições e encerrado abruptamente, faz parte.

O que não pode é tornar isso um atraso. É gostosinho quando um run lembra ou dá continuidade a algo que já vimos e já aprendemos a amar? Claro que é. A impressão de que o negócio tá evoluindo com a gente, aquele sentimento de SIM, AS COISAS MUDARAM, porra eu adoro toda essa questão do LEGAAAAAAADO, dos mantos passando pra frente, dos conceitos se atualizando pra refletir a contemporaneidade. Essa sensação de passagem de tempo é importante também, teríamos perdido muita coisa sem isso. Tudo massa.

Mas quando passa a ser algo que atrapalha e engessa mais do que ajuda (tanto o leitor quanto o autor), tem que deixar pra lá porque é ingenuidade acreditar que vai ser tudo assim pra sempre também. Como dito, são marcas, não vão morrer. Eu mesmo já esquentei demais a cabeça com essas coisas mas chega uma hora que você que na moral, tanto faz. Tanto a cronologia quanto a falta dela eu vejo como algo que pode acabar afastando o leitor novo porque o pensamento pode ser "ah, já veio MUITA coisa antes" ou "pera, não existiu consequência nenhuma disso que eu acabei de ler". Mas acho que recompensa o leitor com bagagem, que já tem ou deveria ter capacidade de fazer esse discernimento entre O QUE VALE é O QUE NÃO VALE baseado no critério que ele quiser, porque respeita a cronologia ou porque simplesmente é uma história boa.

É isso amigos, valeu, abs.
                              nada me deixa mais satisfeito na vida do q não concordar com a maioria

Comment

Working...
                              X