Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Armazenagem dos quadrinhos/ cuidados com a coleção.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Armazenagem dos quadrinhos/ cuidados com a coleção.

Acredito que a maioria armazene as Hqs nas estantes.
    Qual a opiniões de vocês sobre outras formas de armazenagem?
    Como gabinetes de aço e revisteiros ?
    Ou as estantes são a forma definitiva de guardar quadrinhos?

Lembro de um vídeo que o vocalista do skid row mostrava os gibis em um armário de aço aprova de fogo e falava ´´ se acontecer um incêndio meus quadrinhos vão estar salvos``

Resultado de imagem para comics collection

90% da minha coleção, guardo em caixas organizadoras (de plástico, e com tampa), geralmente com capacidade entre 60 e 80 litros. E então vou empilhando, e adiciono um adesivo (tanto nas tampas como na lateral das caixas) com uma codificação (geralmente duas letras e 4 números), que me facilitam saber o que tenho dentro de cada caixa. Tudo devidamente organizado em um quarto que uso como biblioteca. E os outros 10% da coleção, guardo em um armário de aço com chave. Mas nesse armário, apenas materiais mais raros ou que tenham algum valor afetivo.

Comment

Os encadernados eu guardo numa estante com porta de vidro. Não coloco dentro de sacos plásticos, pois com o tempo esse material gruda nos logos e ilustrações com relevos plastificados das capas e pode arrancá-los se tirados da embalagem.

Já os mensais grampeados (desde os formatinhos da Abril até os poucos que ainda compro) guardo todos plastificados dentro de um grande baú de madeira.
      DIGITAL ART: https://www.instagram.com/eduardo.spicacci.art/

sigpic

Comment

Guardo todos encadernados em estantes com portas de vidro. Os gibis com lombada canoa guardo em caixas plásticas pra sapato, mas o problema é que possuem tamanhos muito diversos, já que a maioria é independente, daí fica ruim de organizar.

Comment

Tenho uma dúvida: ar condicionado deixa o ambiente mais úmido ou seco? Ou depende da temperatura?

Comment

Postado originalmente por luizsidi Ver Post
            Tenho uma dúvida: ar condicionado deixa o ambiente mais úmido ou seco? Ou depende da temperatura?

O ar condicionado subtrai partículas de água do ar, ou seja, ele deixa o ambiente mais seco...
            DIGITAL ART: https://www.instagram.com/eduardo.spicacci.art/

sigpic

Comment

Postado originalmente por Corinthiano Ver Post

O ar condicionado subtrai partículas de água do ar, ou seja, ele deixa o ambiente mais seco...
              Obrigado.

Comment

Postado originalmente por luizsidi Ver Post
                Como já foi dito, fica mais seco, mas se a coleção fica logo abaixo do AC, ou se ficar extremamente perto, o efeito pode ser o oposto. Se bem que no meu caso, o problema foi que deixei algumas caixas encostadas na mesma parede onde tem meu AC. E dito e feito, no tampão das caixas juntou um monte de umidade. Mas não chegou a estragar nem nada.

Comment

Porra, o aparelho de ar condicionado precisa estar resfriando para condensar ar no exterior, portanto retira umidade do interior. Não é preciso ser engenheiro da NASA pra chegar a essa conclusão.

E ficar parte do dia ligado e depois desligado definitivamente não é bom pra papel. O mais importante é estabilidade da temperatura. A oscilação é pior do que baixar a umidade e depois subir com frequência. Qualquer museu sério mantém aparelhos de ar ligados o tempo todo e usam dessecadores para regular o percentual de umidade do ar e mantê-lo baixo e estável.

Se alguém acha que a coleção da Panini vale mais que a Mona Lisa, recomendo manter o ar condicionado ligado 24 horas por dia.

Comment

Pelo que li, vale a pena investir em embalagens plásticas para tudo, exceto encadernados capa dura com aquele papel brilhante. É importante folhear todas as suas revistas de tempos em tempos também, deixá-los longe de umidade (incluindo paredes que são divididas com banheiro ou cozinha) e do sol.

Comment

Teve um canal que falou que é lenda isso do plastico com capa dura.
                      Tenho uns livros de rpg que ficam no plastico e nada aconteceu.
                      para ocorrer alguma transferência tem que tá com a temperatura alta.

Tava afim de arrumar um revisteiro desse só para melhorar o visual.
                      minha Coleção as mensais ficam em pé nas caixas de papelão e de arquivos.
                      tpb em gaceteiro de plastico empilhados, os capas duras comecei a guardar no guarda roupa.

Comment

Sobre sacos plastico e capa dura vi um vídeo falando que era mito. E alguns capas duras que deixei com saco e empilhados não tiveram esse problema de capa ser danificada.
                        Tenho esse livro de RPG que tem verniz localizado na carcaça e na lua, guardado em saco e empilhado e nunca sofreu dano pelo armazenamento. Também guardava dessa forma os justiceiros do Jason Aaron.

Uma duvida encontrei na loja da minha tia sacos plásticos ,que armazenavam sandálias , cabem o formato americano . Alguns estão com aroma de tuti fruti , pergunto se corre risco do cheiro passar para as mensais?
                        Queria aproveitar esses sacos pois vão para o lixo ou recolherem as fezes do cachorro da minha tia. Queria dá um fim mais nobre.

Comment

Eu li em algum lugar que isso de problema em capa dura com plásticos era nos primórdios. Por causa do material feito. Que foi mudada há anos e isso não ocorre mais.

De qualquer modo, eu uso plásticos pra elas,mas corto na altura do pé.Ficando aberta na parte de baixo e ainda faço furos aleatórios. Então sempre entra ar, pro capa dura respirar. Tenho capa dura há 3 anos nessa forma e tudo bem.

Comment

Qual a loja vocês costumam comprar saco plástico para os quadrinhos?

Comment

Em uma papelaria vende sacos para serem usados como páginas de pasta portfólio, mas são maiores que o formato americano. Você pode dobrar para ajustar o tamanho e prender com durex.
                              Em lojas de embalagens plásticas deve ter de outros tamanho.

Comment

Working...
                              X