Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO] UMA Vida Chinesa vol. 1 O tempo do pai

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [AVALIAÇÃO] UMA Vida Chinesa vol. 1 O tempo do pai



    Esse gibi foi lançado em 2015 e estava aqui parado na pilha de leitura, soubesse que era tão foda teria passado na frente há mais tempo. Escrito em colaboração entre o roteirista Philippe Ôtié e o ilustrador Li Kunwu, esse primeiro volume mostra um relato biográfico de como foi a infância desse último na China no período do Mao Tsé-Tung.

    O gibi faz parte de uma trilogia que vai desde 1949 até os dias atuais, e nesse primeiro volume o trunfo é justamente mostrar a coisa toda e como ela afetou a vida dos chineses nas diferentes camadas sociais, tudo pela ótica de uma criança outrora deslumbrada pelas ações do Grande Timoneiro Mao. Como cada tentativa imposta na sociedade para revolucionar o país acabava dando em sérias consequências, a ponto da China esquecer de suas próprias raízes históricas e culturais, ou o povo definhar na miséria achando que o regime estava levando o país para frente. O leitor mergulha numa expiral de acontecimentos numa experiência altamente imersiva, o estranhamento da arte do Li Kunwu logo fica em segundo plano e o que se vê é mais uma forma crua de tratar o período narrado no quadrinho sem virtuosismo estético ou planfetarismo, apenas adentrando em suas memórias de um tempo já um pouco longe que remete aos causos mais absurdos possíveis, num vislumbre bastante impactante.

    Legal que mesmo a leitura sendo bem realista o autor também não sai polemizando, ao mesmo tempo que dá pra gerar interessantes debates e questionamentos, achei bem dosado nesse ponto e recomendo a leitura, o trabalho da Martins Fontes está bem bacana, apenas com algumas páginas que mostram um pouco de pixels nos desenhos dos quadrinhos mas nada demais, só para olhos atentos, a adaptação também deve ter dado um bocado de trabalho pra tradutora, além de que em várias páginas há notas de rodapé com a escrita original em chinês de frases ou nomes de movimentos bastantes conhecidos da época relatada.

    É o tipo de obra que dá pra deixar de cara não só quem curte quadrinhos, mas qualquer um que aprecia uma boa leitura. Atualmente foi lançado os três volumes juntos em um box.

    Last edited by Mountain Man; 09-05-2018, 01:42 AM.
    “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

  • #2
    Re: [AVALIAÇÃO] UMA Vida Chinesa vol. 1 O tempo do pai

    Acabei de comprar o box.

    Voltarei para avaliação.

    Enviado de meu SM-G955U1 usando o Tapatalk

    Comment


    • #3
      Re: [AVALIAÇÃO] UMA Vida Chinesa vol. 1 O tempo do pai

      Esse gibi é um dos melhores que já li, devia ser leitura obrigatória nas escolas. É o tipo de história que ajuda quem leu a se tornar um ser humano melhor.

      Comment


      • #4
        Re: [AVALIAÇÃO] UMA Vida Chinesa vol. 1 O tempo do pai

        Gibizaço. Os 3 são fodas.

        Comment

        Working...
        X