Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO] A Morte do Gavião Negro - O OCASO DOS GIBIS

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVALIAÇÃO] A Morte do Gavião Negro - O OCASO DOS GIBIS

Adam Strange pensou que tinha se aposentado do ramo dos heróis. Mas estava enganado. Descansando em seu lar na Terra, Strange segue tentando levar uma vida normal… ou ao menos essa era a ideia até ela sofrer um teletransporte emergencial para as ruínas do mundo que outrora protegeu! E os causadores de tal tragédia são ninguém menos que guerreiros alados de Thanagar. Então por que o mais forte deles veio em seu auxílio? O Gavião Negro sabe que seu povo foi incriminado pela destruição de Rann, e somente ele e Adam podem levar a verdadeira mente por trás desse crime à justiça!

(Death of Hawkman 1-6)

Encadernado
    17 x 26 cm
    164 páginas
    Papel LWC
    Capa Cartão, Lombada Quadrada
    R$ 24,90
    Distribuição Nacional
    --------------------------------------------------

Com o advento da saga Metal, que chegou por essas bandas em Junho/Julho, alguns meses atrás a Panini publicou o especial com o """"""fim""""" de um de seus mais longevos personagens, que vai ter grande participação na saga, o Gavião Negro. O resultado é está merda aqui.

Essa porra de gibi abusa do recurso chamado "flashback" para demonstrar ser mais sofisticado do que não é. Eu queria entender o que esses autores tanto veem em flashback e porque pensam de alguma forma que é um recurso "sofisticado" e por isso tratam de usar sem mais nem menos. A história fica MAIS INCOMPREENSÍVEL DO QUE O NECESSÁRIO. Porra, é uma trama SIMPLES, então não tem necessidade de enfiar flashback, fica parecendo que o cara quer compensar a falta de criatividade e emoção na história usando um recurso para "polir" mais a mesma. O pior é que o próprio gibi, ou editor ou roteirista, SE EMBANANA com oflashback, e nas cenas em flashback ao início do capítulo 2 eles estão em Rann e no início da parte 3 eles ESTÃO EM THANAGAR! Vai tomar no cu!

parte 1 - Rann, agora

parte 2 - Rann, ainda

parte 3 - Thanagar, agora, QUÊ??!?!

Agora qual a necessidade de enfiar flashback numa trama como esta: Adam Strange não é enviado para Rann através do Raio Zeta como combinado e fica zanzando na Terra (mudaram DE NOVO a origem de Alana, que em Liga da Justiça Unida de Jeff Lemire era uma aluna de Adam, e aqui ela volta a ser a filha do tal Sardath, o cientista mais pica de Rann), daí vai em alguns pontos onde teve uma energia aí, que mais tarde vai ser descoberto que o vilão da história foi nesses mesmos lugares. Só que essa porra de investigação não dá em nada e Adam é enviado a Rann do nada só pra ver que tá tudo fodido lá. O planeta foi atacado por terroristas thanagarianos o que coloca os dois planetas irmãos (os planetas estão apenas alguns milhares de quilômetros um do outro, o que seria impossível) e Adam decide investigar em Thanagar o que sucede com a ajuda do Gavião Negro pelado (ao fim da parte 2, finalmente o Gavião se torna um personagem mais participante na trama). Investigando descobrem que o responsável por tudo é o Despero, que fugiu da Terra e agora viajou pelo espaço através de Raios Zeta para minerar metal enésimo que é mais real do que bitcoin e se tornar imortal.

Enfim, bicho, eu podia me alongar pra caralho falando mal desse gibi. Podia falar que o Despero controla a mente do Lanterna Verde EM OUTRO PLANETA DE OUTRO SISTEMA SOLAR de distância, falar que o Despero controla TODO MUNDO COM A MENTE, a cidade inteira de Rann, a cidade inteira de Thanagar, MENOS a porra dos dois heróis da história para fazer sua vontade ( algum youtuber apontou isso - coisa óbvia, aliás - mas não lembro se foi o Ministério dos Quadrinhos ou se foi o Canal do Presto), uma conveniência DO CARALHO pra que aquilo que se convir chamar de "história" precisaria pra funcionar, falar que o protagonismo do gibi fica todo pro lado do Adam Strange e o Gavião é um coadjuvante de luxo na própria história, falar que é ÓBVIO que não tem importância nenhuma pra saga Metal e basta saber que o Gavião está morto e pronto, o tom TOTALMENTE fora da proposta do gibi, é como se lêssemos um A Morte do Super-Homem pelas mãos de Giffen e DeMatties, podia até RELER o gibi pra apontar todos os erros e coisas toscas que ele tem, para fazer o negócio mais abalizado e completo.

Despero criando um portal de Raio Zeta pra sugar o metal enésimo do planeta...

Mas quer saber? Eu não vou perder o meu tempo, eu não vou perder o seu tempo, eu não vou mais JOGAR TEMPO FODA por causa desse gibi. A vida é curta demais, cheia de coisas boas para se aproveitar e ficar remoendo, ultra-analisando, me-ti-cu-lo-sa-men-te escrutinando um negócio mal feito, mal enjambrado desses, que nem o autor colocou a carga de dedicação necessária para algo minimamente bom não vai levar ninguém aqui a nada. É uma merda, tá legal? É uma bosta. É mal escrito, mal desenvolvido, o texto é sem graça e quando quer ficar engraçado é constrangedor. Gavião Negro nunca esteve tão merdal aqui, e exceto pelo sacrifício dele, sequer é digno de nota a história inteira. Adam Strange é o PIOR PROTAGONISTA que já existiu, burro, inepto, FUDEU TUDO PORQUE FOI INCAPAZ DE ATENDER A LIGAÇÃO DE SUA MULHER, ou seja, que beleza de herói. Era pra ser trágico isso? Era pra ser dramático? Quer dizer que entre o Strange ter ignorado a chamada e ele e o Gavião saírem por Thanagar que nem malucos não teve TEMPO para notificar Alanna de onde estava?

não tem como não se identificar com alguém que pôs tudo a perder por recusar ligação da namorada

Esse gibi é tão filha da puta que mesmo quando chega em seu clímax tem nem a decência de abandonar o recurso de flashback que tanto usou ao longo da história. O pior é que é aquele flashback tão safado que sequer se liga com algo que esteja acontecendo no momento. Quando o flashback finalmente se encerra, já nos finalmentes da edição americana cinco, é só voltar toda a bobajada que se leu desde o começo para situar o leitor. Como se a gente fosse SE LEMBRAR de algo tão esquecível. O final do recurso é pra gente se lembrar que Adam e Gavião estavam se fudendo nas ruínas de Rann tomada por Despero. Aliás, aglutinação bem bosta, hein? Já que tá longe dos "LITROS DE SANGUE" que o Adam disse que o Gavião perdeu no início do gibi.

esse. Esse é o exato momento em que se encerra os flashbacks ao longo da história. Que belo momento catártico, é quase um Clube da Luta esse flashback. Perceba que até mesmo o Gavião está longe dos "litros de sangue" perdidos na primeira imagem que abre o gibi (segunda imagem postada)

O final tem uma luta, é o mínimo. Tem até certo grau de emoção, já que conhecemos os personagens durante anos. Pelo menos o autor aqui não quis entregar nada de muito diferente do convencional. Não quer dizer que SEJA BOM. É como se regojizar com um filme que foi o tempo todo merda só porque no final entrega uma luta decente. Gavião Negro morre, em vão, e Adam Strange preso na puta que me pariu. Já deu pra imaginar que o projeto é uma MERDA quando tem o nome do Aaron Lopresti pra desenhar. O errado sou eu.

Aaron Labrosta

O gibi tem arte adicional de Rodney Buchemi. O Labrosta começava o gibi da edição americana (são seis edições americanas nesta compilação) e o Bucemi terminava (mas não todas, algumas partes são Labrosta por inteiro), como pude ver pegando as imagens das histórias em inglês, e ver como a Panini nem se deu ao trabalho de definir ONDE começava e terminava o trabalho de um artista na edição - o que eu não julgo já que é um gibi ruim desses e como eu disse, não vale a pena perder tempo. Esse Buchemi é participante regular do MDM - Melhores do Mundo e desenhista brasileiro. O cara participa dos podcasts apenas e é razoavelmente competente em suas declarações. O cara ganhou muito do "fandom" por conta do MDM. Comentou várias vezes o quanto a compra de "comissions" de sua arte em convenções o ajuda. É o trabalho do cara e falo isso com máximo de respeito. Agora eu vejo a arte do cara no gibi e vejo que é uma BOSTAAAAAAAA. Isso aqui tá muito RUIM, VELHO. Um substituto "completista" a altura da arte do Labrosta. Falo isso com o máximo de respeito ao cara, mas a arte dele é uma bosta completa. Pelo que pude apurar, o Buchemi desenha partes das edições #4 e #5 americanas, apenas.

esta página não é do Buchemi, MAS PODERIA SER!!

Pra que eu compro uma merda dessas, meu deus?

Re: [AVALIAÇÃO] A Morte do Gavião Negro - O OCASO DOS GIBIS

Pensei em comprar pra ler antes de Metal, mas pelo jeito posso pular sem dó... Fora que esse gibi me lembra a tenebrosa Liga da Justiça Unida do Lemire..

Enviado de meu Nexus 5X usando o Tapatalk
    Hoje não coleciono só quadrinhos, coleciono fragmentos e memórias da minha vida, coleciono aquilo que nunca mais terei, coleciono o passado e sei que essa coleção não tem preço. - Don Dracula

Comment

é foda, esse negócio dos flashbacks foi problemático, e fizeram muito mal ao gibi.
      Não me entendam mal, mesmo sem isso já seria uma história bem qualquer nota, mas seria aquele "qualquer nota" que passa despercebido...
      mas esse artificio (mal) usado fez com que se tornasse um quadrinho realmente ruim.
      PS: é EXTREMAMENTE forçada a personalidade do gavião, a cada duas páginas alguém tem que verbalizar o fato dele ser um homem das cavernas.
      Quer dizer: EU JÁ ENTENDI CARALHO, ELE É MAL.
      Last edited by Senhor Milagre; 10-07-2018, 09:27 PM.

Comment

a única regra q permanece inalterável é nunca comprar um gibi do Lopresto
        fotografia é desenho de luz

Comment

Uma história fraca no qual o roteirista quis fingir complexidade com flashbacks, mas que no fim a trama é bem linear com a revelação de um grande vilao "secreto" manipulando as emoções dos dois planetas apenas para esconder as reais intenções. É bem qualquer coisa que poderia ter passado batido.

Comment

Postado originalmente por TheDoctor Ver Post
            Pensei em comprar pra ler antes de Metal, mas pelo jeito posso pular sem dó... Fora que esse gibi me lembra a tenebrosa Liga da Justiça Unida do Lemire..

Enviado de meu Nexus 5X usando o Tapatalk
            Liga da Justiça Unida do Lemire era bem legal...

Postado originalmente por Senhor Milagre Ver Post
            é foda, esse negócio dos flashbacks foi problemático, e fizeram muito mal ao gibi.
            Não me entendam mal, mesmo sem isso já seria uma história bem qualquer nota, mas seria aquele "qualquer nota" que passa despercebido...
            mas esse artificio (mal) usado fez com que se tornasse um quadrinho realmente ruim.
            PS: é EXTREMAMENTE forçada a personalidade do gavião, a cada duas páginas alguém tem que verbalizar o fato dele ser um homem das cavernas.
            Quer dizer: EU JÁ ENTENDI CARALHO, ELE É MAL.
            Postado originalmente por prestogaudio Ver Post
            Uma história fraca no qual o roteirista quis fingir complexidade com flashbacks, mas que no fim a trama é bem linear com a revelação de um grande vilao "secreto" manipulando as emoções dos dois planetas apenas para esconder as reais intenções. É bem qualquer coisa que poderia ter passado batido.
            Caras, aí é que tá, o nome "A MORTE DO GAVIÃO NEGRO" devia ter uma certa pompa e circunstância especial. Não é apenas uma "história qualquer nota".

Se quisesse fazer uma história qualquer nota, botava outro título, botava "A Busca pelo Metal Enésimo", "Guerra Rann/Thanagar II", "Dois Caras Legais", "Asas de anjo, coração de satanás", "Quem vê cara, não vê coração", qualquer merda assim.

Aí a morte do Gavião Negro ao final seria uma surpresa e sinal de interesse para a primeira leitura do gibi, seria uma coisa pra pegar o leitor de surpresa.

Mas não. """""""""""""matam"""""""""""" um personagem icônico numa história mequetrefe, com uns artistas BEM BOSTAS, um negócio sem sal desses. Uma porra de gibi que deviam ter chamado o Tim Seley pra escrever. Inclusive, ele devia ter sido a segunda opção.

Quando eu leio um gibi chamado "A morte de fulano de tal" eu quero ler um épico maior que a vida, quero ler um gibi memorável, inesquecível ou pelo menos bem escrito. Além de banalizar a morte nos quadrinhos tão banalizando o gibi da morte do personagem. "Ta vendendo pouco? Ah, chama o Marcg Guguehein e o Guisepe Camuncolli para fazer 'as muitas mortes do homem-aranha' e vê se dá um up nas vendas e serve para a próxima mega saga".

esse gibi é um ultraje.

Postado originalmente por morto muito loco Ver Post
            a única regra q permanece inalterável é nunca comprar um gibi do Lopresto
            Isso aí é inegável mesmo. Burro sou eu que comprei essa merda encantado pela capa do 5e20. Comprei literalmente por curiosidade mórbida e me fodi

Comment

Sim sim, vc ta certo. Esqueci de comentar sobre a DCpção que é ter uma história de morte de um personagem tão medíocre assim, mas vc ta certo.
              Sobre o fato de vc se sentir burro por ter comprado essa NABA pela capa. Sinta-se melhor que eu, que comprei essa Porra sabendo que era uma merda Pq "funciona como um prólogo pro metal" (que é outra saga que eu ja sei que também é uma merda).
              Caralho bicho, eu sou um bosta. Quem me vê assim comprando gibizinho ruim até acha que eu to ganhando dinheiro fácil.

Comment

Mas no final das contas NÃO é prólogo pra Metal. O Carter mostrado em Metal é totalmente dissociado desse finado aí. A menos q tenham tocado no assunto na nova mensal do Gavião. Mas em Metal propriamente, essa Morte ñ influo nada.
                AS AVENTURAS DE DÃOZINHO NO LIMBO DOS GIBIS BISONHOS (OU NÃO)!!!

http://gibiruim.blogspot.com.br/

Comment

Postado originalmente por Joel Ver Post
                  Mas no final das contas NÃO é prólogo pra Metal. O Carter mostrado em Metal é totalmente dissociado desse finado aí. A menos q tenham tocado no assunto na nova mensal do Gavião. Mas em Metal propriamente, essa Morte ñ influo nada.
                  pois eh, pena que eu só descobri isso depois de ler

Comment

Típico caso de que você é enganado pela capa linda, mas o roteiro e os desenhos dentro da revista são uma Merrrrrrr....cadoria !!!
                    Para o Alto... e Avante !!!

Comment

Eu lembro que quando o Marc Andreyko começou a escrever a Batwoman nos Novos 52, algum lugar falando que ele tinha feito um trabalho muito elogiado no início dos anos 2000. O problema é que a Batwoman dele é uma porcaria (não sei até que ponto por ele ser ruim ou pelo editorial querer segurar a revista com rédeas curtas e pouca liberdade). E aparentemente esse Morte do Gavião também.

Comment

Ainda bem q deixei passar essa bomba.

Comment

Uma história em quadrinhos ou uma elegia? Até agora me pergunto, já que essa obra continua a ressoar nos ossos.

Em tempos de pantomima, perfumaria e fogos de artifício, um gibi que já anuncia suas intenções desde a capa, desde seu título é quase um ornitonco no ecossistema vigente. E se esperaríamos um respiro logo após, a página de abertura da primeira edição lava com sangue tais esperanças para longe, como se dizendo: "ei, você não leu errado, é isso mesmo". O que nos resta é seguir o fluxo dessa procissão fúnebre, como um espectador (não por acaso, o Adam Strange serve de narrador e até mesmo protagonista por boa parte), uma testemunha hesitante dos fatos.

E findados os rituais, já tendo caído o pano e dispersado a multidão ali presente, sobra o ímpeto de gritar "O Gavião Negro está morto. Vida longa ao Gavião Negro!"
                          A nova geração.

Comment

Postado originalmente por Daft Flores Ver Post
                            Uma história em quadrinhos ou uma elegia? Até agora me pergunto, já que essa obra continua a ressoar nos ossos.

Em tempos de pantomima, perfumaria e fogos de artifício, um gibi que já anuncia suas intenções desde a capa, desde seu título é quase um ornitonco no ecossistema vigente. E se esperaríamos um respiro logo após, a página de abertura da primeira edição lava com sangue tais esperanças para longe, como se dizendo: "ei, você não leu errado, é isso mesmo". O que nos resta é seguir o fluxo dessa procissão fúnebre, como um espectador (não por acaso, o Adam Strange serve de narrador e até mesmo protagonista por boa parte), uma testemunha hesitante dos fatos.

E findados os rituais, já tendo caído o pano e dispersado a multidão ali presente, sobra o ímpeto de gritar "O Gavião Negro está morto. Vida longa ao Gavião Negro!"

Comment

Postado originalmente por Daft Flores Ver Post

Goodbye Lullabye? Devolve a senha do Daft!
                              Acompanhe as histórias de Ciclope - O Primeiro X-man.

http://www.mbbforum.com/mbb/showthread.php?28491-Ciclope-O-primeiro-X-man!!!-Miss%E3o-imposs%EDvel-Parte-1

Comment

Working...
                              X