Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaliação] A Essência do Medo - Marvel Deluxe

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Avaliação] A Essência do Medo - Marvel Deluxe

A Essência do Medo

(Reúne as histórias: Fear Itself: Book of The Skull, Fear Itself 1-7, Fear Itself 7.1, Fear Itself 7.2, Fear Itself 7.3)

Finalmente saiu a controversa Mega-Saga em formato Marvel Deluxe. Eu nunca tinha lido e peguei por vermisse, com ajuda do bom Visa Checkout.
    Olha, é boa? Não. Mas é uma merda? Também não.

[Spoilers]

O encadernado começa com a história que é um prelúdio pra saga, com a Pecado como protagonista. Aqui já vemos o prenúncio do que virá a ser um problema na saga em si, toda essa preparação com a personagem e na minissérie ela não passa de uma personagem satélite, com poucos diálogos e pouquíssimo impacto na trama após libertar a Serpente. Mas, isso à parte, Book of The Skull por si só até que é uma boa história.

A mini principal, bom, é uma história de treta e só. Mas não tem muita elaboração, não no sentido de profundidade narrativa, mas de trabalhar bem o nível raso que a própria história propôs. Dos 7 martelos do mal lá, a história nem aborda alguns, o do Attuma você só descobre que existe mais pra frente quando passam um panorama dos conflitos ao redor do mundo. Uma coisa é deixar as lutas pra se espalharem pelas tie-ins, outra coisa é a mini não conseguir vender o peixe.

Nesse mesmo esquema, vários e vários dos heróis que encabeçam a luta mal tem diálogos. São praticamente figurantes. E paradoxalmente a isso, o Fraction me enfia uma passagem bem avulsa do Peter correndo atrás da Tia May pra ver o estado dela, uma passagem clara pra tie-in e que torna discrepante a comparação com personagens como o Luke Cage que, sem sacanagem, tem 2 ou 3 balões de falas no gibi e só.

No meio disso temos o Rick, o "personagem do público" na história. O cara normal pelo qual devemos ver ilustrada a concepção de superação do medo que é o mote da saga. E exatamente o que deveria ser o foco da história, a mensagem, a moral, etc. não é abordado de forma minimamente satisfatória. Num quadro o Capitão vem a Broxton reunir a milícia civil e diz que não julgará aqueles que quiserem ir para suas famílias, daí vemos num outro quadro o Rick falando com a esposa e a filha que vai voltar e lutar, e depois vemos ele ao lado do Capitão. É isso.

Os próprios heróis podiam (e deviam) passar por jornadas de superação do medo, mas não acontece. No máximo, talvez, o Stark que recorreu ao álcool para invocar Odin, não para pedir salvação, mas sim uma chance para que ele pudesse lutar adequadamente. Mas não é uma passagem tão clara de superação do medo.

Então, temos uma saga inócua.

Os bons momentos são as lutas do Thor e do Capitão e as passagens do Stark. As armas construídas pelo Stark que transformam os heróis foram legais, uma ideia bacana (lembra Justiça, com os heróis DC com as armaduras dos homens-metal), mas faltou saber dar mais hype a esse momento, e mais capricho. Vários heróis ganham um redesign bem preguiçoso e cada um ganha só um, dois no máximo, quadros com seu visual. Capitão lutando de Mjollnir foi muito da hora, pelo menos. Somando o saldo então, as tretas são ok com bons momentos aqui e ali.

A Serpente é bem mé... O problema de querer alçar um vilão do zero em uma saga só é a possibilidade da participação dele ficar avulsa se não for bem construída... e é exatamente o que acontece. Ele surge e se vai e você fica "foda-se".

O fim é aquela coisa genérica de mudança no status quo de personagens. Pro Capitão e pro Bucky eu gostei, devolveu cada um ao seu papel apropriado de forma condizente. Pro Thor achei desnecessário, outra "morte" sendo que há poucos anos o Thor já havia regressado de uma "morte". Pra Pecado... foda-se, ela já foi um zero à esquerda na saga, não vou criar expectativas pra essa guria. E parecia que estavam querendo sedimentar um novo rumo pro Gárgula Cinzento, embora na mini esse puto praticamente nem apareça.

[Fim dos Spoilers]

Achei um gibizinho, sei lá, nota 6. Esperava até coisas piores como descaracterizações berrantes ou roteirismos loucos no meio das histórias, visto o quanto tem gente que tem ódio por essa saga.
    Acho que a falha gritante é como a saga não trabalha bem sua mensagem. Acho que o problema maior em Essência do Medo é essa falta de brilho, por isso não considero bom de verdade, mas ao mesmo tempo não vi erros pesados pra considerar uma merda.

Re: [Avaliação] A Essência do Medo - Marvel Deluxe

Umas perguntas, onde rola exatamente as tie-ins da saga com os capangas da Serpente? Onde tem a treta com o Gárgula Cinzento, por exemplo? E com o Attuma?...

Erros da Panini: Vi só 1, um "nenhuma" escrito "senhuma".

Comment

Que eu me lembre, o Gargula Cinzento enfrenta o Stark na mensal dele

Comment

Gibi moleque, porradaria honesta e descerebrada.

Meu deluxe lindo já está aqui, mas vou ler só depois. A única coisa que me incomoda MUITO nessa saga é a saída do Peter do campo de batalha. Aquilo ali é descaracterização forte de personagem.
        .

Comment

Postado originalmente por Surfista Carioca Ver Post
          Umas perguntas, onde rola exatamente as tie-ins da saga com os capangas da Serpente? Onde tem a treta com o Gárgula Cinzento, por exemplo? E com o Attuma?...

Erros da Panini: Vi só 1, um "nenhuma" escrito "senhuma".
          O Homem de Ferro enfrentou o Gárgula na mensal dele e o Attuma ficou em Home Front, Tropa Alfa e The Deep. Teve uma caralhada de tie-ins na época.

Postado originalmente por Gesuis
          Eu, um cara com certo conhecimento e bagagem, que é ligado em música nem sabia que um deles tinha morrido, de tão relevante que eles são.
          Comentando sobre os Beastie Boys

www.twitter.com/matheuslaneri

Siga-me!

Comment

Bendis tava desenvolvendo "A Era de Ultron" na mensal dos Vingadores, mas chegou 2011 e tinha filme do Thor e do Capitão, resultado...Era de Ultron adiada e jogaram essa saga focando no núcleo do Thor e fazendo o Steve voltar a ser o Capitão, atrapalhando o desenvolvimento que o Steve estava tendo como diretor da Shield, que foi bem legal e zuou legal a mensal tanto dos Vingadores quanto dos Novos Vingadores com os Tie-ins da saga. De momento legal na saga só o Steve levantando o Mjolnir, de resto é bem fraquinha.
            Pior que a próxima saga seria A era de Ultron, mas a DC fez os Novos 52 e a marvel pra não ficar atrás inventou de adiar A Era de Ultron de novo e colocar a Vingadores vs X-Men no lugar haha Não é atoa que o Bryan Hitch ficou puto e vazou.

Comment

LI bem por cima e nem toda. Achei chata e com desenhos "bagunçados".
              Sabe aquilo de páginas poluídas? Tipo isso.
              Lembro de ter estar lendo X-Men nessa época e, quando saiu essa saga, achei tão, mas tão ruim, que pulei as edições dessa saga aí.

Comment

Gibi bem ruim

Immonem faz o que pode, mas não faz milagre

Comment

Postado originalmente por El Cabron Ver Post
                  LI bem por cima e nem toda. Achei chata e com desenhos "bagunçados".
                  Sabe aquilo de páginas poluídas? Tipo isso.
                  Lembro de ter estar lendo X-Men nessa época e, quando saiu essa saga, achei tão, mas tão ruim, que pulei as edições dessa saga aí.
                  Porra, sério?
                  Na época eu li a mensal dos X-men (apesar de não acompanhar a mini da saga) e achei muito boa a tie-in com eles enfrentando o Fanático e todos os desdobramentos: Colossus fazendo pacto com Cytorak, Emma e Namor se pegando, Ciclope dobrando a prefeita lá, etc.

Comment

Postado originalmente por Surfista Carioca Ver Post
                    Porra, sério?
                    Na época eu li a mensal dos X-men (apesar de não acompanhar a mini da saga) e achei muito boa a tie-in com eles enfrentando o Fanático e todos os desdobramentos: Colossus fazendo pacto com Cytorak, Emma e Namor se pegando, Ciclope dobrando a prefeita lá, etc.
                    É isso. Os tie-ins em Homem de Ferro e X-Men são fácil a melhor coisa da saga. Engraçado que era o mesmo Fraction escrevendo o latinha.

Comment

Postado originalmente por Atrevido Ver Post
                      É isso. Os tie-ins em Homem de Ferro e X-Men são fácil a melhor coisa da saga. Engraçado que era o mesmo Fraction escrevendo o latinha.
                      Isso se chama INTERFERÊNCIA EDITORIAL.

Nas mensais é menor, mas em megassaga é fudidamente pesada.

Comment

Working...
                      X