Bem-vindo a Burden Hill! Vencedora de oito prêmios Eisner, a série de fantasia e humor que traz as aventuras de bichinhos de estimação paranormais investigando casos horripilantes está de volta. Um heroico grupo canino, conhecido como cães sábios, parte em uma missão para livrar uma região da Pensilvânia de uma série de eventos sobrenaturais aparentemente não relacionados, incluindo o surgimento de uma salamandra de fogo e uma horda de espreitadores mutantes. Uma conexão entre os acontecimentos é encontrada por nossos heróis, o que os leva a um vilarejo nas montanhas habitado por uma seita de feiticeiros, que descobriu a existência de um “Chamariz de Sangue” capaz de atrair forças ocultas, criaturas ancestrais e muitos outros terrores! Os premiados Evan Dorkin (Milk & Cheese) e Ben Dewey (The Autumnlands) se reúnem para compartilhar as histórias de um grupo de improváveis heróis. Este volume reúne as edições 1-4 da série Beasts of Burden: Wise Dogs and Eldritch Men, publicadas originalmente pela Dark Horse Comics. História completa.
A história é muito boa e algumas viradas acabaram sendo inesperadas. A trama é um pouco mais carregada de terror e violência mas nada que comprometa. Serve bem à história e vender a atmosfera.
Evan Dorkin é excelente em montar diálogos. A coisa flui que é uma beleza. Em nenhum momento é maçante ou repetitivo, além de conseguir prender a atenção ao leitor. Minha única crítica é que mais pro finalzinho, pesaram muito no lance de diálogos expositivos. Não compromete o saldo final mas acaba contando contra. A impressão que dá é que a história podia ter rendido mais.
As conexões com a mini anterior são sutis mas bem amigáveis a quem não leu o anterior. Outro ponto forte é que ainda que a história claramente prepare o terreno pra uma trama maior, ainda assim, o volume funciona muito bem como história/arco fechado.
A arte de Ben Dewey é numa toada diferente da Jill Thompson mas funcionou muito bem com a mini.
A edição do Pipoca e Nanquim é bem caprichada. O volume veio no mesmo padrão de Rituais Animais, o que até me surpreende já que me acostumei a incompetência e falta de padrão da Panini

Enfim, um excelente gibi. Por sorte, nos EUA vai sair duas novas edições que vai fechar um novo encadernado. Tomara que eles não demorem muito pra trazer pra cá.
Comment