Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Memória HQ: A Queda do Morcego

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Memória HQ: A Queda do Morcego

Após participar do tópico de avaliação dos desenhistas, no qual o nome da vez era o talentoso Graham Nolan, decidi dar uma passada no sebo para resgatar minha antiga coleção de gibis do Batman da editora Abril, o dono do sebo felizmente não tinha posto à venda, estavam devidamente guardadas no acervo dele junto com outros formatinhos e graphic novels daquele tempo, eu conheço o cara há mais de vinte anos e ele concordou que aquelas belezuras tinham que voltar para o local de origem (não sem antes rolar uma bela negociada), e lá vou eu com duas sacolas de formatinhos do morcego.

Comecei a ler super heróis em 1995 quando já estava rolando esse arco de histórias, a primeira que li foi a Batman n. 1 com o Bane quebrando o Batman na capa em um maravilhoso desenho do Kelley Jones, pirei com aquele gibi, foi 100% de aproveitamento, um amor instantâneo com aquelas páginas e aquele final pra moleque nenhum botar defeito. Não comprávamos os gibis na época, eles simplesmemte apareciam quando o irmão mais velho de um amigo decidia trazer quando viajava, após Batman n. 1, só consegui ler os n. 2 e 3 com excelentes histórias envolvendo o Duas-Caras e o Espantalho, aquilo passava de mão em mão na escola.

Cerca de dez anos depois que comprei toda a saga e pude ler tudo em um fôlego só, um dos melhores arcos do Batman, tenso, dramático, insano, um homem lutando contra o esgotamento físico e mental, sem ainda nem imaginar o que viria pela frente, mas já preparando um sucessor pois sabia que há qualquer hora poderia não dar mais conta, apesar do esforço doentio pra se manter na jornada.

Liga da Justiça e Batman n. 1

BTM #484/485 (1992)

O novo título lançado pela Abril em agosto de 1994 trazia a proposta de apresentar o arco da Queda do Morcego junto com a interessante Liga da Justiça do Dan Jurgens, na capa da revista um desenho do Kelley Jones com o Batman se afogando em um esgoto com ratos sobre a máscara do personagem, na parte superior o título da saga e no canto esquerdo ao lado do logo do gibi estava a elipse com o símbolo do Batman que aos poucos seria eclipsada e espatifada no decorrer das edições.

Após a primeira história do gibi que era a reformulação da Liga, adentramos então na Queda do Morcego, roteiro de Doug Moench e arte de Tom Grindberg finalizada por Trevor Scott, a trama já destoa totalmente do clima da aventura da Liga, com uma Gotham obscura, gótica (influência dos filmes do Burton) e um ar decadente, Batman está às voltas com o Máscara Negra, pra isso se infiltra no bando usando um disfarce e fazendo todo um trabalho de investigação que acaba sendo interrompido quando o bando sequestra Lucius Fox e com isso obrigando o Wayne Cara-de-Caveira a entrar em ação, consegue libertar o Lucius mas o vilão Máscara Negra consegue escapar após um quebra pau do Batman com o capanga Tatuagem, o fato de deixar o vilão escapar por tão pouco já faz com que o morcego se sinta frustrado e meio abatido.

naquele papel jornal xexelento da Abril ainda dá mais um clima gerando um tom mais sujo devido a qualidade da impressão na época.

Na última capa do gibi a Abril antecipou o visual do novo Batman "Em Breve, Nesta Revista"

Continua...

*Leitura complementar: Batman Retorno ao Asilo Arkham (minissérie em duas edições).
    Last edited by Mountain Man; 19-11-2018, 10:02 AM.
    “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Re: Memória HQ: A Queda do Morcego

Comecei efetivamente a juntar gibis com essa saga.
    Here we are, born to be kings
    We're the princes of the universe
    Here we belong, fighting to survive
    In a world with the darkest powers...

Comment

Esse gibi é bom demais

Já era leitor de longa data na época, mas esse gibi me trouxe pro mundo das mensais do Bátima ( já q só lia as mini series é Graphic Novels )

E q grata surpresa. Moench no auge (conhecia só pela Chuva de Sangue) e Grindberg caindo como uma luva nesse clima introspectivo e Gótico da época

E essa capa? Uma das minhas 10 capas favoritas do Bátima até hj. Jones brilhando nos holofotes

Devo ter lido esse gibi no mínimo umas 10 vezes

Enviado de meu SM-J500M usando o Tapatalk
      fotografia é desenho de luz

Comment

Na época publicada, a ABRIL, bagunçou a saga não?

Pois tinha uma revista do Batman também sendo publicada em paralelo.

Comment

Postado originalmente por WAGNER TORRES Ver Post

Não tinha, não. A última revista que o Batman antes da Queda foi a série em formato americano que terminou em 1992. Entre 93 e 94 ele passou a ser publicado esporadicamente em DC 2000, Superpowers e especiais.

Comment

Isso mesmo...duas revistas mensais (Batman; Liga da Justiça & Batman) traziam a saga, além de uma edição de Superpowers.

Comment

A saga era revesada entre 'Liga da Justiça e Batman' e a 4a série do Batman que surgiu já no meio da Queda do Morcego, mas não ficou bagunçado não, lia uma e quinze dias depois lia o outro título, senão ia demorar muito pra concluir tudo, dois Superpowers complementam a saga.
              “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Comment

Postado originalmente por Mountain Man Ver Post
                .... dois Superpowers complementam a saga.
                Dois?

Não é somente a edição 32?

Comment

Postado originalmente por SUPERPATO Ver Post
                  Dois?

Não é somente a edição 32?
                  32 e 36 com o Coringa na capa.

Comment

Postado originalmente por Mountain Man Ver Post
                    32 e 36 com o Coringa na capa.
                    Valeu, Mountain.

Comment

Foram dois Superpowers, a 32 com a origem do Bane e a 36 com o Coringa.

A revista do Batman publicada em paralelo só surgiu em março de 95, quando a saga começou pra valer mesmo. Quando saiu LJB 1 em agosto de 94, o Batman não tinha revista própria desde 1992.

E a Abril dividiu a saga, publicando A Cruzada (Knightquest) em Batman e Bruce Wayne: A Busca em LJB, mais algumas histórias do Robin e Mulher-Gato.

Comment

Primeira saga que li do batman.

Comecei a ler DC na Zero hora, mas na biblioteca do meu colégio tinha vários gibis e me interessei por Batman e Novos Titãs (que tinha Flash do Waid)

A bibliotecária era de boa e deixava eu trocar gibis. Troquei muito gibi ruim do Capitão América por Batman e Liga da Justiça e Batman.

Pra mim um das melhores sagas dos quadrinhos.

Comprei os tpzões gringos e devo reler em breve.
                        “Back like lateral passin'
                        With that motherfuckin' gladiator manner of rappin'
                        As an addict I let percocets and xannies relax me
                        Fall back if your paddies is Maxi, please”

Comment

Grande saga, esse número 1 de LJB tem um efeito metalizado da hora na capa.

A saga Queda do Morcego começou em LJB, e foi se desenvolvendo até lançarem a revista própria do Batman, onde na primeira edição o Bane quebra a coluna do Morcego.

Grande fase, no aguardo da Panini um dia se manifestar é publicar tudo de forma decente. Lendas do Universo DC seria o formato ideal.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

Comment

Comecei a colecionar gibis nessa época. Gostei muito na época, não recomendo a releitura pra quem já não é tão novo.

Comment

Liga da Justiça e Batman 2

BTM #486 (1992)

Cabeça de Metal

Argumento: Doug Moench * Arte: Jim Aparo

Temos a primeira história desenhada pelo grande Jim Aparo, um novo vilão está por Gotham procurando o bando do Máscara Negra para oferecer seus serviços, por onde caminha deixa um rastro de matança que só irá parar quando estiver frente a frente com o homem morcego, e isso se dará num combate dentro de um cemitério.

Essa segunda edição é mais dedicada a Liga da Justiça, a história do Batman ocupa pouco espaço no gibi mas entrega uma bela trama recheada de violência ( o Cabeça de Metal enfiando os espetos na barriga de um cara no bar e o sangue escorrendo na máscara do personagem ) e um embate de altíssimo nível no cemitério com a arte do mestre Aparo. Também nessa edição temos a primeira aparição da Dra Shondra Kinsolving que vai ter papel de destaque durante a saga.

capa não publicada pela Abril

Liga da Justiça e Batman 3

BTM #488

Uniformes

Roteiro: Doug Moench * Arte: Jim Aparo

Mais uma edição de LJB onde a Liga fica com a maior parte do gibi, e as histórias do Dan Jurgens são ótimas, mas vamos ao que interessa: Azrael é acionado e começa o treinamento dele ao lado de Robin, o intuito é tentar controlar o Sistema que transforma o cavaleiro da Ordem Secreta de São Dumas numa máquina de matar, para não chamar atenção é confeccionado um novo uniforme para o mesmo, ainda não temos clara a intenção do Batman quanto ao Jean-Paul Valley e nada é mencionado sobre Dick Grayson, talvez o morcego ainda não esteja pensando em substitutos. Ao final temos o Bruce agendando uma consulta com a Dra Shondra Kinsolving.

*Leitura complementar: A Espada de Azrael (minissérie em duas edições).

**A edição Batman 487 foi publicada em Superpowers 32

Comment

Working...
                              X