Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO] TEX #578 Jethro!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVALIAÇÃO] TEX #578 Jethro!

Tirando o atraso aqui dessa edição ainda de dezembro do ano passado (vamos tentar adiantar a leitura para encostar na que está nas bancas com o retorno da Lupe Velasquez)!!! Mas não poderia deixar passar em branco essa história bem acima da média com a temática girando em torno do racismo, Boselli escreveu um roteiro bem perspicaz para tocar em algumas feridas desse mal impregnado na alma de alguns sulistas norte americanos.

Jethro se prepara para o ajuste de contas final com Isaac Crane, um prepotente que almeja expulsar o negro de suas terras no Utah, enquanto as horas vão passando ele relata para seu filho um período de sua vida quando voltava para suas antigas terras no Mississipi pós guerra de secessão. Em seu retorno para as terras sulistas ele é acompanhado por Tex e Glenn Corbett, os três anteriormente haviam ajudado a salvar um forte no Texas de um ataque massivo dos Comanches ( conforme foi visto na épica história Os Heróis do Texas ou A Grande Invasão, Tex Ouro #83), com isso tanto Tex quanto o Corbett decidem dar essa força ao Jethro para que ele possa se reestabelecer no seu antigo lar.

As feridas da guerra estão impregnadas no solo sulista e os negros, mesmo com a abolição da escravidão após a vitória dos nortistas, poucos tiveram a oportunidade de uma vida digna, sendo tratados quase como animais e ainda perseguidos pelos klansmen da Ku Klux Klan que sob seus capuzes escondem os bem feitores do condado. Não demora para a barra começar a pesar assim que o trio coloca os pés no Mississipi, os três amigos se vêem mergulhados em uma espiral de violência onde o respeito e a dignidade em prol dos negros serão talvez conquistados através de chumbo calibre 45, coisa que o Tex e principalmente o Jethro tentam evitar.

Essa é a primeira parte de uma história dividida em dois capítulos, os roteiros do Boselli mostram maturidade para tocar na questão do racismo (talvez seja um dos melhores gibis do Tex a focar no assunto), mesmo a trama sendo quase toda em flashback ela é muito bem montada e você acaba até esquecendo que o Jethro ainda tem um ajuste de contas no presente da história. Outro personagem que brilha é o ex presidiário Corbetti que é um cara bem mais durão na maneira de lhe dar com as coisas a seu redor do que o Tex e o Jethro mas que após as batalhas no Texas desenvolveu um senso de lealdade para com os dois amigos acima de qualquer pecado do passado. Os desenhos do Mastantuono exalam uma perfeição em seu claro escuro e capta bem a mente suja de alguns sulistas que querem ferrar não só com negros, mas também com quem está ao lado deles, no caso Mr Willer.

De olho na cunhada.

Homens de bem aproveitando a chegada do trio para limpar a área de vez.

Continua.
    Last edited by Mountain Man; 02-06-2018, 01:56 AM.
    “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Re: [AVALIAÇÃO] TEX #578 Jethro!

Tex contra o racismo... . comprei e li aquelas edições de Tex Coleção (em casa vejo as edições) que tinha ele enfrentando a KKK, mas não me convenceu porque ao invés de meter bala ele PRENDE TODOS, coisa muito rara de se ver, ainda mais em histórias mais antigas.

Recentemente li a Tex Edição Histórica #104 onde mostra enfrentando mais um bando de racistas, mas tem umas coisas meio controversas lá

Vamos ver se essa nova roupagem da um tratamento melhor ao tema. Devo pedir quando tiver black friday da Myjus.

Em tempo, já li Tex #582 e O Retorno de Lupe é sensacional demais, se me permite devo abrir tópico de avaliação da história segunda-feira.

Comment

Opa, manda ver. Vou finalizar essa história e já emendo com a da Lupe.
      “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Comment

Adorei está pequena saga. Tex, ao lado de Jethro e Glenn, dariam boas histórias ainda, para quem está cansado dos velhos pards nas histórias de Tex.
        fórum FUMETTEIROS:
        http://fumetteiros.forumeiros.com/

Comment

Lembrando que o personagem Jethro veio de outra história do Boselli, historia essa presente em Tex Ouro 83, excelente historia inclusive.

Comment

Postado originalmente por Pedro Ribeiro Ver Post
            Lembrando que o personagem Jethro veio de outra história do Boselli, historia essa presente em Tex Ouro 83, excelente historia inclusive.
            Inclusive o Pato fez uma resenha bem legal dela mas NÃO teve a consideração de comprar o gibi com o Jethro, um dos personagens daquela aventura, vai entender.

http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...to-Ruy-Barbosa

Comment

Working...
            X