Um altar é construído para um sacrifício terrível e Madelyne Prior, além de mais poderosa e cruel do que nunca como a Rainha dos Duendes, se empenha para destruir sua eterna rival: Jean Grey! Veja o fim da disputa entre os X-Men e o X- Factor e as consequências que essa batalha terá para o Senhor Sinistro! Manhattan não é mais a mesma desde a chegada dos demônios à superfície, e enquanto Crotus caminha pelas ruas novaiorquinas, o destino de Rachel Summers está condenado! Longshot deve criar distrações para trazer um importante x-man de volta à vida! E a origem de Manto e Adaga na íntegra! Não será fácil para o Quarteto Futuro ajudar os Novos Mutantes a acabar de vez com o Inferno, mas isso vai ser tranquilo se comparado ao fato de terem de encarar os pais, agora que James Power e Margaret Power conhecem a identidade heroica de seus filhos!
Enfim, infelizmente a saga foi prejudicada pela quantidade de tainhas. E a edição da Panini não ajuda - mesmo que seguindo a versão americana - colocando edições inúteis como Manto e Adaga (esta além de não afetar nada no entendimento da história, ainda tem final em aberto) e Quarteto Futuro, cuja história nessa edição foi ruim de corar de vergonha. O twist deles descobrirem que os filhos tinham poderes foi desfeito da maneira mais doida possível.
Por falar em doideiras, X-Factor conclui o confronto Jean x Madelyne com uma baita explicação rocambolesca que ainda bota a Fênix no meio da história sabe-se-lá por que. O BYRNE! tava certo que essa história da Fênix continuou porque o CC tava obcecado com ela. Tá, a ideia veio da Lousie Simonson mas quem continuava usando a Fênix era o CC e como a Lousie já foi editora da revista dos mutantes, tá tudo em casa

Por falar em BYRNE! ele é creditado na página de roteiristas mas a história dele NÃO aparece. Só fui sacar vendo a capa original. Era de X-Factor Annual 4, uma tainha de Ataques Atlantes. Ou seja, só veio parte da história de X-Factor Annual

As melhores histórias estavam em Uncanny. Francamente, considerando que você lia "terceira parte", fiquei com a impressão de que o CC tava pouco se lixando pra saga e só tomou parte pra ter uma desculpa pra mudar o status quo do grupo e emendar no confronto dos X-men com o X-Factor, que aliás, ficou muito interessante por explorar a tensão entre os dois grupos. Sério, teve muita tainha na saga e muita coisa se desenvolvendo lá. Eu diria que é mais uma saga do X-Factor do que dos X-men.
Em termos de desenhos, X-men e X-Factor estavam bem servidos. Até o Rob Liefeld tava fazendo um trabalho minimamente aceitável

Enfim, a saga teve ideias interessantes mas acabou ficando arrastada com tanto tie-in desnecessário.
Pra mim as melhores partes acabaram sendo aquelas que ocorriam na parte que pegava o prologo da saga (os três volumes de preparação

Comment