Anúncio

Collapse
No announcement yet.

LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

    No tópico oficial do Batman rolou um rápido debate sobre algumas das Batgirls, o que motivou a criação DESTE tópico. A ideia é debater ou talvez até rankear quem foi o melhor Capitão América, melhor Mulher-Maravilha e por aí vai. Como a Garota-Morcego já tá na conversa, vamos começar por esse manto/máscara/conceito:


    Nos idos dos anos 50/60, o surgimento da Batwoman, Kathy Kane, proporcionou a criação da primeira Batgirl, Bette Kane, sobrinha de Kathy. Em plena Era de Prata, ñ espanta que as motivações, caracterizações e desenvolvimento dessas personagens fossem, na melhor das hipóteses, risíveis. Bette era tanto uma contraparte adolescente da tia quanto uma equivalente feminina do Robin. Espertinha, engraçadinha, tentando a todo custo conquistar o amor do menino-prodígio. E só.



    Foi tão mal-sucedida que logo acabou no limbo, depois foi APAGADA da continuidade como Batgirl, sendo oficialmente chamada de Flamebird (Labareda, no Brasil), em uma complicada e labiríntica referência aos conceitos kryptonianos Nightwing e Flamebird, por causa da escolha que Dick Grayson fez na sua identidade pós-Robin.


    Sua saída de cena ainda nos anos 1960 acabou dando espaço pra segunda e mais famosa Batgirl...



    Barbara Gordon teve tudo. Associação com um dos principais coadjuvantes do Batverso, o Comissário Gordon, destaque na série de TV do Morcego nos anos 1960, uma carreira duradoura nos quadrinhos embora sem grandes momentos, uma história polêmica (A Piada Mortal) que, ao mesmo tempo que a tirou de ação por causa de ferimentos causados pelo Coringa, a levou à um papel de destaque diferente e muito melhor no UDC como Oráculo:




    E outra polêmica quando recuperou-se dos ferimentos e voltou à ação já no reboot dos Novos 52 e, por fim, uma repaginada que mudou abordagem e caracterização, fazendo dela uma adolescente com atitude mais sintonizada com a onda SJW e ganhando fãs dessa mesma tendência.



    Ok, ela tem MUITO na bagagem, na presença na cultura pop, só que a personagem em si é chata, exceto ao se tornar a Oráculo. Motivação zero, quando decidiu imitar o Morcego. Somente isso. Imitar. E experimentar a adrenalina. No máximo, fazer o q o pai ñ conseguia pelas vias oficiais.
    Ainda assim, a personagem em si, como Batgirl, nunca conseguiu ser tão boa quanto a terceira personagem com esse título...



    Cassandra Cain (uma referência/homenagem à primeira Batgirl, Bette KANE) é a melhor de todas as personagens que assumiram o manto da Morceguinha. Tanto sua personalidade, quanto backstory e atuação como Batgirl são instigantes, convincentes, carregadas de potencial para ótimas histórias e interações.
    Desde a infância, Cassandra foi treinada de forma cruel pelo assassino David Cain, seu próprio pai, para se tornar uma arma letal. A mãe da menina é ninguém menos que Lady Shiva, uma das maiores artistas marciais e assassinas do UDC, escolhida intencionalmente por David para gestar a garota.
    Acompanhar seu desenvolvimento e a superação do condicionamento homicida enquanto Batman se esforçava para ajudá-la, foi parte do atrativo tanto nas revistas da família Morcego quanto na própria mensal da personagem. Suas habilidades furtivas e de combate adicionavam uma qualidade bem-vinda às suas histórias.




    Infelizmente, decisões editoriais incompreensíveis levaram à retirada de Cassandra da identidade de Batgirl, apenas para que ela fosse jogada primeiro para o inexpressivo papel de Morcego Negro durante a fase Corporação Batman e, mais recentemente, à uma nova identidade, O Ronin, ops, digo, A Orfã, integrante da equipe de vigilantes urbanos de Gotham vista em Detective Comics.





    Cassandra entregou o cargo para a quarta e mais desnecessária Batgirl de todas...





    Stephanie Brown é criação de Chuck Dixon, uma coadjuvante simpática na mensal noventista do Robin Tim Drake, com uma origem razoável. Filha do criminoso Mestre das Pistas, ela se dedicou a compensar os males causados por seu pai. Com a identidade de Spoiler (Salteadora, no Brasil) teve lá sua cota de histórias, sem muito destaque. Nada em sua personalidade justifica o quanto os editores e roteiristas se esforçam para fazê-la emplacar. Primeiro foi a escolha feita por Batman, nomeando Steph como Robin, no lugar de Tim. Fraaaaaca, toda vida. Até foi dada como morta. Depois ressurgiu como Batgirl, em uma série que se revelou tão fraquinha quanto a personagem.
    Atualmente voltou a agir com Salteadora, tbm juntamente com Cassandra em Detective Comics.




    Vale citar que Helena Bertinelli, a Caçadora, teve um curto período em que foi considerada Batgirl, durante a saga Terra de Ninguém, antecedendo Cassandra. Só que foi tão rápido e sem maiores implicações que nem entra na contabilidade, mesmo Hekena sendo uma grande personagem.

    IMHO, esta é a Batgirl que vale:

    Last edited by Joel; 01-01-2018, 07:15 PM.
    AS AVENTURAS DE DÃOZINHO NO LIMBO DOS GIBIS BISONHOS (OU NÃO)!!!

    http://gibiruim.blogspot.com.br/

  • #2
    Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

    Barbara ganha sem preparação. Se tornou Batinha por inspiração, pela adrenalina.

    E discordo totalmente do Joel, isso é sim uma baita motivação. Uma origem original, no meio de tanto clichê de trauma e acidente químico. Numa idade em que se busca saber quem a gente é, ela decidiu criar sua persona inspirada no Batman.

    O Whedon mesmo comentou que foi justamente a motivação ímpar dela que chamou a atenção dele, a ponto de querer fazer um filme dela.

    Babs é o protótipo da galera cosplay, o Kick-Ass original. A versão do seriado é cativante demais, a versão Burnside é quase uma releitura hipster dela.
    Last edited by Stanislaw Ponte Preta; 01-01-2018, 07:59 PM.

    Comment


    • #3
      Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

      Batgirl pra mim é a Cassie

      MAS Batgirl de Burnside é top tbm, existe espaço no meu coração pras duas.

      O resto é resto.
      nada me deixa mais satisfeito na vida do q não concordar com a maioria

      Comment


      • #4
        Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

        Agora, sobre as outras Batinhas:

        Cassandra foi a melhor depois da Babs. Fora que foi quem emplacou a primeira mensal da Batgirl (nem a Babs teve uma antes) e segurou bem a onda.

        A mensal da Cassie é bom demais, um dos gibis mais subestimados dos anos 2000. Acho que por preconceito com a arte estilizada do Damion Scott. Mas ali o Kelley Pucket entregava o fino do roteiro.

        Meu ranking seria:

        1. Barbara Gordon
        2. Cassandra Cain (Orfã)
        3. Helena Bertinelli (Caçadora)
        4. Stephanie Brown (Salteadora)
        5. Betty Kane (Labareda)

        Comment


        • #5
          Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

          é cross?
          fotografia é desenho de luz

          Comment


          • #6
            Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

            lembro que ficou estabelecido que a japinha lutava melhor que o próprio batman, estando no top 3 lutadores DC

            Então é ela, sem dúvida. O uniforme também era show. Esse rapaz que desenhava meio cartunesco também era bacana, um humberto ramos despiorado

            Comment


            • #7
              Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

              Barbara é uma personagem muito melhor como Oráculo.

              Melhor é a Cassandra mesmo. Pena que fizeram toda aquela cagada com ela.

              Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

              Comment


              • #8
                Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                Cassandra é praticamente um Batman fêmea. Dark, monossilábica (no caso dela na época, muda)... O diferencial da Babs é justamente ter uma abordagem mais leve.

                E vocês perpetuando essa LENDA URBANA de Babs melhor como Oráculo só mostra como vocês se apagaram ao que conheceram na fase feliz de leitura de gibis.

                A premissa da Oráculo pode ser aplicada a outra pessoa, mas a personalidade da Bárbara é única. Batgirl precisa mais da personalidade da Babs do que a Oráculo, que pode ser outra pessoa facilmente.

                Comment


                • #9
                  Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                  Quantas opiniões sendo passadas como fatos

                  Stephanie é a minha favorita. Cassandra é uma personagem legal mas acaba sendo mais uma de vibe sombria que permeia Gotham. Gostava da Stephanie porque trazia uma abordagem mais leve e descontraída. Fazia mais sentido já que o Robin - que costumava exercer esse papel - se tornou quase tão sombrio e sério quanto o próprio Batman.

                  Aliás, esse tópico é praticamente cross
                  Last edited by Ultraman Phoenix; 02-01-2018, 03:30 AM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                    Postado originalmente por Stanislaw Ponte Preta Ver Post
                    Cassandra é praticamente um Batman fêmea. Dark, monossilábica (no caso dela na época, muda)... O diferencial da Babs é justamente ter uma abordagem mais leve.

                    E vocês perpetuando essa LENDA URBANA de Babs melhor como Oráculo só mostra como vocês se apagaram ao que conheceram na fase feliz de leitura de gibis.

                    A premissa da Oráculo pode ser aplicada a outra pessoa, mas a personalidade da Bárbara é única. Batgirl precisa mais da personalidade da Babs do que a Oráculo, que pode ser outra pessoa facilmente.
                    Não é lenda urbana. Mesmo se pegar o pessoal do "mimimi representatitvidade" vai ver que a Barbara Oraculo era uma exceção. Só ver os cosplays que a personagem tinha.




                    Ja vi inclusive Cosplayer cadeirante que se indentificava com a Oraculo pelo que ela representava.
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                      Postado originalmente por Stanislaw Ponte Preta Ver Post
                      Cassandra é praticamente um Batman fêmea.
                      A diferença que uma é resolvida e assumida

                      Bárbara pode ser clássica como Batgirl mas foi como Oráculo que a personagem se encontrou. Como Batgirl ela não tinha real gana pra ser o que era. Tanto que passou a ficar com medo e frustração do mundo cheio de heróis e vilões poderosos. De se sentir inútil. O ápice disso foi a conversa dela com a Supergirl durante a Crise nas Infinitas Terras e a levou a abandonar o manto. Medo e frustração que foi superado justamente pela sua nova posição. Se tornou uma personagem melhor, mais segura e com representatividade.
                      Last edited by DetonatorOrgun; 02-01-2018, 08:40 AM.

                      Comment


                      • #12
                        Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                        inclusive hoje oráculo é um conceito defasado com cara de anos 90

                        Comment


                        • #13
                          Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                          Postado originalmente por FLUFFY Ver Post
                          inclusive hoje oráculo é um conceito defasado com cara de anos 90
                          Também acho. Mas é incrível como nas séries televisivas o povo ainda fica apegado a essa ideia do "guy in the chair" (ou "girl"). Acho que todo seriado da DC tem essa estrutura, e até no novo filme do Homem-Aranha usaram esse conceito.

                          Comment


                          • #14
                            Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                            anos 90 foi a década do sidekick HACKERMAN
                            fotografia é desenho de luz

                            Comment


                            • #15
                              Re: LEGADO! Quem ocupou melhor o cargo?

                              Não justo comparar a Oráculo com o "apoio" dos seriadinhos da DC. Como Oráculo, a Barbara dava apenas informações extras e algum suporte ao herói. Ou seja, ela AJUDA. Já na CW, todos os protagonistas são burros e precisam que o suporte dê tudo mastigadinho pra eles e assim justificar sua existência.

                              Postado originalmente por Sr. Mxyzptlk Ver Post
                              A Stephanie Brown é um caso bizarro. Ninguém ligava pra essa personagem antes dela morrer, de repente saiu fã de tudo quanto é buraco enchendo o saco pra personagem voltar.
                              Pensei que o surgimento dos fãs e o choro por sua "remoção forçada" tinha sido por causa do Relaunch/Novos 52

                              Mas no caso da morte, até faz algum sentido terem feito choro. Primeira Robin mulher - deviam ter esperado que ia emplacar mas pra mim sempre pareceu claro que era só parte de um plot e que o Tim voltaria ao manto em breve - e aí tem toda aquela coisa de "ain, pra fazer drama pro protagonista homem, só matam as personagens mulheres!". Nada de novo no fronte.
                              Last edited by Ultraman Phoenix; 03-01-2018, 03:50 AM.

                              Comment

                              Working...
                              X