Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Em pauta - a crise matou minha coleção

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Em pauta - a crise matou minha coleção

Queridos amigos

recentemente estive rodando um sebo atrás de umas mensais atrasadas.
    na oportunidade conheci o Geremias, ele chegou no sebo com duas caixas de gibis ( a maioria da DC)
    algumas coisas bem recentes inclusive.
    escutei ele perguntar se o dono do sebo compraria aquele material, deu um aperto no coração.
    me aproximei do balcão puxei assunto e essa frase me marcou " a crise matou minha coleção"
    visivelmente triste o rapaz vendeu mais de 50 revistas por um algo em torno de R$ 150 .

Perguntei ao dono do sebo com que frequência isso vem acontecendo, e ele respondeu que "todos os dias"
    já passei por mudança, divórcio e momentos de dificuldades onde os gibiznhos me salvaram, é sempre complicado... dolorido
    E vocês amigos? já tiveram essa infeliz sensação de se desfazer do hobby por algum aperto?

sebo.jpeg
    Last edited by Sebá; 14-06-2019, 09:35 PM.
    Cola no canal

https://youtu.be/QgY0FsmBWtM

Me desfiz por incompatibilidade de manter mais que um hobby e aí vendi a coleção de quadrinhos pra investir em card games (Magic:"The Gathering") lá em 2001.

Com o advento da Panini em 2002 voltei a colecionar parando em 2010 quando deixei de ser colecionador "completista" e por causa da fase hedionda em que os X-Men e Vingadores entraram, vendi tudo novamente pra reformatar a coleção e investir em encadernados gringos, single issues e encadernados nacionais que compilam as fases que definitivamente são canônicas pra mim.

Mas pra não sair fora da proposta do seu tópico, em dezembro de 99' eu estava desempregado e minha família tava com a grana curtíssima e não tinha nem pra comprar um frango pra assar na noite de Natal. Peguei alguns cards de Magic:"The Gathering" da minha coleção e procurei uns amigos que também jogavam e vendi pra eles na manhã da véspera do Natal conseguindo trazer um pouco de alegria pra minha família.
    Last edited by Zatanno; 14-06-2019, 11:56 PM.

Comment

Agora, independente de crise eu mais ou menos já deduzia que chegaria uma hora em que os sebos iriam ficar abarrotados em consequência das escolhas de consumo dos colecionadores que começaram na era Salvat/Eaglemoss em diante, por exemplo.

Não é uma crítica a esses colecionadores mas acho que quando de fato começassem a ler (ou não) esses títulos comprados quase que compulsivamente e por valores questionáveis o hype iria abaixar e só quem realmente se encontrasse no hobby, sendo mais seletivos/focados e etc, sobreviveriam. Basta dar uma passada nos grupos de compra e venda de quadrinhos no Facebook.

Eu que sou assalariado tô sempre tendo que equilibrar o orçamento do essencial x supérfluo mas como sou focado tenho conseguido sobreviver.
      Last edited by Zatanno; 15-06-2019, 12:00 AM.

Comment

Eu sou do tipo que só venderia em caso de estar passando fome. Eu havia parado de ler quadrinhos em 1993. Retornei em 2015. Já tive necessidade de vender algo? Tive. Mas eu pesava justamente isso de ser algo que eu gosto,histórias que haviam me marcado a infância/adolescência e desistia. Não era coisa de 100,200 ou 300 pila que ia resolver minhas broncas,mudar minha vida. Então optei por não me desfazer.

E desde que voltei em 2015, os encadernados estão nessa coisa de custar 50,60,80,90,100 reais. Pra mim,que não tinha cartão e nunca tive a sorte de pegar coisas em promoção,bug (só tinha com coisa que não me interessa), então pra mim não mudou nada. Mas eu não compro muito e nem de tudo. Passo meses sem comprar nada e quando compro,coisa de um ou dois encadernados. Por ano,dá coisa de 10 itens comprados.

Comment

Não matou minha coleção, mas ajudou a matar minha compulsão (mais ou menos).

Há pouco tempo atrás eu comprava mais gibi por impulso. "Vou ver como tá esse gibi, só pra ver qualé". E isso não faz nem tanto tempo assim, foi quando as mensais da DC ainda custavam R$ 7,50. Agora com uma mensalzinha custando 10 reais, já não dá pra não se ter temperança.

Agora o dinheiro tá mais curto e as coisas mais caras. Inflação, falta de dinheiro, tudo aumenta menos o salário satisfatoriamente. Crise financeira, combustível caro pra caralho. Parece que o impacto econômico que afetou desde 2016 o país chegou com tudo nos gibis em 2018-19. A galera que reclama dos preços da Panini, parece que pensa que a Panini "não quer vender gibi" ou "tá botando caro pra aumentar o lucro", mas se a gente já é um público consumidor de nicho, sempre compra as mesmas merdas, na situação atual não faz sentido nenhum a editora querer AUMENTAR os lucros, e sim MANTER com os aumentos.

Pode até ser que aumentou mesmo um pouco, porque afinal de contas a matéria prima e produção não são tão caros, mas estoque, transporte e folha de funcionários além dos royalties em dólares deve ser. Eu posso tá falando um monte de merda, mas em termos de intuição e lógica, eu acredito que seja nesse sentido. Seria preciso um estudo sério para provar isso e eu tenho mais o que fazer.

Acho que hoje em dia o consumidor tem que "aprender a ser pobre". Aprender a gastar menos e selecionar melhor o material. Nem todo mundo é funcionário público ou rico feito o Aragorn que pode comprar tudo indiscriminadamente ou umas tranqueiras, como gibi do Venom.

Em tempo, eu já compro o material pensando em revender depois, não pra ter lucro (o que é quase impossível com gibis), mas pra reaver um pouco do dinheiro perdido.

Agora tá foda, as vezes eu penso que preciso de tratamento:

Last edited by Pato_Osborn_Olsen; 15-06-2019, 02:55 AM.

Comment

Postado originalmente por Zatanno Ver Post
            Agora, independente de crise eu mais ou menos já deduzia que chegaria uma hora em que os sebos iriam ficar abarrotados em consequência das escolhas de consumo dos colecionadores que começaram na era Salvat/Eaglemoss em diante, por exemplo.

Não é uma crítica a esses colecionadores mas acho que quando de fato começassem a ler (ou não) esses títulos comprados quase que compulsivamente e por valores questionáveis o hype iria abaixar e só quem realmente se encontrasse no hobby, sendo mais seletivos/focados e etc, sobreviveriam. Basta dar uma passada nos grupos de compra e venda de quadrinhos no Facebook.

Eu que sou assalariado tô sempre tendo que equilibrar o orçamento do essencial x supérfluo mas como sou focado tenho conseguido sobreviver.
            mas se o cara compra com impulso e nem sabe se GOSTA DE LER GIBI tem mais é que se fuder mesmo!

Esses caras é que fazem os sebos girarem com material novo.

Pior é o cara que GOSTA e ter que desfazer pra pagar pensão pra uma rapariga, por exemplo.

Ser seletivo tem que ser agora, quando tudo tá caro e os gibis do mainstream sempre tiveram um caráter de gosto duvidoso.

Comment

Como alguém disse acima, os grupos do Facebook estão dando o sinal de que a galera comprou no impulso
              o que mais se vê é colecionador desfazendo de coleção, seja da Salvat ou Eaglemoss ...
              nos sebos que frequento estão aparecendo cada vez mais mensais, não sei se estão desistndo ou trocando por encadernados
              fato é que esses dias tinha todo Batman pós renascimento e Action Comics, tem a questão do desemprego que estando em alta
              afeta toda a ecônomia e pelo visto tem muito nerd desempregado.
              Cola no canal

Comment

Matar a coleção, não. Mas, assim como o Pato, fez diminuir o ritmo de compras.

O salário não acompanha o aumento generalizado do preço dos bens de consumo (tanto essenciais quanto supérfluos), e a gente é obrigado a fazer ajustes aqui e ali, pra não ficar no vermelho. E na disputa essencial contra supérfluo, o segundo perde.
                O MBB PRECISA DE VOCÊ. AJUDE A MANTER O SEU LAR!!!

Comment

Mas vocês acham que o aumento de preços é o único fator, ou estaria aí também o aumento da variedade e quantidade de lançamentos?

Pra mim uma medida de diminuição do consumo veio muito fortemente atrelada a percepção de que tinha muita coisa saindo que era de meu interesse e a necessidade de priorizar algumas coisas por um motivo simples: eu estava passando a comprar e não conseguindo ler por pura falta de tempo.

Eu acho que as duas coisas são bem demarcadas de uns anos pra cá
                  Let´s put a smile on that face!!!

Comment

Minha coleção é grande, mas o que tá realmente me deixando mais criteriosa e começando a por coisas para vender é principalmente a falta de espaço =_=
                    site pessoaltwitterinstagram

Comment

a crise pode matar a expansão da coleção, mas se mata a coleção, ai é outra coisa.

A minha tá foda, ela tá "quase no fim", no sentido americano, ai eu partiria para os europeus.
                      Last edited by André Carboni; 17-06-2019, 02:44 AM.

Comment

Olha, acho que existe um exagero nisso em tratar o fim de uma coleção como algo quase que apocalíptico ou trágico, especialmente se for considerar quem está se desfazendo da coleção.

Até 20 ou 30 anos atrás o comprador de gibis era essencialmente alguém que, como toda criança, havia ganhado gibis dos pais durante a infância e tomou um gosto legítimo por aquilo e que mantinha o hobby, apesar de ser tratado como um cliente de segunda linha nas bancas de jornal e como alguém imaturo por pessoas em geral. Lembro de amigos que liam gibis, mas faziam isso com discrição, no cantinho da sala ou na ausência de outros colegas, para não ser motivo de piadinhas. Para esses caras, provavelmente se desfazer da coleção, ou até mesmo interrompê-las é uma coisa que beira o trágico.

Mas acho que para o millennial o gibi é só uma questão de status, um trofeuzinho para ostentar na estante. E por mais que o sujeito diga que aquilo lhe parte o coração, provavelmente não passa de um recurso dramático-teatral para tentar dar densidade e importância emocional à própria vida. Provavelmente isso tem a mesma carga dramática que um baixo número de likes nas fotinhos do Instagram. Snowflake problems, especialmente por que esse sujeito nasceu com a opção de ler gibis em formato digital, com todas as praticidades e economias que isso traz, mas as lombadas da estante são mais importantes para ele que o conteúdo do que ele poderia ler.

De qualquer forma, ultrapassada a natureza do colecionador, acho que é saudável enxugar a coleção eventualmente. Quadrinhos exigem espaço e dinheiro e é preciso encarar com maturidade a necessidade de se desfazer de uma coisa ou outra e até parar de comprar em razão de outras prioridades. Aliás, no momento atual dos quadrinhos, ter que parar de colecionar é ser poupado de gastar dinheiro com coisas realmente ruins. Como se pode notar, não é o fim do mundo e não é muito comum ver casos de suicídio porque a coleção de gibis foi morta pela crise.

Há coisas mais importantes em jogo na vida real.

Comment

Postado originalmente por mushisan Ver Post
                          Minha coleção é grande, mas o que tá realmente me deixando mais criteriosa e começando a por coisas para vender é principalmente a falta de espaço =_=
                          O mesmo comigo. Eu vou me mudar esse ano e não vou poder carregar uma tonelada de gibi pra uma casa menor. Então prefiro vender e parei de comprar tanto. Atualmente só compro algumas mensais e um especial ou outro. O bolso agradece também, até porque 10, 11, 12 reais não são tão fáceis de achar assim.

Também tento não me apegar muito a nenhum gibi pra poder parar de houver necessidade. É frustrante, mas também ajuda. Eu comecei a comprar liga da justiça e larguei, por exemplo. Detective comics mesma coisa. Se der alguma merda, de mensal só pego Superman e Batman hoje, então fica um valor razoável.

Comment

Diminuí as compras não pela crise, mas pela tecnologia.

Antes tinha que comprar o gibi para ler a história .
                            Hoje leio online e, se eu curtir muito, compro depois.
                            “Back like lateral passin'
                            With that motherfuckin' gladiator manner of rappin'
                            As an addict I let percocets and xannies relax me
                            Fall back if your paddies is Maxi, please”

Comment

resolvi aprofundar a pesquisa, entrei em 5 grupos de wats para vendas de HQs
                              a maioria é realmente gente vendendo material recente, em 2 grupos identifiquei lojas e sebos oferecendo seu acervo
                              os valores variam muito, tem grupo realmente de desapego, galera vendendo mensal a R$5 e tem grupo claramente de mercenários livres
                              só postam seus links e quem quiser que vá atrás.
                              o mercado está inundado de salvat e eaglemoss, muita gente oferecendo coleção completa ou boa parte, entrei em contato com 2 caras que ofereciam a da capa preta e a DC
                              os dois começaram e estão se desfazendo pelo mesmo motivo, desemprego um de minas e outro do Rio.
                              Cola no canal

Comment

Working...
                              X