
O júri chegou a um veredicto sobre o Gavião Arqueiro ter matado Bruce Banner! Diante de seus pares, a Capitã Marvel e o Homem de Ferro discutem os seus pontos de vista, mas só o que conseguem é chegar a um novo impasse! E ainda: para todos os efeitos, Nick Fury está morto! Só assim, ele conseguirá desvendar a conspiração que se instalou na SHIELD!
(Civil War II 4-5, Civil War II: Choosing Sides 2 (III) e 3 (III))
68 páginas, R$13,00
Tony Stark descobre como os poderes de Ulysses funcionam, e prova que as visões do rapaz revelam futuros que podem acontecer, mas não são 100% garantidos. Ele esfrega sua pesquisa na cara de Carol Danvers, diante de diversos outros heróis. Insatisfeita, Carol pede que os dados sejam conferidos por Henry McCoy. Ele diz que já os conferiu, e que Stark não está errado. E o que acontece? Carol manda Stark enfiar suas provas no cu, diz que vai continuar tocando o terror e sai “batendo a porta”, feito uma criança mimada. Porra, Bendis...

Para completar a queimação de filme, a loira mantém uma civil presa, indefinidamente, sem qualquer tipo de prova, baseando-se apenas em uma previsão do Ulysses. Ou seja, a partir daqui, a minissérie estabelece claramente que Tony Stark está certo e Carol Danvers errada, enterrando qualquer dualidade e/ou possibilidade de discussão. Sem esse elemento, a história vira apenas mais um quebra-pau injustificado entre heróis, como já vimos N vezes ao longo dos anos.
Por falar em quebra-pau, finalmente explode o confronto entre heróis, e a decepção continua. Não estou acompanhando os tie-ins, então pode ser que as motivações de certos personagens estejam sendo mostradas nas histórias periféricas. Mas causa estranhamento ver tanta gente apoiando a Carol, mesmo depois de Stark provar que ela está errada. O Pantera Negra, por exemplo, que sempre foi um líder inteligente e sensato, continua seguindo a Capitã Marvel cegamente.
É estranho, também, ver tantos x-men – inclusive Tempestade – do lado da Carol. Tipo, os mutantes vivem sendo perseguidos por causa de pré-conceitos. Será que nenhum deles percebeu que as previsões de Ulysses podem se tornar uma ótima desculpa para – mais – uma caçada aos mutantes?
E é incrível como Bendis subestima o Doutor Estranho. O cara é o Mago Supremo da Terra, e não é capaz de conter Tempestade por dois minutos usando as Faixas Escarlates de Cyttorak. Triste.
A história derrapa violentamente, mas a arte de David Marquéz continua em alto nível.
Nick Fury Jr.: E continua a luta de Fury Jr. contra mais uma infiltração na SHIELD. Sinceramente, não sei qual a ligação dessa história com a Guerra Civil.
Apesar dos pesares, a história fica até legalzinha nesta edição. A “participação especial” do Cavaleiro da Lua foi uma boa sacada do roteiro. E a caçada de Fury ao responsável pela célula terrorista infiltrada na SHIELD também fica minimamente interessante. Admito que fiquei curioso pra saber a identidade do filho da pUtA.
Comment