Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVLIAÇÃO] A Terra dos Filhos - Ed. Veneta

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVLIAÇÃO] A Terra dos Filhos - Ed. Veneta

Em um tempo no qual a humanidade definha, um pai tenta educar seus dois filhos à sua maneira. É uma pedagogia dura, sem ternura, reduzida ao essencial: aprender a sobreviver.

Em um tempo no qual a humanidade definha, um pai tenta educar seus dois filhos à sua maneira. É uma pedagogia dura, sem ternura, reduzida ao essencial: aprender a sobreviver.
    TERRA DOS FILHOS é o primeiro livro do aclamado quadrinista italiano Gipi a ser lançado no Brasil. Uma fábula sobre o amadurecimento, a paternidade, a masculinidade, a fragilidade humana e a força da esperança.
    Ganhador do Grande Prêmio da ACBD (Association des Critiques et Journalistes de Bande Dessinée)
    Grande Prêmio da RTL, Melhor Álbum do Festival de Saint-Malo.

Olha tem coisas sensacionais no catálogo da Veneta e menos celebradas, acho que esse gibi é um desses exemplos.

Me interessei por ele pela premissa, que é do meu agrado, ficção especulativa num contexto de mundo pós catástrofe. Ele tá longe de seguir o caminho que comumente se tem em histórias num contexto desses, não há um grande narrativa de motivos, aventura em busca de salvação ou algo do tipo, aqui tem-se uma história de relação pai - filhos dentro do contexto de terra arrasada de um mundo destruído.

São poucos diálogos, nenhum recordatório, mas uma habilidade tremenda de narrar tudo o necessário com a riqueza devida pra o que se pretende contar. Tem muita habilidade na narrativa gráfica aqui e nos pequenos momentos, falas soltas e comentários que não são o essencial do diálogo pra construir toda a atmosfera.

Na história em si há vários elementos instigantes, o uso da palavra e da linguagem, a busca pela compreensão diante da opção por não ter entendimento, mas apenas aceitação e sobrevivência.

A arte é rabiscada, esquisita, reforça a sensação de estranhamento que passa, casa perfeitamente com a história e tem momentos muito bonitos.

Mais uma bola dentro da Veneta, que tá longe de viver apenas dos excelentes Salete e Quintanilha, e pelo menos pra mim ocupa em alguma medida um espaço do qual a Nemo abriu mão, mas seguindo um caminho com escolhas diferentes e até mais desafiadoras.

Ps. Procurando uma imagem pra ilustrar o tópico percebi que tem vídeo do Pipoca sobre a HQ.
    Let´s put a smile on that face!!!
Working...
X