Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaliação: Jeremias - Pele

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Avaliação: Jeremias - Pele

Numa reinterpretação ousada, porém necessária, como enaltece Mauricio de Sousa, em seu prefácio, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa dão vida a uma história forte, dura, emocionante, na qual Jeremias lidará pela primeira vez com o preconceito por causa da cor da sua pele. A história é recheada de dor, superação, aprendizado e preparação para a vida.

Formato: 19 x 27,5 cm
    96 páginas
    Lombada Quadrada

Tipo de Produto: Livros
    Segmentos: Infantis
    Marcas: Graphic MSP, Mauricio de Sousa
    Check-List: Abril/2018
    Número de páginas: 96

===============================

Na moral? Esse gibi é lindo.

Que sensibilidade ao tratar de um assunto pesado como esse sem ser piegas ou parecer forçado. É realmente sublime. É do tipo de gibi que espero que ganhe muitos prêmios.

Mesmo na simplicidade dos desenhos é possível perceber como tudo foi feito de forma bem coesa e, mesmo assim, emocionante. É realmente sublime. Pra mim não é só o melhor gibi da turma da mônica, mas também é um dos melhores que já li.

Re: Avaliação: Jeremias - Pele

uma ótima MSP que pode levar as revistas para um novo patamar... um amigo meu fez uma ótima resenha escrita:

http://tapiocamecanica.com.br/on/uma...jeremias-pele/

Comment

É do mesmo artista de la dansarina.

Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk

Comment

Comment

Achei fodaça.
          Muito boa a parte que ele fala que sentiu vergonha de ter sentido vergonha de representar pedreiro.

Muito bem construída e com uma crítica certeira.
          “Back like lateral passin'
          With that motherfuckin' gladiator manner of rappin'
          As an addict I let percocets and xannies relax me
          Fall back if your paddies is Maxi, please”

Comment

Postado originalmente por R2 Ver Post
            Achei fodaça.
            Muito boa a parte que ele fala que sentiu vergonha de ter sentido vergonha de representar pedreiro.

Muito bem construída e com uma crítica certeira.
            Pois é. Acho que esse gibi devia ser daqueles de leitura da escola, sabe? Tira o memórias do Brás cubas e põe Jeremias.

Certamente teríamos menos imbecis hoje na net falando merda sobre racismo.

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

Comment

Postado originalmente por Random Ver Post
              Pois é. Acho que esse gibi devia ser daqueles de leitura da escola, sabe? Tira o memórias do Brás cubas e põe Jeremias.

Certamente teríamos menos imbecis hoje na net falando merda sobre racismo.

Gibi maravilhoso que trata o tema de maneira adequada e bela.

Mas, talvez, se você lesse Machado de Assis, falaria menos merda sobre literatura ou sobre qualquer outro tema.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk

Comment

[emoji38]

Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk

Comment

Não é minha graphic MSP preferida mas é a que tem a temática mais relevante pra sociedade.
                  Vendo e compro alguns quadrinhos, quer ver a lista? É só clicar http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...48#post4071048

Comment

Postado originalmente por Mr. Dudu Ver Post
                    Gibi maravilhoso que trata o tema de maneira adequada e bela.

Mas, talvez, se você lesse Machado de Assis, falaria menos merda sobre literatura ou sobre qualquer outro tema.

Sou muito fã do Machado brother, mas não é literatura que criança goste. Até por isso nem critiquei o livro. Criança que lê essas porras só passa a detestar leitura.

Fica na paz aí

Comment

Concordo com o Random, mas sobre literatura e tal: depende da abordagem e faixa etária. Entretanto é isso mesmo sobre essa MSP, deveria ir para as escolas ou os professores deveriam tomar conhecimento disso. Eu sou/estou professor de Filosofia, porém não sei onde encaixar essa HQ na minha disciplina, se conseguisse em PDF, é possível que conseguisse usar depois de alguns planejamentos...

É sensacional, vou trazer minha avaliação pra cá do tópico de ultimas leituras:

www.instagram.com/funkomix

Música: Kendrick Lamar - DNA. (DAMN.)
                      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
                      (Graphic MSP) Jeremias - Pele (Rafael Calça e Jefferson Costa) (Panini)

Venho comprando todas as MSP Graphics de olhos fechados, mas não havia começado a lê-las. Comecei acertadamente pela última: a edição dedicada ao Jeremias é tão linda quanto necessária. Antes de mais nada, deixo claro: sou negro. Então, do assunto que leva o subtítulo da obra e do tema sobre racismo, pode ter certeza que estou familiarizado. Não passei por todos os exemplos abordados pelo quadrinho, mesmo que saiba que não haverá surpresa se vir acontecer.

Sabe a parte em que Jeremias percebe o olhar desconfiado da moça que não quer sentar ao seu lado no ônibus? A parte em que um colega lhe zoa com um atributo físico específico? Quando os pais contam os episódios que sofreram de racismo? Ou ainda ao perceber que sua estética não se relaciona com aquilo vendido como belo? Algumas coisas eu não percebi na época que tinha a idade do Jerê, mas foi caindo a ficha como aconteceu com ele.

Um processo doloroso, que o roteiro trabalha com sensibilidade nos momentos em que Jeremias se depara com o assunto, principalmente a falta de exemplos com os quais pode se identificar claramente: a tal representatividade. Ou melhor, a falta dela, que como o Emicida diz lá na contra-capa: “a ausência de referências positivas nos rouba o direito de imaginar, estabelece um teto para nossos sonhos”.

No país em que os negros representam 54% da população, mas são 71% das vítimas de homicídio.... é louco que ainda há quem duvide da pressão desse teto sobre nossas cabeças. Eu dei sorte, ou ainda estou dando sorte de ter tido a possibilidade de enxergar outras referências, mas essa obra vem ajudar nesse trabalho de desmistificação do senso comum sobre o racismo (da “democracia racial”) e da visão engessada que o jovem negro pode criar de si ao também acreditar na violência simbólica (e física) que é submetido.
                      Last edited by Dylan Dog; 04-07-2018, 02:07 AM.

Comment

Quando li Machado de Assis na escola já não era mais criança.

PDF titio Maurício não deixa, mas toda biblioteca escolar deveria contar com alguns exemplares dessa obra.

Comment

Ótima historia, nao sou negro mas ja vi pessoas negras passarem por situações que o Jeremias (e seus pais) passaram. Historia super-sensivel e belamente contada.

Nota 8,5

Comment

Achei excelente que a construção do racismo na história é o racismo insidioso, "meio velado", o das pequenas coisas, o exato tipo de atitude e conduta que as pessoas costumam minimizar, colocar na conta do hábito e quando apontado chamar de "mimimi".

É muito relevante que se discuta esse viés do tema hoje em dia, pois antes eram comportamentos feitos de modo "natural", depois passaram a ser apontados e denunciados como o que efetivamente são e atualmente passam por uma tentativa constante de afirmação como algo "aceitável".

Não li todas as Graphics MSP, mas entre o que li e o que me recordo de premissa das demais concordo com o Muberen, foi a de temática mais relevante pra esses tempos.
                            Let´s put a smile on that face!!!

Comment

Working...
                            X