Uma relíquia do passado. Uma ligação de um velho amigo. Amores antigos. Segredos antigos e bem guardados de Londres. Um tiroteio. A morte de um mago. Uma beberagem de Ação de Graças. Noites no Pub. Lembranças da morte de um amigo. Um assassino em busca de uma prostituta. Apenas mais algumas das centenas de histórias na vida de John Constantine, umas mais malditas do que as outras.
Esta edição de ASSOMBRADO reúne o prematuro fim da fase de Warren Ellis (trazendo inclusive a história que causou a saída abrupta do escritor do personagem, Atire!), duas histórias inéditas do roteirista Darko Macan e três histórias curtas originalmente publicadas na revista Winter’s Edge nos EUA, compondo um apanhado diverso da trajetória do Mago inglês.
WARREN ELLIS (PLANETARY), DARKO MACAN (Star Wars), TIM BRADSTREET (Justiceiro), MARCELO FRUSIN (LOVELESS), GARY ERSKINE (THE FILTH), e outros são os responsáveis pela miríade de aventuras encerrando essa curta coleção em dois volumes.
Histórias originais
Hellblazer 141 a 145
Vertigo Resurrected 1
Vertigo: Winter’s Edge 1 a 3
Assombrado 2: Histórias Malditas
O Berço- Interessante narrar na perspectiva da criação de um mito, uma lenda urbana e envolver Constantine num evento que nao é verdadeiramente místico. Acho essas variações em Hellblazer algo que acrescenta muito a serie como um todo, seja narrando uma maldade “apenas humana” ou com algum dos elementos “místicos” se aproveitando disso e não necessariamente dando causa a isso. Arte suja bem na linha do que o personagem a mim parece ser, a quadrinização contribui bastante com a primeira parte da narrativa um tanto documentaria/jornalistica
Sol poente.Historia de fantasma, basicamente uma história de horror com maior foco na descrição, algo bem simples. Acho que e o tipo de história que precisa de uma arte mais intensa, capaz de entregar algo a mais de interesse. O que não acontece aqui. Mas é honesta, e no fim deixa em aberto a possibilidade de uma maldade grande de Constantine.
Última canção de amor.Uma história simples de memórias de namoradas, entrecortando suas mortes/sumicos com como trepavam. Nada demais isso aqui e salvo engano boa parte dessas namoradas surgem ness história, nem seriam algo de alguma importância na mitologia do personagem.
Contando Causos.Edição toca em um tema ate certo ponto recorrente no Jenkins que o Ellis ja usou em A Mulher Escarlate. As histórias de assombração de Londres. As lendas urbanas e mitos etc. Aqui a inventividade divertida do Ellis funciona bem melhor que nas histórias anteriores.
Atire!A história proibida do Ellis no título, que segundo se diz encurtou a passagem dele. Ja saiu aqui antes naqueles compilados de histórias avulsas da Vertigo que a Panini lançou.
Um tremendo acerto lançar essa história de novo dentro desse encadernado, bem como o Daft intuiu que poderia acontecer. Dessa forma esse encadernado da Panini acaba tendo um conteúdo geral diferente do de qualquer dos encadernados de Hellblazer la fora ate onde vi.
Gosto muito dessa história que acabei lendo antes de qualquer coisa do Ellis no personagem. Tem uma estrutura parecida com o berço, mas ainda mais aterrorizante, ja que o ponto de partida já é totalmente alheio a qualquer elemento fantasioso, sem falar que o fia condutor da história aqui esta incomodada é desconfortável com o que lhe acontece. Isso tudi contribui pro terror/horror ficar representado de maneira mais interessante.
Ponto central é a busca por respostas para os eventos de morte e suicídio nos estados unidos, envolvendo adolescentes. Ellis deixa aqui uma crítica social pesada sobre o tema, bem escrita e inteligente, condizente com o personagem e sem esbarrar em nenhum grande clichê. Pra mim e uma história que envelheceu muito bem, se e q mesmo depois de tanto tempo se pode dizer “velha”. Eu mesmo a acho bastante atual.
Mel e Cinzas.História em duas edições sobre uma família de refugiados erradicada em Londres vinda da guerra. Bem interessante e tem um belo final, com Constantine fazendo uma “boa ação” pra tentar reparar um ciclo constante de desgraça na vida dos envolvidos, seja desgraça vinda da relação com a magia ou coisa do tipo, seja vinda das relações pessoais.
Essa história não é do Ellis, é de Darko Macan, que para mim era um autor desconhecido. Certamente alguém aqui saberá dizer algo mais relevante sobre ele.
E a edição acaba com 3 histórias curtas de Contos de Inverno Vertigo.
Conte-meé do Jenkins, que aqui vai na mesma toada da sua fase, se saindo bem quando escreve histórias curtas. é uma história simpática, bem amarrada, romance com tristeza. Gostei. Me veio a mente que esse personagem aparece também em Sandman, mas longe de conseguir lembrar exatamente disso a essa altura da vida.
Todos esses meninos e meninasé do Ennis. Uma história de memórias do Constantine em relação a seus amigos, imaginando que crianças eles teriam sido e remoendo suas culpas. Não é novo em se tratando de ser o Ennis escrevendo o personagem, mas é uma história muito boa, que identifica bem demais o personagem. Funciona muito bem numa antologia de personagens Vertigo, que foi onde saiu.
Outro Maldito Natalé do Gibbons e é uma história bem sem sal a meu ver. Não marca, nem sequer ofende.
Uma parte das histórias de Vertigo Inverno já foi publicada pela Panini dentro de suas séries respectivas, mas tudo saiu em edições avulsas da Opera Graphica.
Como o formato de antologias é algo que por vezes é abraçado pra trazer o selo, como fizeram recentemente com Flinch, e considerando que Vertigo Inverno alcança basicamente persoangens de uma "Vertigo Clássica” por assim dizer eu acho que valeria a pena uma republicação.
No geral achei um ótimo encadernado. As história do Ellis da série regular de Hellblazer são boas, ainda que a meu ver A Mulher Escarlate seja superior.
Atire! é excelente, é o ponto alto do encadernado, e enxertada aqui fica como um ponto muito positivo pra coleção de Hellblazer como um todo.
E tá perto de acabar. Acho que com esse encadernado todas as 300 edições de Hellblazer já saíram no Brasil de uma forma ou de outra.
A Panini tá a 2 encadernados de ter (re)publicado tudo. E a 10 encadernados de publicar tudo em encadernados.
Comment