Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ziraldo ganha almanaque na Bienal do Rio

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ziraldo ganha almanaque na Bienal do Rio



    A Editora Melhoramentos lança, neste mês de setembro, durante a XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o Almanaque do Ziraldo (formato 23 x 20,5 cm, 304 páginas).

    Concebido por Luis Saguar e Rose Araujo, o almanaque é uma biografia visual e homenagem ao autor e ilustrador Ziraldo Alves Pinto, que comemora 75 anos em outubro de 2007.

    Ricamente ilustrado com fotos e desenhos, este livro-documentário traz também um pouco da história gráfica do país.

    Na obra, o leitor encontra um encarte-pôster especial, que conta a história da realização do Mural do Canecão em 1967. A publicação é um registro que apresenta lembranças, memórias, saudades, detalhes, surpresas e novidades abordando temas como imprensa, publicidade, cartazes, livros infanto-juvenis, livros adultos, personagens, TV, quadrinhos, cinema e teatro.

    Além disso, uma biografia conta a trajetória de Ziraldo desde seu nascimento em Caratinga/MG até as comemorações do seu jubileu neste ano de 2007.

    Sobre os autores, Luis Saguar é formado em Desenho Industrial, designer gráfico e apaixonado por ilustração e fotografia. Rose Araujo é formada em Educação Artística e Desenho Industrial, professora de Artes, autora de livros infantis, poetisa, cartunista e designer. Em comum, a paixão de ambos pela obra de Ziraldo.

    O Universo HQ entrou em contato com Luis Saguar, para saber outros detalhes. Confira.

    UHQ: De onde surgiu a idéia do almanaque?

    Saguar: Surgiu da constatação de que o Ziraldo faria 75 anos e não existia nenhum material que fosse coletânea da obra dele. Tinha um livro da editora Salamandra, da década de 1980, com tiragem esgotada, que falava de publicidade, principalmente.

    Pela tradição dos almanaques na trajetória dele, como, por exemplo, o Almanaque do Pasquim e o Almanaque Bundas, resolvemos aproveitar este formato e trazer idéias e trabalhos do autor que muitos das novas gerações não conhecem.

    Esses 75 anos mostram que ele já passou por muitas áreas, teatro, cinema, publicidade, então a idéia é mesmo de homenagear esta data.

    UHQ: Como foi o trabalho de pesquisa?

    Saguar: Temos muitas coisas de nosso acervo pessoal, somos colecionadores de muita coisa sobre o Ziraldo, temos mania de pesquisa em sebos e feiras de antiguidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

    Fizemos também pesquisa no escritório do Ziraldo, com muitos livros da biblioteca dele, acervo de impressos, revistas e jornais antigos.

    UHQ: O livro apresenta HQs?

    Saguar: O almanaque tem bastante coisa, inclusive sobre quadrinhos, tudo de modo cronológico e distribuído por temas, com capítulos dedicados aos jornais, revistas, ao Pererê - desde seu surgimento na década de 1960, editoras pelas quais passou, tem o Menino Maluquinho e mais. Tudo com páginas ilustrativas, com diversas imagens.

    UHQ: Ziraldo participou pessoalmente da preparação do material?

    Saguar: Não. Desde o princípio ele gostou muito da proposta, mas apenas colaborou com a pesquisa, preferiu não fazer nenhuma interferência no material, dado que é uma homenagem.

    UHQ: Como foi ver o trabalho finalizado?

    Saguar: O livro chega essa semana da gráfica, foi um prazer imenso, como uma brincadeira, não esperávamos conseguir fazer uma seleção tão rigorosa em tão pouco espaço de tempo, já que a vida de Ziraldo daria uns cinco almanaques. O resultado final foi surpreendente.

    http://www.universohq.com/quadrinhos...1092007_10.cfm
    É fácil quando se sabe.

  • #2
    Esse Almanaque do Ziraldo me adicionou no Orkut, foi um spam que eu aceitei com muito gosto. Comprarei muito esse livro.
    Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Chico Barney
      Esse Almanaque do Ziraldo me adicionou no Orkut, foi um spam que eu aceitei com muito gosto. Comprarei muito esse livro.
      É fácil quando se sabe.

      Comment


      • #4
        cofre!
        5 ANOS SEM FUMAR e contando....

        Comment


        • #5
          Não tem previsão de preço ainda?
          Postado originalmente por FLUFFY
          Gosto do MBB por isso. As coisas mais bobas do mundo sempre ganham proporção de tragédia grega

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Dani...*
            Não tem previsão de preço ainda?
            É 50 mil-reis, mas na livraria melhoramentos tá 39 e uns quebrados:

            http://www.livrariamelhoramentos.com...1085723&depto=
            É fácil quando se sabe.

            Comment

            Working...
            X