Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaliação] - Graphic MSP: Chico Bento - Arvorada

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Avaliação] - Graphic MSP: Chico Bento - Arvorada

Chico Bento - Arvorada

Publicada em:
    Abril de 2017
    Capa:
    Cartonada
    100 páginas coloridas em papel - creio - couché
    Roteiro e arte:
    Orlandeli

Em "Arvorada", Chico Bento leva uma daquelas lições que a vida de vez em quando dá na gente. Porque nem tudo pode ser deixado pra depois. (Retirado do Guia dos Quadrinhos).

Li esse quadrinho faz poucas semanas, e ele ainda está maquinando na minha cabeça. É uma trama simples: Chico deixa de acompanhar sua avó pra ver a folhagem outonal do Ipê-Amarelo, prometendo ver no próximo ano. Mas sua avó fica doente e ele começa a perceber que algumas coisas não podem ser deixadas pra depois...e que talvez sua avó não dure até a nova folhagem da arvore.

(Uma amostra da arte interna. Soberba.)

É interessante ver como o Chico lida com a doença da avó: primeiro ele não tem muita noção do que tá acontecendo, mas depois ele vê seus pais falando com o médico e percebe algumas frases da conversa que o lembram
    Spoiler!
    , o que deixa o garoto bem triste.
    O quadrinho tem passagens bem legais, desde a interação do Chico com a Rosinha (com destaque pro garoto explicando pra Vó Dita como se sente perto da menina) até uma visão do Chico (seria imaginação ou real?) dos mitos do folclore invadem o quarto da idosa. Surreal, com um final surpreendente.

Chico com Zé Lelé: Essa frase diz muita coisa.

Enfim, ao contrário da avaliação do Justiceiro onde eu falei e falei, aqui eu prefiro não me alongar mais, pra que aqueles que ainda não leram tenham uma experiência mais completa. Não são muitas as Graphics MSP dignas de nota assim, mas essa realmente se sobressai e fala alto ao coração.

Uma obra que fala de sentimentos, família e que se deve agarrar todas as oportunidades que der, sem deixar nada pra depois. Tudo isso com essa arte magistral do Orlandeli.

Precisa mais?

(A interpretação dos personagens do folclore no traço magistral do Orlandeli)

(Chico e Vó Dita. Aqui ele ainda não tinha entendido os ensinamentos dela. Mas vai entender.)
    Konshu não é meu Deus!

Re: [Avaliação] - Graphic MSP: Chico Bento - Arvorada

Sem brincadeira, eu acho essa a melhor MSP feita até hj. é simplesmente sensacional.
    Não vou me prolongar muito pq faz bastante tempo que li pela ultima vez, mas a história foi muito emocionante e mexeu bastante comigo, principalmente pq eu tinha acabado de sofrer a perda de uma pessoa bem próxima e ainda tava meio que naquele período de adaptação, quando você tem que levantar da cama pela manhã e encarar o fato de que uma parte da sua vida não tá mais lá.
    A forma como o chico tem que encarar as consequências das decisões dele é algo bem triste e ao mesmo tempo bem realista. A vida raramente tem finais felizes e teria sido um erro do Orlandeli dar um ao quadrinho.
    Enfim, puta quadrinho, emocionante pra caralho, chorei igual um filho da puta quando li e acho que sempre vai ter um significado especial pra mim.
    PS: releva minha pieguice, memórias bateram forte agora hahahaha
    Last edited by Senhor Milagre; 30-06-2018, 11:05 PM.

Comment

Eu estou hoje na mesma batida que você, Sr. Milagre.
      Li essa HQ este mês, que coincidentemente faz um mês que eu perdi minha avó materna.
      Por um lado, me arrependo de não ter ficado mais com ela, principalmente nesses últimos tempos. Por outro...ficam as lembranças de tudo que ela nos ensinou e da pessoa que ela era.
      Konshu não é meu Deus!

Comment

A morte é uma bosta, essa é a unica certeza que eu tenho.
        Acho que todo mundo em algum momento se arrepende de algo quando perde uma pessoa, mas pode ter certeza absoluta de que vc marcou a vida dela tanto quanto ela marcou a sua, e ela sabia disso... lá no fundo a gente sempre sabe quem ama a gente de vdd.
        infelizmente não da pra trazer as pessoas de voltas, mas a gente sempre pode manter elas aqui, enquanto lembrar de como elas fizeram a diferença nas nossas vidas.
        Enfim cara, desejo boa sorte pra ti.

Comment

Working...
        X