A história começa exatamente mostrando como a Lupe conseguiu sobreviver após cair naquela tormenta onde nem o Tex conseguiu encontrar o corpo dela, desmemoriada ela é acolhida por um eremita de nome Ricardo, filho de um poderoso rancheiro que não mede esforço para acabar com o campesinato local e aumentar suas posses, Ricardo por não concordar com as atitudes do pai e principalmente por este ter vendido como escrava a garota do qual o filho gostava, vai viver isolado nas montanhas, logo surge uma atração entre ele e Lupe, porém, Lupe não sabe que Ricardo é filho desse tirano e os dois partem numa trilha pra vingar a morte da antiga companheira de Ricardo. Ao chegar lá no rancho se sabe que o Tirano morreu e daí Ricardo se revela como filho do proprietário e decide tocar o rancho, Lupe então passa a levar uma vida como senõra mas não traindo suas raízes.
Conseguem localizar os filhos de Lupe, Ruben e Luz e todos vão viver felizes para sempre na grande propriedade, só que não é bem assim, aos poucos o Ricardo vai mostrando sua verdadeira natureza que em muitos pontos se parece com a do seu pai, logo uma vida de tristeza se abate sobre Lupe e ela deseja sair dali o quanto antes, principalmente após certos episódios, consegue fugir levando a filha e se junta aos guerrilheiros de Fernando Drigo, o outro filho infelizmente já tinha tido sua dose de lavagem cerebral por parte do padrasto e continua firme no rancho. Enlouquecido pela fuga da mulher logo o rancheiro parte para retaliação pra cima dos camponeses até que Lupe decide se entregar e vai viver como prisioneira.
Essa história tem algumas subcamadas interessantes, principalmente na ambígua forma do Ricardo enxergar as coisas, quer a mulher e os filhos mas ao mesmo tempo quer se impor no esquema patriarcal, sendo que a Lupe não aceita ser só uma mulher passiva, apaga da memória do filho dela as lembranças de um pai que lutava pela honra e liberdade mesmo sendo um pé rapado. É bem construída a forma determinante como a Lupe encara as coisas.
A difícil missão de se infiltrar no rancho para descobrir onde Lupe está trancada cabe a Kit Willer e Jack Tigre enquanto Tex e Carson vão acompanhando os movimentos de longe. A batalha para salvar a mexicana se dá dentro de um pequeno forte e após liberta e com a redenção do filho Ruben, chega a hora da Lupe ficar cara a cara com seu atual esposo e resolver o lance de uma vez, cavalga ao lado de Tex relembrando os velhos tempos,
Rapaz, esse negócio parece um filme de western com um roteiro meio romanceado, no bom sentido é claro, visto que a protagonista passa por muitas coisas ao longo da história. Os diálogos são brilhantes e é mesmo como se tivesse vendo um filme foda do Tex, ele levanta a bola do velho camelo como nunca vi: "Kit Carson, meu mestre e ranger incomparável, pra mim é como um irmão mais velho" (apresentando o velho pard para Fernando Drigo) "não é longe demais?" "está me estranhando, irmão? Posso acertar um alvo há duzentos metros!" (Jack Tigre encerrando o papo com Kit Willer antes da ação) "você tem muito caráter, cara Lupe... eu a admiro demais" ( um Tex sentimentalista e amolecido deixando claro que essa seria sua segunda escolha como companheira se os rumos não tivessem sido da forma como foi).
Uma trama bem legal que poderia ter se extendido um pouquinho mais para abordar de forma mais épica o embate final com o capataz Rodrigo, que é um filho da mãe da pior espécie, mas acho que mesmo assim saiu tudo na medida.

Comment