Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quadrinhos podem voltar a ser populares um dia?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Quadrinhos podem voltar a ser populares um dia?

Eu tava comentando em outros tópicos (tanto comics quanto mangás, etc) e esse assunto do mercado editorial e as mudanças são um ponto comum. Nós vemos publicações antigas sendo canceladas, quadrinhos tradicionais vendendo cada vez menos por N motivos e tudo mais. Mesmo o Japão já teve seu momento de glória com os mangás na década de 90 (o auge supremo das vendas da Shonen Jump, por exemplo). Tinha uma pesquisa aqui em algum lugar que mostra bem os números da Jump ao longo dos anos, se achar de novo na internet, eu posto aqui (a queda ocorre mesmo com a venda de arquivos digitais). É bem ilustrativo. Quero dizer que a situação estranha do mercado de quadrinhos não é exclusiva do Brasil (desconheço números dos EUA, quem quiser mostrar, seria legal também).

Acho que além da geração mais nova (digo até 18 anos) não ter crescido com os mesmos hábitos que nós (leitura em celular conta pouco nesse caso), o público mais velho é bem restrito e difícil de agradar. Pessoal cobra qualidade de um lado, mas reclama do preço, e em alguns casos, é difícil mesmo alguém pagar quase 100 reais por uma encadernação, por melhor que ela seja. Se faz algo mais barato, reclamam do papel e outras coisas....é uma balança difícil de equilibrar mesmo. Mas particularmente, gosto do meio termo que estão alcançando com os mangás no Brasil: papel decente o suficiente pra colecionar e um preço mais ou menos justo (no meu entender).

Quero saber a opinião dos colegas sobre porque disso acontecer e se ainda vai haver caminho para os quadrinhos serem de novo o que foram na nossa infância e adolescência. Sei que estão sendo feitos alguns estudos no exterior sobre o assunto.
    O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar.

Roberto Campos

Re: Quadrinhos podem voltar a ser populares um dia?

Os quadrinhos tendem à segmentação de públicos e a venda em livrarias.
    O público novo só vai na banca para comprar figurinhas.
    O público quarentão-cinquentão continua comprando alguma coisa nas bancas......o que sobrou de quadrinhos (Maurício, Marvel, DC)
    O público novo raramente vai gastar em encadernados caros...pois não trabalha e são sustentados pelos pais.
    Quem começa a trabalhar cedo, na maior parte dos casos, não vai querer desperdiçar em edições volumosas e caras.
    Sobra quem? O público adulto estável..que trabalha, dispõe de recursos para completar esses volumes mais caros de livrarias.

Em resposta à pergunta do tópico: Não! Os quadrinhos nunca mais serão populares.

Comment

Quadrinhos sempre foram segmentados. O que mudou é que hoje existem mais opções de "lazer", ao mesmo tempo em que o fator "inflação" interfere muito mais, e o poder de compra, de um modo em geral, diminuiu bastante ao longo das últimas décadas.

E isso não deve mudar. O espaço e visibilidade que os quadrinhos tinham antes, nunca mais será o mesmo.

Comment

Mas os mangás no Japão vendem muito até hoje, por que os animes e games impulsionam as vendas. Acho que a crise é isolada, e somente no Brasil e EUA é que as vendas e interesse diminuíram.
        fórum FUMETTEIROS:
        http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Eu pensei que as vendas estavam ótimas, só olhar a quantidade de títulos Marvel, DC, etc...

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk

Comment

Acho que os quadrinhos têm que se tornar mais acessíveis para voltarem a ser populares. Por acessível não falo simplesmente de preço, mas de conteúdo.
            Para o mainstream, o modelo de história mensal é legal pra quem já está acostumado, mas o que interessa mesmo o público geral é ter uma história que ele sabe que pode começar sem ter que conhecer mil histórias anteriores e que vai ter um fim no ponto "X". É só ver como tem gente que espera uma série de TV acabar pra começar a ver e como elogiam o modelo de lançamento "tudo de uma vez" da Netflix. Com as revistas mensais a impressão é que as histórias não acabam nunca, e o público não quer isso. Existem muitas opções de entretenimento e falta tempo pra se aproveitar tudo, então ninguém quer gastar tempo com algo que não vai conseguir acompanhar direito.

Existe um estigma dos quadrinhos de serem considerados uma categoria fechada em si. Tem vários livros em quadrinhos que se encaixam em terror, mistério, auto ajuda, biografia, jornalístico, mas que ficam na prateleira (ou na aba) de HQs ao lado de Deadpool, Batman, etc, ou simplesmente na seção "infantil" (não lembro se foi aqui no fórum, mas alguém me falou que viu MAUS numa estante de livros infantis). Isso espanta potenciais leitores, que vão associar histórias que seriam de seu interesse a essas mais "conhecidas" e que não atraem a atenção.

Comment

Não. Existem mais opções de lazer hoje em dia que duram mais que gibis e custam menos.
              “It sounds plausible enough tonight, but wait until tomorrow. Wait for the common sense of the morning.”

H.G. Wells, The Time Machine

Comment

No Brasil é complicado, além da tendência mundial do público preferi games e mobiles, temos um analfabetismo funcional gritante, mesmo nos Estados Unidos, onde Archie era o mais vendido por ainda ser vendido fora das comics shops, houve uma queda ao longo dos anos, fizeram um reboot, dando origem a série Riverdale.

Nesse site há o índice de vendas de Archie desde 1960 até 2014
                http://www.comichron.com/titlespotlights/archie.html
                Quadripop, o blog de Quadrinhos e cultura pop
                http://quadripop.blogspot.com
                Releitura de personagens americanos ao redor do mundo.
                http://highcomics.blogspot.com/

Comment

Não.

Comment

Esses personagens novos que passam no Cartoon Network, deveriam criar quadrinhos baratos, como era antes, custando no máximo 3 reais, e dar para molecada ler.

fórum FUMETTEIROS:
                    http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Não, não voltará. O fenômeno é mundial e não é isolado, vide jornalismo impresso, música, televisão aberta, etc. O interessante que algumas alternativas digitais que todos dava como certa a migração, não funcionaram.

Comment

Postado originalmente por Banzé Ver Post
                        Esses personagens novos que passam no Cartoon Network, deveriam criar quadrinhos baratos, como era antes, custando no máximo 3 reais, e dar para molecada ler.

A maior parte desses personagens já caíram no limbo do Cartoon. As Meninas, Dexter, Johnny Bravo vão se tornar a nova Hanna-Barbera, desenhos infantis feito para adultos.

Comment

Opa! Bons pontos que levantaram. Eu ia entrar nisso: muita opção de lazer mais "prática", barata, etc; e aqui no Brasil, o agravante da falta de hábito de leitura. Esse lance de historias terem fim na mesma edição é outro lance interessante. Eu mesmo me animo mais em comprar (doravante mangás) quando sei que já tá completo pelo menos no Japão.

Depois posto melhor disso.
                          O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar.

Roberto Campos

Comment

Não há renovação no público, as pessoas não tem dinheiro, somos analfabetos funcionais, o povo só assiste filmes dublados, com redes sociais, Netflix e etc. Sem chances.

Comment

Postado originalmente por Juseh Ver Post
                              Acho que os quadrinhos têm que se tornar mais acessíveis para voltarem a ser populares. Por acessível não falo simplesmente de preço, mas de conteúdo.
                              Para o mainstream, o modelo de história mensal é legal pra quem já está acostumado, mas o que interessa mesmo o público geral é ter uma história que ele sabe que pode começar sem ter que conhecer mil histórias anteriores e que vai ter um fim no ponto "X". É só ver como tem gente que espera uma série de TV acabar pra começar a ver e como elogiam o modelo de lançamento "tudo de uma vez" da Netflix. Com as revistas mensais a impressão é que as histórias não acabam nunca, e o público não quer isso. Existem muitas opções de entretenimento e falta tempo pra se aproveitar tudo, então ninguém quer gastar tempo com algo que não vai conseguir acompanhar direito.
                              Por isso que TP faz tanto sucesso.
                              Quadrinhos americanos deveriam adotar um modelo semelhante ao Franco-Belga: produz por album, com tempo, sem correr uma edição por mês, etc... Não tem criatividade que mantenha esse fluxo.

Comment

Working...
                              X