O fator de cura do Velho Logan vem enfraquecendo misteriosamente. Sem a ajuda da perigosa droga farmacêutica chamada de Regenix para amplificar seu fator de cura, o velho carcaju precisará dar tudo de si na revanche contra o Maestro. O fim está próximo. Adamantium vs. Gama! É a última edição de O Velho Logan!
(Old Man Logan 48-50)
Revista mensal
Formato americano (17 x 26 cm)
72 páginas
Papel couché
Capa LWC, lombada canoa
R$ 12,90
Distribuição nacional
-------------------------------
Meu deus, como eu sou verme... . Nem comprava mais esse gibi e resolvi comprar a edição anterior por pura curiosidade e peguei esta, já sabendo que seria a última, pra dar uma sacada na história. E por incrível que pareça é uma história boa. Não é nada que vá mudar para sempre o leitor de quadrinhos, mas é algo que entrega o que promete. É uma pena que prometa tão pouco.

A história começa mostrando como uma cidade no meio do cu do mundo fica aterrorizada por algo até então desconhecido. Aí o Logan Velho vai até o local (provavelmente levado pelas investigações do Pigmeu, também mostrados na última edição) e entra na cidade para acabar com a depravação e perversidade que o Maestro está causando a cidade. Eu não li o primeiro encontro entre os dois personagens, inclusive o Maestro NÃO É a versão do Hulk que o Wolverine enfrenta em Velho Logan, a série original. Quem quiser conferir esse angu vai ter que correr atrás das edições #25 a #27 de O Velho Logan da Panini, também escrito pelo Ed Brisson. Na verdade, o que mais me fez conferir esse gibi foi o roteiro escrito pelo Ed Brisson mesmo, que já fez ótimos trabalhos em Punho de Ferro e Cable.

alguns escravos parecem estar mais a vontade do que outros
Caras, o que mais me chamou a atenção foi a total ESCROTIZAÇÃO que o Maestro preperta na cidade. O Maestro constrói uma lógica, e aí vai o mérito do Brisson em mostrar, onde foi muito vista em regimes totalitários, onde a vida humana não vale nada para os governantes. Em determinado momento dois dos guardas que estavam sendo julgados um deles ACUSA o outro de ter deixado o Logan entrar na cidade. Eles SE TRAEM PARA SALVAR A PRÓPRIA PELE frente a um tirano. E isso por si só eu achei SENSACIONAL DEMAIS numa porra de gibi infanto-juvenil. Coisas assim você só entra em contato com obras mais pesadas, quando vê um Salò, por exemplo, ou vê em filmes de quedas de regimes nazista, como em A Queda, onde a esbórnia andava solta e depois os nazistas começaram a se matar uns aos outros tentando achar um culpado interno. Ou até mesmo no excelente filme Calígula, onde o imperador brincava com a vida das pessoas como se brincava com moscas.

Achei isso MUITO FUDEROSO, e acho que um cara como o Brisson é sagaz o suficiente para ter criado esse ambiente propositalmente. Afinal de contas, se formos ler o SEMINAL Futuro Imperfeito de onde o Maestro foi retirado é exatamente isso que vemos. Um rei totalitário que brinca com a vida dos outros ao seu bel prazer. Que o Estado representado na figura forte do Maestro dispõe de seus cidadãos de acordo com sua vontade. Talvez um dos maiores medos da raça humana em gibis de super-heróis é serem dominados por um super-humano que pode fazer virtualmente tudo. Brisson deixa isso muito mais claustrofóbico e crível quando reduz isso ao universo de uma pequena cidade e ainda teve o requinte de cuidadosamente inserir os elementos que farão com que o leitor SE IMPORTE com os coadjuvantes, como foram nas cenas iniciais.

Afora todo esse substrato do gibi, o que a gente tem aqui é o Velho Logan fazendo idas e voltas para derrotar o Maestro. Na verdade, dada a situação que se encontra a cidade, fica até REVOLTANTE o Logan não ter buscado reforços para derrotar o monstro, uma vez que a penúria a qual elas passam é retratada de maneira adequada. Uma vez liberto pelos cidadãos que já haviam perdido tudo que mais prezaram para o tirano, Logan ainda comete outra de suas incompetências e deixa perder um soro que seria a sua chance de derrotar o monstro. Depois que esses mesmos cidadãos já alquebrados pelas atrocidades do Maestro conseguem salvar Logan (de novo!) é que ele finalmente dá o troco.

puta que me pariu, peido véio Logan...
Tem até um trecho onde os cidadãos pegam aqueles que AJUDARAM o Maestro e a mulher que perdeu tudo fala em "julgar por tudo que fez", ou seja, seria interessantíssimo se a situação de tirania SE INVERTESSE e os oprimidos começassem a fazer atrocidades contra aqueles que eram "a favor" do Maestro, mesmo sendo coagidos. Esse detalhe por si só faz pra mim o gibi ser bom. Afora isso, é uma luta cheia de idas e voltas do Logan contra o Maestro que acaba de maneira melancólica. Inclusive eu acho que nem devia ter porra nenhuma de "Defunto Logan" e acabava já com esse final que foi sensacional. Na arte, Ibraim Roberson faz um ótimo trabalho, bem consistente. Neil Edwards ajuda na última parte, mas não chega os pés. Felizmente, a finalização fica a cargo de Roberson.

pra mim acabou a história do personagem aí
A Panini não podia deixar de SACANEAR o seu leitor e AUMENTOU O PREÇO DA REVISTA EM 1 REAL MESMO ELA TENDO O MESMO NÚMERO DE PÁGINAS E ACABAMENTO DA EDIÇÃO ANTERIOR. ESSAS PORRA É FODA. DEVE TER SIDO O PAULO GUEDES QUE MANDOU AUMENTAR O PREÇO DO GIBI. AQUELE FILHO DA PUTA.
Comment