Os segredos começam a ser revelados. Após vencer os X-Men, Logan aprenderá o que a organização Soteira e sua líder Perséfone pretendem. e assim, ele terá de tomar uma importante decisão! Ele é um herói? Um matador? Ou um monstro? Quem é o verdadeiro Wolverine?! E ainda: Mais contos do passado do Wolverine, em um encontro com Wendigo e uma batalha contra o Poderoso Thor! Além de um vislumbre do futuro do Carcaju!
(Return of Wolverine 4-5, Wolverine: Wendigo!)
Minisséria especial mensal
Formato americano (17 x 26 cm)
112 páginas
Papel couché
Capa cartão, lombada canoa
R$ 19,90
Distribuição nacional
--------------------------------
Às vezes eu passo um tempo sem escrever um review decente de HQ e me pergunto se é por conta dessas trasheiras pouco inspiradoras que leio..., demorei um tempo apenas para abrir tópico, um trabalho da porra, e pra quê? Pra dizer que o gibi não é lá essas coisas... . Aqui temos a conclusão do retorno do Wolverine que compete com o retorno do Quarteto Fantástico do Dan Slott para o mais DESINTERESSANTE E SEM EMOÇÃO de todos os tempos. Acho que o do Quarteto ainda ganha.

No gibi anterior o Wolverine tava pra entrar numa briga feroz contra os X-men, aí... REVERTENDO TODAS AS EXPECTATIVAS... PRA PIOR, o Charles Soule já mostra o que aconteceu APÓS A LUTA. Ah, mano, vai tomar no cu... . A gente vê a dr.a Ana falando que o Wolverine salvou a galera lá da cidade da tal da Pérsefone, mas que pra PARAR O WOLVERINE foi necessário um monte de gente morrer. Uops. Depois disso é revelado a Logan as maravilhas de não se poder morrer. O plano da Perséfone é basicamente transformar todo ser humano na Terra num super-herói da Marvel, mas apenas nesse quesito onde a morte é uma porta giratória de volta a vida.

Cara, que porra de história mais merda. Baita decepção, e pior de tudo que a edição anterior até que empolgou um pouco. O plano da Perséfone é matar todos na Terra pra trazer de volta a vida como cascas do que foram, pessoas que um dia viveram e continuar a apenas fazer suas funções básicas como se nada tivesse acontecido. Só em Dylan Dog deve ter uns três gibis com o plot semelhante. O gibi acaba anti-climático pra caralho onde o grande desafio do Wolverine é matar capanga sem nome e ameaçar uns cientistas popote de fofolete. No final o Wolverine pede uma cerveja e volta aos X-Men. É sério.

"A Morte do Wolverine" já é um gibi pra lá de preguiçoso, não traz nada de novo na balança e fica na cara que é só aquela pegadinha pra vender gibi. DUVIDO MUITO que o Charles Soule foi bater na porta do editor pra trazer essa grande ideia inovadora... . Aí eu não culpo nem muito o Soule, mas PORRA quando fizeram isso parece que o filha da puta tava CRENTE que seria outra pessoa a escrever o retorno e coube a ele mesmo. Que BELLA saga essa da morte e retorno do Wolvereca.... .
:no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/14057316/IMG_1310.jpg)
Na arte, esse Declan Shalvey já foi melhor, hein? Mais inspirado. Aqui o cabra faz qualquer coisa nuns ângulos pra lá de desinteressantes. Acho que o Declan Shalvey pra brilhar mesmo precisa de um escritor igual ao Warren Ellis que o diga o que fazer, porque os trabalhos dele depois foram do medíocre a esse esquecível "O Retorno do Wolverine". Em meio a tanta desgraça, o Steven Mcniven é quem realmente brilha, com seu estilo querendo emular um Barry Windosor-Smith. Sai daí, Steve, que esse povo não te merece.

Pra completar o gibi e justificar os 20 reais cobrados por pouco mais de 100 páginas, a Panini enfiou o especial Wolverine: Wendigo! escrito pelo FRANK TIERI! E olha...., considerando de quem é e os recursos utilizados, não é uma história ruim não. Narra o encontro infortúnio de uma equipe de filmes de produção duvidosa com a criatura mítica. Dá pra dar uma risada quando o Wendigo pega um cabra fantasiado pensando ser a fêmea da espécie... . Arte também boa de Paul Gulacy se esforçando pra retornar a antiga glória. O gibi acaba com o encontro entre Wolverine e Thor lançado originalmente em formato digital. Também escrito pelo mesmo Tieri, só que esse é só estúpido mesmo. Arte de Paco Diaz, passável.

Olha, se por um lado não dá pra criticar a Panini por querer enfiar o máximo de histórias do Wolverine possível para o gibi ficar tão encorpado como as quatro primeiras edições, por outro não dá pra não falar do preço um tanto alto por pouco mais de 100 páginas de história. Esse formato é MUITO CARO e o leitor precisa ficar atento pra não comprar umas merdas dessa só na curiosidade. O gibi não é de todo mal, mas COM CERTEZA NÃO VALE OS 40 REAIS. E olha que tem maluco que comprou a mini inteira. Fiquei sem saber como o Logan saiu do adamantium que estava desde a Morte dele, mas quem se importa? Com certeza saber disso não vale 20 reais...
Comment