Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO] Condado de Essex - Jeff Lemire

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVALIAÇÃO] Condado de Essex - Jeff Lemire

Esse sem dúvidas foi um dos grandes destaques do que saiu por aqui no ano passado, o jovem Jeff Lemire se tornou um dos queridinhos do público brasileiro e sinônimo de qualidade em praticamente tudo que leva sua assinatura. A trilogia Condado de Essex foi lançado pela editora Mino em versão integral, numa edição com mais de quinhentas páginas, antes a editora já tinha lançado do mesmo autor a hq O Soldador Subaquático.

A obra O Condado de Essex é dividida em três álbuns, no primeiro, Contos da Fazenda, acompanhamos o jovem Lester, que após perder sua mãe, acaba indo morar com o tio em um dos ranchos do condado, o menino não se dá muito bem com o tio e retraído acaba se apegando aos seus quadrinhos, além de leitor ele também produz suas próprias hqs artesanais, o contato com Jimmy, um grandalhão dono de um posto de combustível vai fazer com que o jovem Lester acabe se soltando e esse se torna seu grande amigo. A trama mistura tanto fantasia, proveniente da imaginação do garoto, quanto o drama que o personagem está passando, além de dar o devido crédito aos quadrinhos como uma das maiores fontes de esperança e de sonhos para qualquer criança.

Na segunda história, Histórias de Fantasmas, acompanhamos a vida de dois irmãos, Vince e Lou, duas máquinas imbatíveis de um pequeno time de hóquei da cidade de Toronto, porém, mesmo o time indo bem e os irmãos chegando ao ápice de suas carreiras, alguns acontecimentos farão com que ambos se isolem um do outro, toda a história é narrada em primeira pessoa através das lembranças do Lou que já está um velhinho e é auxiliado pela enfermeira Anne. Há todo um cuidado tanto em narrar o passado quanto o presente do personagem Lou, difícil saber qual das duas linhas temporais é a mais tocante, o final dessa história é de fazer qualquer marmanjo suar pelos olhos.

Fechando a trilogia, temos Enfermeira do Interior, que vai narrando o dia a dia de Anne, a mesma que cuidava do Lou da última história, é nesse conto que temos toda a trama amarrada e como as vidas de todos os personagens que foram apresentados são interligadas de maneira magistral pelo autor. Nessa terceira parte temos o desfecho do Lester com o seu tio e seu pai "desconhecido", sabemos da morte do Lou e como a Anne era apegada à ele, mesmo sendo um velho ranzinza, e o papel da própria Anne no Condado dando continuidade há um ciclo iniciado há muito tempo atrás no papel de sua avó. Cada um desses desfechos vão influenciado diretamente as outras tramas.

As duas primeiras histórias são bem emotivas, em especial a segunda com os irmãos Vince e Lou, o Lemire sabe como fazer um enredo tocande sem ser piegas, é a própria vida narrada em forma de quadrinhos, sua arte disforme consegue a proeza de passar o sentimento das páginas, os personagens são bem construídos, o próprio Jimmy é um dos exemplos: a maneira dele falar com o Lester, de soltar os palavrões, tudo da forma mais natural possível, uma figuraça. O hóquei é bastante abordado como uma sina familiar, o sonho de brilhar no esporte e os duros golpes que a vida dá até esse sonho virar apenas uma lembrança guardada numa caixa velha.

A edição da Mino ainda apresenta alguns extras realmente interessantes, histórias complementares mas não menos brilhantes, como a do clube de boxe, materiais promocionais, esboços, um monte de coisa bacana, e se percebe o quanto o Lemire gosta e tem carinho pelos personagens que criou para sua obra. Apesar de alguns pequenos erros de revisão, esses não tiram o brilho da edição. Vale cada centavo investido.

Last edited by Mountain Man; 29-05-2018, 02:08 AM.
    “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Re: [AVALIAÇÃO] Condado de Essex - Jeff Lemire

Tenho esse importado e realmente é muito bacana, uma leitura bem prazerosa.

Comment

Eu não achei nada demais. Coloquei na pilha de releitura para dar mais uma chance.

Comment

Tá na minha lista, só falta o $, dele só tenho o Soldador (que ainda não li) mas é curioso como do nada ele virou o queridinho dos brasileiros, saindo quase tudo dele aqui
        Vendo, frete por conta do comprador, registro módico, Rio de janeiro retira em mãos, mais barato que no Mercado Livre! Sandman!! Salvat!! Vingadores!! Blu-ray!! Animal Man!! Sin City!! Liga Extraordinária!! American Gods!!! CHM!! http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...y!1Q84!SANDMAN!

Comment

A segunda historia é realmente de tirar agua dos olhos... É impossível ler sobre a vida do Lou e não se perguntar "que caralho eu to fazendo da minha vida? Será que tem algo que eu poderia mudar agora? Será que todas as coisas que me incomodam e que eu sempre digo que uma hora vai passar, vão mesmo passar?"
          Me senti triste, me senti incomodado, me senti perdido e desorientado... Me senti sozinho enquanto lia...
          Enfim, puta gibi e uma das minhas melhores leituras de 2017.
          aliás esse post me lembrou que já ta na hora de reler o gibi e ver se ele me incomoda da mesma forma que me incomodou antes (a segunda história especificamente), se incomodar o negócio é continuar tentando mudar a vida até o momento que não incomodará mais (como os amigos foristas podem perceber o quadrinho realmente mexeu comigo)
          Last edited by Senhor Milagre; 30-05-2018, 01:13 PM.

Comment

Working...
          X