Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os quadrinhos da nossa infância eram mais INADEQUADOS para crianças do que os de hoje?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Os quadrinhos da nossa infância eram mais INADEQUADOS para crianças do que os de hoje?

Vou ser sincero!

Eu vejo muita coisa na cultura Pop, inclusive HQs que eu considero lixo tóxico que não serve para nada ou pior ainda... Envenena a mente das crianças

Na minha cabeça no passado a sociedade era mais estruturada, as crianças eram mais preservadas.

Aí eu bato de frente com essas paradas

Spoiler!

Eu tive acesso a esse gibi na edição (muito boa) DC Especial que saiu no BR. Eu comprei essa parada num sebo e não tinha idade nem para aprender a descabelar o palhaço.

Vou colocar outra cena da mesma edição BR

Spoiler!

Cada vez mais eu começo a chegar a conclusão que qualquer produção artística vai tratar das projeções do autor, sejam elas fantasias ou frustrações. E que esses conteúdos muito provavelmente não serão adequados para crianças.

Por outro lado existe uma discussão relevante a respeito de se determinados conteúdos da cultura pop afetam adversamente as crianças

Eu estou cada vez mais alinhado com a idéia de que conteúdos que as influências nada ideais sempre estiveram por aí, nossa sociedade mundial sempre foi uma titica, fábrica de lixo. E que talvez seja parte do desafio das crianças ser bombardeada por essas influências e ainda assim crescerem como adultos razoavelmente estáveis e saudáveis.

OBS: Eu usei o gibi A Morte do Vigilante para ilustrar essa discussão, mas não estou dizendo que esse gibi seja um lixo. Na verdade é muito bom. Mas não acho que pelos temas pesados que trabalha fosse adequado para cair na mão de uma criança.
    Last edited by Nerd Supremo; 10-05-2021, 10:16 PM.
    Acompanhe as histórias de Ciclope - O Primeiro X-man.

http://www.mbbforum.com/mbb/showthread.php?28491-Ciclope-O-primeiro-X-man!!!-Miss%E3o-imposs%EDvel-Parte-1

Fredric Wertham was right

Comment

Vigilante_v.1_50.jpg

Comment

É, mas aqui no Brasil não houve nenhuma classificação indicativa de idade. Eu li essa edição de DC Especial quando tinha uns 12 anos. Não fiquei "traumatizado", mas ela me causou sensações bem ruins e não me fez bem à época. Além de sexo e suicídio, teve também estupro de crianças, se não me engano.

Comment

Mesmo os normais, já não eram pra crianças, i Comics Code foi relaxando e lá, se vendiam comic shops, que geralmente são para fãs hardcore.
          Quadripop, o blog de Quadrinhos e cultura pop
          http://quadripop.blogspot.com
          Releitura de personagens americanos ao redor do mundo.
          http://highcomics.blogspot.com/

Comment

Vigilante era muito bom.
            Em nada afetou minha formação.
            Por isso sou equilibrado.

Comment

Postado originalmente por zickerr Ver Post
              É, mas aqui no Brasil não houve nenhuma classificação indicativa de idade. Eu li essa edição de DC Especial quando tinha uns 12 anos. Não fiquei "traumatizado", mas ela me causou sensações bem ruins e não me fez bem à época. Além de sexo e suicídio, teve também estupro de crianças, se não me engano.
              Foi a DC Especial do Pistoleiro, onde um assassino inimigo dele era pedófilo, mas não teve cena de estupro não. Fica implícito que ele é pedófilo e que mata o filho do Pistoleiro.
              filmow.com/usuario/marciodossantos

Comment

Eu era pré-adolescente na época e vivia torcendo pra aparecer algum peitinho nos gibis ou na Sessão da Tarde (eram tempos sombrios sem xvideos e whatsapp).

Estou mais uma vez revoltado com os cortes da Abril, essa edição do Vigilante eles cortaram quase todas as cenas que aparecem os peitinhos da Espinho Negro, só deixaram a primeira. REVOLTANTE.
                filmow.com/usuario/marciodossantos

Comment

Não podemos nos esquecer que somos de uma época que liamos de boa Sandman, Monstro do Pântano, Watchmen, Electra Assassina, Cavaleiros das Trevas e pelo que me consta ninguém ficou traumatizado por causa deles...

Acho que tudo depende da educação que ganhamos. Se ela for boa, pode aparecer o material mais tóxico do mundo que não vai nos afetar. E se acontecer algo, em teoria temos nossos pais para nos aconselhar. Pelo menos foi assim comigo.

Mas na época em que estamos que os pais são uns belos de uns bananas onde eles acreditam que a única função deles é comprar celular cheio de aplicativos pro filhos, atender todas as vontades deles e todo o resto é só com a escola, até mesmo os gibis da Turma da Mônica de 30/40 anos atrás se tornaria uma leitura imprópria para as crianças de hoje em dia.

E parando pra pensar no hoje e atualmente, o problema talvez não esteja nesses quadrinhos, mas sim nessa nova geração que vive numa bolha de plástico...
                  Last edited by Nunes; 11-05-2021, 01:47 PM.

Comment

nenhum desses quadrinhos traumatizou ninguem. pode trancar.
                    Giovanni Giorgio

Comment

...

Hoje tudo gera "gatilho emocional" nesse bando de arrombado...

Comment

Postado originalmente por zickerr Ver Post
                        Eu normalmente não entendia essas porras e seguia lendo. Lembro que a primeira vez que senti uma porrada foi lendo Vertigo.

Enfim, acho que tá tudo igual na verdade. Gibi de herói com foco na criançada é sempre específico. Os de sempre costumam ser juvenis mesmo. Mas a criança não pega muita merda, então tá valendo.

Comment

Os quadrinhos dos anos 80 e 90 podiam até ter coisas "inapropriadas" para crianças, mas pelo menos não formavam esses adolescentes/adultos frescos e fracassados de hoje, que não suportam ver nada que saia do padrão bonitinho estabelecido pela bolha politicamente correta na qual vivem.
                          DIGITAL ART: https://www.instagram.com/eduardo.spicacci.art/

sigpic

Comment

Li Piada Mortal com dez anos de idade, na primeira edição da Abril, em 1988. E, apesar de ficar impressionado com a violência física e psicológica do gibi, consegui curtir a história de boa.

Elektra Assassina li mais ou menos na mesma época, e foi o quadrinho que mais reli em toda a minha infância.

Ja V de Vingança me deixou perturbado. Depois de ler, joguei fora a edição encadernada da Globo. Peguei um pouco de ranço do Moore durante uns anos e só voltei a lê-lo praticamente já adulto.

Essas coisas fazem parte da preparação da vida adulta. Não dá para confinar uma criança numa redoma de vidro a todo momento.

Em tempo: óbvio que para tudo tem um limite, jamais deixaria uma criança ler Crossed, por exemplo.
                            Last edited by Moloko Vellocet; 11-05-2021, 07:49 PM.

Comment

Postado originalmente por Moloko Vellocet Ver Post

Depois de ler, joguei fora a edição encadernada da Globo.

Comment

Working...
                              X