Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Se mexer ai, eu mato a minha familia!!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Se mexer ai, eu mato a minha familia!!

Brasileiros e brasileiras,

Percebo que muita gente reclama que, um dos problemas fulcrais de nossas queridas hqs está na manutenção excessiva do status quo dos personagens. Os antigos leitores apontam na rotina e na previsibilidade como os principais fatores para desmotivá-los a continuar a leitura dos quadrinhos.

Realmente, a interminável saga de "Coringa mata - Batman prende - Coringa foge e mata - Batman prende" ou "Psiriko rouba a toca do Tatu - Tatu maldiz Psiriko - Psiriko rouba o rim do Tatu - Tatu maldiz Psiriko" enche a paciência. Porém, há como quebrar esses estigmas? Ou melhor: deve um roteirista mudar a característica de um personagem?

Seria adequado, por exemplo, o Batman matar o Coringa? Isso não mudaria completamente o personagem? Deixaria o Batman de ser aquele morcego que aprendemos a amar?

Poderiam os X-Men serem idolatrados pela multidão que juraram proteger?

Não seria muito estranho o Kyle Rainer virar macho?

Claro, ninguém aqui fica puto se um restolho como o Flautista vira herói, depois de anos como vilão. Ou então, transformar a Cassandra (ex-Batgirl) em CHEFE DE UMA LIGA LOUCA E ASSASSINA. Porém, o problema é quando a gente mexe com os chamados ícones.

Não podemos esquecer também que cagadas já foram feitas, em nome da "atualização do herói". Sobretudo nos anos 90, quando a tendência "mudar tudo o que você conhece sobre o super-fulano" virou moda. Ai, o Super virou elétrico e ganhou uma metranca, o Batman-Azrael tornou-se violento, o Wolverine ganhou garras de osso, etc.

Enfim: até onde um escritor pode mudar a característica de um herói conhecido? Em nome de uma boa história, ele pode desconstruir 50 anos de histórias? Existem pontos imodificáveis em certos personagens?

Desenvolvam! Vou trabalhar e volto mais tarde!

Não importa o quanto você se esforce, é impossível ser cool em Belém do Pará

Por mais incrível que pareça, o Batman é um personagem cujas mudanças no status quo do seu "universo" me parecem mais perenes e relevantes. O afastamento de Jim Gordon do GCPD e o novo "status" do Pingüim são dois exemplos. Pra não mencionar os Robins...

Esse rame-rame com o Coringa é um saco mesmo, mas dentro da mesmice geral me parece bem pontual, com o perdão da rima.
    "Uma das pessoas menos agradáveis do MBB." - SJWscott

Comment

Postado originalmente por Mr. Mojo Risin
      Por mais incrível que pareça, o Batman é um personagem cujas mudanças no status quo do seu "universo" me parecem mais perenes e relevantes. O afastamento de Jim Gordon do GCPD e o novo "status" do Pingüim são dois exemplos. Pra não mencionar os Robins...

Esse rame-rame com o Coringa é um saco mesmo, mas dentro da mesmice geral me parece bem pontual, com o perdão da rima.
      O pior é que o Gordon já voltou à GCPD.

E é isso que, por vezes, fode minha paciência: uma coisa é você não querer alterar a essência de um personagem. Mas, porra, é imperioso que o Gordon seja o Comissário ad eternum? A Tia May TEM que estar viva? Nem os coadjuvantes podem sofrer mudanças substanciais?

Chifradas,

Comment

Bom, eu acho que VAREIA. Não acho justo ver os gibis dentro de um panorama GERAL. As fases vem e vão.

Uma hora vão usar o Gordon, outra não. Mas o Gordon faz parte da história do Batman, então ele invariavelmente vai voltar, em algum momento, ao status 'oficial' dele. E isso serve pra qualquer personagem importante dentro da mitologia de qualquer grande personagem.

O importante é que as mudanças não garantem que as histórias sejam boas, tampouco o engessamento de certas circunstâncias.

ASSIM SENDO, eu gosto de mudanças bem escritas, e gosto quando volta ao básico e continua bem escrito. A fase do Batman é back to basics total, muito bom. A fase do Homem de Ferro é bastante inovadora, e é muito bom também.
        Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

DEMOLIDOR é um bom exemplo de personagem, que desde a fase Miller, está em constante evolução... de "queda em queda" o Murdock vai evoluindo!!!

Comment

Só não podem mexer no Super-Homem .

Comment

Pode sim. O problema é manter essa alteração com o passar do tempo ou com a troca de equipes criativas sem fazer a personagem perder o Rumo.

X-Men que você citou, é um bom exemplo. O run do Morrison deu uma boa revigorada no título, acabou aquela merda de temidos e odiados e os X-Men ficaram cool e descolados, deixaram de ser um grupelho de super-heróis para se tornarem uma organização formal e eficiente. E tudo isso sem perder o conceito original.
              O problema é que como sempre tudo voltou ao normal e o proprio Morrison, não sei se por falta de talento ou pressão editorial, involuiu as boas idéias que teve.

A verdadeira questão é saber se é possível um personagem mudar de tempos em tempos sem ocorrer o tal do "back to basics" entre essas épocas.

Comment

Gibis de super-heróis são mesmo eternas pegadinhas do Mallandro, é do gênero, não adianta.

As "cronologias" dos heróis estão sendo escritas há 70 anos em alguns casos, com "resets" regulares ao longo das décadas.

Isso porque o mais importante dos heróis são suas essências, e não suas novelinhas das 8.

O Super-Homem: último sobrevivente de Krypton, ganhou super-poderes na Terra, é o mais poderoso de todos e o mais bonzão dos super-heróis. Ponto.

O Batman: viu seus pais serem assassinados quando criança e jurou combater o crime sob todas as suas formas na forma de um assustador Homem-Morcego, usando suas técnicas de luta e de investigação. Relógio.

Criem e matem coadjuvantes, saidequiques, parente e vilões, e depois ressuscitem todo mundo de volta. Mudem uniforme, a namorada, o QG, destruam o universo e recriem tudo de novo.

Sempre haverá um leitor novo querendo saber da história por trás dos heróis de suas lancheiras, mochilas e videogames. Esses leitores sempre pegarão o bonde andando, acompanharão mudanças "drásticas" na vida do personagem e algumas décadas mais tarde, depois de sofrer com vários RÁÁÁÁÁÁÁÁ das editoras, se cansará disso e parte pra outros gêneros ou se acostuma com a companhia do Serginho Mallandro e não liga tanto assim quando descobre que na verdade o cachorro do seu super-herói sempre foi o grande vilão por trás de tudo.

Resumidamente: é da natureza dos gibis de super-heróis (e uma necessidade de mercado) que fique eternamente com mudanças "radicais" que, no fim do dia, não mudam porra nenhuma mesmo.
                ùltima Leitura: Razoável
                sigpic
                Mister No #6 (RECORD)

http://www.tumblr.com/blog/ultimaleitura

Comment

Postado originalmente por Goyo
                  Resumidamente: é (...) uma necessidade de mercado) que fique eternamente com mudanças "radicais" que, no fim do dia, não mudam porra nenhuma mesmo.
                  e é isso.

Comment

Ainda bem que o Gordon voltou, aquele comissário restolho era muito chato...

E adorei ver o Magneto substituindo Xavier nos Xis-Men, mas a maioria dos leitores não.

Mas é o gênero: outros exemplos:

Caveira vermelha dado como morto e depois - surpresa - descobrem que ele está vivo!

Peter decide deixar de ser o Homem-Aranha, mas se lembra da sua responsabilidade.

Alguém abandona o Quarteto...
                    É fácil quando se sabe.

Comment

Re: Se mexer ai, eu mato a minha familia!!

Postado originalmente por Minotauro
                      o Batman-Azrael tornou-se violento, o Wolverine ganhou garras de osso, etc.
                      Eu gostei disso.
                      “Back like lateral passin'
                      With that motherfuckin' gladiator manner of rappin'
                      As an addict I let percocets and xannies relax me
                      Fall back if your paddies is Maxi, please”

Comment

Para mim cansou um pouco mesmo.

Por exemplo: não entendo como depois de o próprio Peter revelar sua identidade o povo clamar pelo herói mascarado. Porra, que puta evolução! O que mais faltava na vida do Parker era evoluir - depois do reboot da Saga do Clone - e qdo alguem faz alguem direito como foi feito os fãs nerddys e babões reclamam e esperneiam.

Outro exemplo: há muito tempo eu acho que vai chegar a hora que os sideckicks deverão tomar o manto do seu predecessor. E não estou falando de restolhos como o Flash, falo de Dick Grayson como Batman - essa seria uma idéia ótima para talvez se livrar de forma convicente de karmas como Coringa e Charada, por exemplo. Com um novo Batman por baixo da mascara e uma nova motivação, novos vilões se fariam necessários.

Comment

O que eu acho que podia dar uma melhorada era a o utilização de vilões. O pessoal devia tentar ser mais criativo e "Inventar" vilões novos que terminasse o arco morrendo e indo pro inferno, e deixar os clássicos para aparecem muito raramente. Ninguém suporta mais ver o Coringa fugir do Arkhan.
                          PROTETORES NACIONAIS: protetoresnacionais.com

Comment

Isso que o Bigas falou é importante: será possível um Bruce Wayne se aposentar?

Eu, pessoalmente, acho improvável. O cara tem filmes, seriados, desenhos, enfim, uma mitologia que transcede a mídia dos quadrinhos e que identifica a figura do Batman com o Bruce.

Logo, acho impossível que a DC (ou a Marvel, com o Peter, por exemplo) jogue essa tradição no lixo.

Chifradas,

Comment

Possível é.. mas se você pega um novo Batman, com novas motivações, novos vilões/coadjuvantes.
                              Porra.. vc matou uma franquia que rende muito e criou outra.

É o clássico trocar o certo pelo duvidoso.

Comment

Working...
                              X