
Quem realmente é Donna Troy? Por muito tempo, os Novos Titãs lutaram contra essa questão. mas agora, ou eles decifram o enigma, ou o futuro da humanidade pode estar em risco diante de uma ameaça com bem maiores que os da equipe! (The New Titans 50-55).
Francamente, achei todo esse arco uma total e desnecessária complicação de algo que deveria ser simples. Qualquer fã da DC já sabe a história: Donna existe porque algum editor burro na DC não sabia que a Moça Maravilha era uma versão mais jovem que interagia com a Diana "porque gibis" e pensou que era sidekick. Se não fosse isso, provavelmente teriam usado a Supergirl como membro feminino da equipe e não estaríamos tendo essa conversa.
Enfim, desde antes de revolucionar a equipe ao lado de Perez, Wolfman já mexia no vespeiro da origem da personagem. O uniforme clássico de Moça Maravilha que ela usava até então veio de uma história dele ainda na época da era de prata.
Depois de uma história sólida - ainda que eu tenha achado meio novelesca - Wolfman é levado a mexer de novo na história da personagem já que por alguma razão ilógica a Mulher Maravilha agora seria uma heroína iniciante num universo que Super e a morcega já tem um tempinho de estrada. Eu realmente não entendo como alguém que puxou todo o lance da crise, trabalhou com tanto afinco, tudo só pra simplificar as coisas, acaba deixando isso acontecer. Você pode até botar na conta dos editores, mas do jeito que Titãs era um título popular na época e do jeito que Crise teve um bom desempenho, vocês acham mesmo que ele não teria convencido os chefes de que a mudança na MM daria ruim?
A solução pra tentar encaixar Donna na nova cronologia é um verdadeiro rocambole de coisas malucas e explicações complicadas. Por mais que eu goste da minha cota disso aí - afinal é pra isso que eu leio gibi - me parece muito contraprodutivo considerando o que eles tentaram vender com a "nova DC".
No final esse imbroglio da Donna é apenas uma prova que a Crise só não funcionou por vaidades. Vaidades da DC de ceder as vaidades de Wolfman e dos escritores da morcega de "vão rebootar tudo mesmo o meu que vende bem". Vaidade de colocar "Novos Titãs criados por Marv Wolfman e George Perez" que é um insulto ao Bill Finger, o mesmo que muitos autores já vieram choramingar chamando a DC de malvada por não creditar (isso sempre vai me irritar não importa o que os apologistas argumentem contra). Vaidades dos caras que acharam que Hawkworld tinha que ser colocado pro presente. Atenderam a vaidade dos fanboys da Legião que queriam aquelas histórinhas do jovem Clark como Superboy ainda valessem ao invés de simplesmente aceitarem a costurada de usarem o Mon-El.
Sobre a história em si, algumas partes são bem contadas e tal. Não dão pra comparar com as anteriores já que a Panini meio que dá um salvo - afinal Lendas é temática de desenhista e que se explodam quem não entendeu a Ravena ressuscitada de vestido branco e o Danny Chase, o proto-Damian Wayne que deu errado - mas olhando só como arco separado... De boa, é muito abaixo do que Wolfman e Perez já fizeram. Tem até as coisitas que fizeram a série ser popular e tão amada mas no geral pra mim, quando se tira o impacto disso pra Donna, pareceu só mais uma história dos Titãs. Abaixo de coisas como o arco da vingança do Mutano, o team-up com os Omega Men ou Terror de Trigon. A transição da Donna pra Troia de longe tem o mesmo peso e importância de Dick!Robin pra Asa Noturna ou WallyBranquelo!KidFlash pra Flash. Me pareceu apenas a tentativa de tentar a repetir a fórmula do Asa - incluindo um uniforme carnavalesco do George Perez - mas de longe sem ter o mesmo impacto. Afinal, a história só existe porque... A Mulher Maravilha agora é iniciante e tem que se explicar a Donna.
De lado positivo, a arte do Perez continua ótima como sempre.
No geral, a história é boa mas pra mim ela não funcionou lá muito bem (desculpa, Pip). Ela pra mim só ilustrou os problemas que a Crise criou quando... Quis resolver problemas.
Comment