Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quadrinhos podem voltar a ser populares um dia?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Quadrinhos podem voltar a ser populares um dia?

Postado originalmente por teleute Ver Post
    Por isso que TP faz tanto sucesso.
    Quadrinhos americanos deveriam adotar um modelo semelhante ao Franco-Belga: produz por album, com tempo, sem correr uma edição por mês, etc... Não tem criatividade que mantenha esse fluxo.
    Encadernado só faz sucesso pros marmanjos que conhecem bem a Marvel e DC, um moleque pode até ler emprestado, mas não vai gastar 50 reais nisso.

Eu acho que revistas mensais da Marvel e DC, deveriam ser mais baratas, e com acabamento mais simples, papel jornal, custando uns 5 reais. Mas conheço muita gente por aqui que é a favor do luxo pras mensais, falavam que preferiam comprar importados, por ter um papel mais luxoso.
    Last edited by Banzé; 04-07-2018, 04:03 PM.
    fórum FUMETTEIROS:
    http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Esquece esse negócio de preço Banzé, já vi gibis fracassando e eram baratos, não dá pra ser 5 reais, comentei no outro post, tiraram a publicidade dos gibis, isso equilibrava o preço, A Abril Panini e a On Line publicaram gibis do Cartoon e não deram certo, eram histórias curtas que não faziam a menor falta, a que mais durou foram as do Scooby e Tom & Jerry, mas nesses casos (assim como em Looney Tunes), sempre foi melhor assistir os desenhos, a única coisa boa era que respeitavam o model sheet, lá fora tem tudo quando é gibi licenciado pela Boom!, IDW, Papercutz e outras, mas que nem chegam perto das majors, os mangás deram certo (por tempo) por terem mais ou menos o que viam na TV, hoje virou nicho também, hoje o pessoal baixa os anime na internet e podem ler os mangás também e antes da própria editora licenciada (com traduções nem sempre boas), colecionismo é nicho e brasileiro médio não lê.
      Quadripop, o blog de Quadrinhos e cultura pop
      http://quadripop.blogspot.com
      Releitura de personagens americanos ao redor do mundo.
      http://highcomics.blogspot.com/

Comment

Confesso que fiquei surpreso que os colegas em geral tão mais pessimistas (ou realistas, que sejam) do que eu, que já tô acostumado a ser o chato que manda as reais na lata.... .

Fazendo um exercício de otimismo aqui: ninguém conjectura pelo menos um ciclo de altos e baixos para os quadrinhos?

Um pouco dentro desse assunto: quem aqui tem filhos até uns 10 anos de idade, toma algum cuidado pra não deixar os pimpolhos viciados em tudo que é eletrônico e deixar as brincadeiras mais 'off line' possível? (lembrando das HQs, claro... )
        O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar.

Roberto Campos

Comment

"Hoje em dia ninguém lê, mas todo mundo escreve" já ouviram essa frase?

Essa geração mais nova tá mais ligada com textão no facebook, vídeo no youtube e filtro no instagram tudo ao mesmo tempo. Acho difícil parar pra ler o que quer que seja.

Comment

Mas essa é uma pergunta envolvendo o mercado internacional ou nacional? Acredito que internacionalmente, os quadrinhos terão uma sobrevida com os filmes.

Falando nacionalmente, depende muito da força de Maurício de Sousa. De heróis, não. Banca é uma parada que vai diminuir cada vez mais. A forma de renovação do público e consequentemente de popularidade, passa por uma nova forma de venda de quadrinhos. Por enquanto, se resume a venda web. Se faz necessário novas estratégias até para que quadrinhos se tornem mais populares.

Postado originalmente por Gesuis
            Eu, um cara com certo conhecimento e bagagem, que é ligado em música nem sabia que um deles tinha morrido, de tão relevante que eles são.
            Comentando sobre os Beastie Boys

www.twitter.com/matheuslaneri

Siga-me!

Comment

Nesse modelo atual, não. Leitura física tá perdendo espaço e o modelo meio infinito das HQs não é lá muito atraente pra maioria das pessoas.

Acho que o que segura o mercado seria os fãs antigos e o sucesso dos filmes. Gerar interesse de gente nova tá complicado.
              Para o homem moderno as catástrofes não são ensino e sim insolências do universo.

Comment

Quando um cara como eu começa a aderir mais seriamente a leitura digital, é porque o negócio tá ficando feio mesmo.... . Fui conservador o quanto pude nesse aspecto, mas o papel tradicional nunca vai sumir totalmente da minha vida, pelo menos nas coisas das quais sou fã mais hard. Tinta sobre papel ainda é uma tecnologia imbatível pra mim (e pra maior parte dos colegas aqui, como vejo, clube dos dinossauros.... ).
                O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar.

Roberto Campos

Comment

comprei um encadernado pra ler no kindle, e ficou, ó... uma bosta

Comment

Kindle só serve para livros e é muito bom nesse quesito. Hqs somente num tablet 10".

Comment

Eu custei a me acostumar. Livros eu leio no digital até certo ponto. Se for uma leitura mais densa e com muitas páginas eu ainda fico no papel. Agora, quadrinhos, os que me são essenciais eu tenho tudo no papel, então o que sai de novo já não faço tanta questão e pode ser no tablet mesmo. Eu tenho de 9.6 e fica suave de ler.

Roberto Campos

Comment

Postado originalmente por Pip Ver Post
                        comprei um encadernado pra ler no kindle, e ficou, ó... uma bosta [emoji38]
                        É ruim mesmo, mas pra livro e artigo é excelente. Apaixonante mesmo.

Já quadrinho tem que ser papel ou nada.

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Comment

Dependendo do contexto, ou nunca foi, ou ainda é. E tem lugares que altos e baixos.

Nos EUA, tudo depende do contexto histórico lá dentro da história dos quadrinhos. Na Europa, apesar de uma aceitação boa em termos sociais, ainda acho segmentado. No Japão é que temos essa grande popularidade, consome-se mangá como se comprava jornal até duas décadas atrás aqui...

Aqui no BR, mesmo quando formatinho, proporcionalmente, era caro. Mas taí a Turma da Mônica que provavelmente é o que foi sempre "acessível" e popular.

Sobre formatos, leio digital em scan no PC apenas alguns títulos e por curiosidade, quando vejo que tá legal, paro e espero vir pra cá, caso não venha ou em mix, pego o importado um dia. Artigos acho válido tablet, kindle, mas livros e gibis são imbatíveis no papel. Livro ainda acho que se tivesse algo mais amigável com o kindle, leria mais nesse formato.

Comment

Postado originalmente por Dylan Dog Ver Post
                            Livro ainda acho que se tivesse algo mais amigável com o kindle, leria mais nesse formato.
                            Pra literatura eu gosto de ler no Kindle; posso deixar a fonte grandona e ler de noite com a luz apagada (no paperwhite). Livros acadêmicos são mais chatos, principalmente quando tem figuras e tabelas, e também porque no kindle é um pouco pior de "folhear" rapidamente.

Vi muita gente comentando a respeito dos quadrinhos em papel. Quanto a isso acho que é um caminho natural diminuir cada vez mais a impressão supérflua, coisas pra ler uma vez e jogar fora pra pegar uma edição especial depois (lombada canoa e papel comum não é colecionável, não tem durabilidade). Para comics acho que uma solução era lançar as histórias mensais em formato digital, com eventuais impressões de encadernados, e fazer as "supersagas" em edições especiais formato graphic novel (como um formato europeu, como uma amigo comentou), com um bom planejamento de história de forma que quem não acompanha as mensais não fique perdido. Pode perder um pouco na riqueza das lores mas se ganha em acessibilidade.

Sobre quadrinhos como mídia, é um formato que tem muito potencial de comunicação para diversos assuntos e que vem ganhando espaço, mas encontra resistência no que já comentei: o preconceito de que gibi é tudo a mesma coisa, colocando Maurício de Sousa, Junji Ito e Robert Crumb no mesmo saco.

Comment

Acho que nunca voltaremos às vendagens absurdas. O produto mudou, a meu ver, evoluiu. Como o Juseh falou: parou de ser algo descartável para ser colecionável. Alguns formatos sim, tendem a acabar (pelo menos por um tempo), como mensais e nossos mix. E outros surgir, como o digital.

Ao invés de 2 editoras vendendo milhões de produtos baratos, temos dezenas vendendo milhares de produtos de maior valor. Prefiro assim.

A mídia nunca vai acabar. Assim como o cinema, a música, etc. Terá ciclos de altos e baixos e evoluções. Na pior das hipóteses vai virar algo menor, ainda mais de nicho. O que não impede de empresas lucrarem e leitores ficarem satisfeitos, como tantas outros hobbies.

Enfim, sou otimista e esse papo de "quadrinhos vão acabar" não me convence já faz uns 30 anos.

Comment

Vocês falam tanto dos quadrinhos digitais, mas ao meu ver, pelo que notei, 70% das pessoas que gostam de quadrinhos não gostam do formato digital. Talvez seja algo de geração, mas mesmo assim não vejo a molecada interessada em ler gibis pelo tablet ou smartphone, ou PC, eles preferem outras coisas. Acho que o gibi digital já nasceu morto, e as pessoas que defendem ainda não perceberam isso.
                                fórum FUMETTEIROS:
                                http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Working...
                                X