Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO]Lendas do Universo DC: Novos Titãs Vol.11 - Nem a DC sabe quem é Donna Troy

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVALIAÇÃO]Lendas do Universo DC: Novos Titãs Vol.11 - Nem a DC sabe quem é Donna Troy

Quem realmente é Donna Troy? Por muito tempo, os Novos Titãs lutaram contra essa questão. mas agora, ou eles decifram o enigma, ou o futuro da humanidade pode estar em risco diante de uma ameaça com bem maiores que os da equipe! (The New Titans 50-55).
    O fascínio - ou seria fetiche? - de Marv Wolfman em querer explicar a Donna é talvez a coisa mais intrigante dos quadrinhos.

Francamente, achei todo esse arco uma total e desnecessária complicação de algo que deveria ser simples. Qualquer fã da DC já sabe a história: Donna existe porque algum editor burro na DC não sabia que a Moça Maravilha era uma versão mais jovem que interagia com a Diana "porque gibis" e pensou que era sidekick. Se não fosse isso, provavelmente teriam usado a Supergirl como membro feminino da equipe e não estaríamos tendo essa conversa.

Enfim, desde antes de revolucionar a equipe ao lado de Perez, Wolfman já mexia no vespeiro da origem da personagem. O uniforme clássico de Moça Maravilha que ela usava até então veio de uma história dele ainda na época da era de prata.

Depois de uma história sólida - ainda que eu tenha achado meio novelesca - Wolfman é levado a mexer de novo na história da personagem já que por alguma razão ilógica a Mulher Maravilha agora seria uma heroína iniciante num universo que Super e a morcega já tem um tempinho de estrada. Eu realmente não entendo como alguém que puxou todo o lance da crise, trabalhou com tanto afinco, tudo só pra simplificar as coisas, acaba deixando isso acontecer. Você pode até botar na conta dos editores, mas do jeito que Titãs era um título popular na época e do jeito que Crise teve um bom desempenho, vocês acham mesmo que ele não teria convencido os chefes de que a mudança na MM daria ruim?

A solução pra tentar encaixar Donna na nova cronologia é um verdadeiro rocambole de coisas malucas e explicações complicadas. Por mais que eu goste da minha cota disso aí - afinal é pra isso que eu leio gibi - me parece muito contraprodutivo considerando o que eles tentaram vender com a "nova DC".

No final esse imbroglio da Donna é apenas uma prova que a Crise só não funcionou por vaidades. Vaidades da DC de ceder as vaidades de Wolfman e dos escritores da morcega de "vão rebootar tudo mesmo o meu que vende bem". Vaidade de colocar "Novos Titãs criados por Marv Wolfman e George Perez" que é um insulto ao Bill Finger, o mesmo que muitos autores já vieram choramingar chamando a DC de malvada por não creditar (isso sempre vai me irritar não importa o que os apologistas argumentem contra). Vaidades dos caras que acharam que Hawkworld tinha que ser colocado pro presente. Atenderam a vaidade dos fanboys da Legião que queriam aquelas histórinhas do jovem Clark como Superboy ainda valessem ao invés de simplesmente aceitarem a costurada de usarem o Mon-El.

Sobre a história em si, algumas partes são bem contadas e tal. Não dão pra comparar com as anteriores já que a Panini meio que dá um salvo - afinal Lendas é temática de desenhista e que se explodam quem não entendeu a Ravena ressuscitada de vestido branco e o Danny Chase, o proto-Damian Wayne que deu errado - mas olhando só como arco separado... De boa, é muito abaixo do que Wolfman e Perez já fizeram. Tem até as coisitas que fizeram a série ser popular e tão amada mas no geral pra mim, quando se tira o impacto disso pra Donna, pareceu só mais uma história dos Titãs. Abaixo de coisas como o arco da vingança do Mutano, o team-up com os Omega Men ou Terror de Trigon. A transição da Donna pra Troia de longe tem o mesmo peso e importância de Dick!Robin pra Asa Noturna ou WallyBranquelo!KidFlash pra Flash. Me pareceu apenas a tentativa de tentar a repetir a fórmula do Asa - incluindo um uniforme carnavalesco do George Perez - mas de longe sem ter o mesmo impacto. Afinal, a história só existe porque... A Mulher Maravilha agora é iniciante e tem que se explicar a Donna.

De lado positivo, a arte do Perez continua ótima como sempre.

No geral, a história é boa mas pra mim ela não funcionou lá muito bem (desculpa, Pip). Ela pra mim só ilustrou os problemas que a Crise criou quando... Quis resolver problemas.

Bom título
    O MBB PRECISA DE VOCÊ. AJUDE A MANTER O SEU LAR!!!

Comment

Aqui se inicia o começo do fim para Donna. Uma personagem que teve um bom desenvolvimento no pré-crise,as que no pós só foi ladeira abaixo.

Essa história tenta explicar sua nova origem, devido à situação da Diana, mas não é eficaz no que se propõe. É bem escrita, otimamente desenhada (afinal é do Perez que estamos falando), masa nem chega aos pés da sensacional Quem é Donna Troy?

Ainda iriam remexer mais na Origem da Donna, com dição do Anjo Negro, Hipertempo, etc, ou seja uma lambança só.

Nada disso seria necessário se houvesse pulso editorial forte na DC, com a Diana endo fundadora da Liga, surgindo basicamente na mesma época do Clark e do Burce, etc.
      Meu blog: http://fortalezadokal.blogspot.com.br/

Comment

Eu até perdoo o BYRNE! não só pela virtude de ser o BYRNE! mas também porque pelo menos ele tentou arrumar a bagunça reconectando a Donna à mitologia da MM. Pode não ter sido a melhor saída mas considerando que a bucha com que ele teve que lidar, foi uma solução digna e o respeito muito por isso.

Postado originalmente por kalsergio Ver Post
        Nada disso seria necessário se houvesse pulso editorial forte na DC, com a Diana endo fundadora da Liga, surgindo basicamente na mesma época do Clark e do Burce, etc.
        Perfeito.

Eu realmente não entendo como os editores acharam que isso seria uma boa ideia ou que iria funcionar. Pior que foi mais uma das coisas que simplesmente criou problemas que a Crise tinha a intenção de resolver.

Comment

Também não entendi esse lance de fazer Diana surgir depois da galera toda. Porra, aquele recomeço dela dava muito bem pra ser uma espécie de Ano Um/Dois ou Mulher de Aço,recontando os início dela nos tempos atuais da época e tendo os saltos cronológicos como os outros até amarrar.

Agora isso da Moça-Maravilha ter sido a versão garota da Diana e não uma sidekick, não sabia. Li a Teen Titans lá do início do grupo e ela citava ter sido encontrada bebê pela Diana num incêndio e ter sido levada pra Ilha Paraíso.Sempre achei ter sido isso mesmo mas nunca mostrada. Aquele conto do Quem é Donna Troy teria sido eita pra isso e dar uma aprofundada.

Com essa nova origem pós-Crise, já que deram uma costurada aí, pra quê mexeram nela de novo? Puta ideia de jerico.

Comment

Postado originalmente por DetonatorOrgun Ver Post
            Agora isso da Moça-Maravilha ter sido a versão garota da Diana e não uma sidekick, não sabia. Li a Teen Titans lá do início do grupo e ela citava ter sido encontrada bebê pela Diana num incêndio e ter sido levada pra Ilha Paraíso.
            Então, lá na época da era de prata, o Robert Kanigher, roteirista de longa data da amazona, fez um lance tipo o conceito original do Superboy: mostrando aventuras/feitos da Diana na Ilha Paraíso quando era adolescente. Depois, ele e a DC fizeram uma história que se não me engano se chamava "Contos Impossíveis" mostrando o team up da Diana com essa versão adolescente e também com a versão bebê (Wonder-Tot no original).

Na época dos titãzinhos, o Bob Haney ou quem quer que deu a ideia de usar a Moça Maravilha deve só ter visto uma capa ou uma página qualquer e pensado que a Moça Maravilha era sidekick da Diana - o que convenhamos não é uma conclusão ilógica se o cara só viu uma capa/página sem ler o conteúdo. Isso levou à inclusão do grupo na história.

Mas aí depois que viram que pisaram na bola e seria esquisito ter a Diana - ainda que uma versão adolescente - com heróis juvenis e na mesma linha de tempo de sua versão adulta, fizeram essa costurada com a origem citada em "Quem é Donna Troy?"

Comment

Postado originalmente por Spider-Phoenix Ver Post

Então, lá na época da era de prata, o Robert Kanigher, roteirista de longa data da amazona, fez um lance tipo o conceito original do Superboy: mostrando aventuras/feitos da Diana na Ilha Paraíso quando era adolescente. Depois, ele e a DC fizeram uma história que se não me engano se chamava "Contos Impossíveis" mostrando o team up da Diana com essa versão adolescente e também com a versão bebê (Wonder-Tot no original).

Na época dos titãzinhos, o Bob Haney ou quem quer que deu a ideia de usar a Moça Maravilha deve só ter visto uma capa ou uma página qualquer e pensado que a Moça Maravilha era sidekick da Diana - o que convenhamos não é uma conclusão ilógica se o cara só viu uma capa/página sem ler o conteúdo. Isso levou à inclusão do grupo na história.

Mas aí depois que viram que pisaram na bola e seria esquisito ter a Diana - ainda que uma versão adolescente - com heróis juvenis e na mesma linha de tempo de sua versão adulta, fizeram essa costurada com a origem citada em "Quem é Donna Troy?"
              Valeu. Mais um conhecimento adquirido sobre essa equipe maravilhosa.

Comment

algumas das matérias desse link falam mais sobre, valem a leitura http://www.terrazero.com.br/?s=avent...poss%C3%ADveis
                site pessoaltwitterinstagram

Comment

desculpa, Pip
                  tudo bem, eu curto essa historia porque é a primeira q eu li dos Novos Titas, la em 1989. como disse o sabio, "é a sua própria punheta que vale".

Comment

Working...
                  X