Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Marvel é Massa] Em pauta: X-FACTOR - todas as versões

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Marvel é Massa] Em pauta: X-FACTOR - todas as versões

O nome X-Factor já foi aplicado a três equipes de super-heróis mutantes da editora Marvel Comics.

Primeiro X-Factor

Os membros do primeiro X-Factor (imagem) eram os que constituíram a primeira formação dos X-Men (criada em 1963): Jean Grey, Ciclope, Fera, Anjo e Homem de Gelo. Elaborar um roteiro que reunisse essa equipe foi complicado, já que Jean Grey era dada como morta desde o desfecho da Saga da Fênix. Do roteirista Kurt Busiek partiu a idéia de como contornar a situação: a entidade conhecida como Fênix nunca teria se fundido ao corpo de Jean Grey, apenas o copiado assim como à sua personalidade. A verdadeira Jean estava presa numa cápsula no fundo do rio Hudson, em estado de estase. Ciclope estava agora casado com uma mulher estranhamente semelhante a Jean Grey, Madelyne Pryor, e teve um filho com ela chamado Nathan.

O grupo não queria mais integrar os X-Men por estes estarem sendo liderados na época por Magneto. Estabeleceram-se no centro de Nova York sob a fachada "Caçadores mutantes de aluguel".

Foi na revista do X-Factor que o vilão Apocalipse fez sua primeira aparição.

Durante o crossover "Inferno" em conjunto dos X-Men, uma história revelou a origem de Madelyne Pryor. Ela era um clone de Jean Grey criado pelo Senhor Sinistro. Demônios se aproveitaram do trauma que ela sofreu ao descobrir isso para moldá-la na vilã enlouquecida conhecida como Rainha dos Goblins. Nessa saga o X-Factor se reaproximou dos X-Men, mas eles continuaram sendo duas equipes distintas.

O retorno dos membros do X-Factor para os X-Men só aconteceria após a vitória de ambas as equipes contra o Rei das Sombras. Este poderoso telepata havia dominado a mente de vários mutantes. Depois de sua derrota, alguns dos mutantes que ele controlou vieram a formar o novo X-Factor.

Segundo X-Factor

No lugar de encerrar a série, a Marvel preferiu contratar o roteirista Peter David para elaborar um novo X-Factor (imagem) mas com membros já conhecidos do cenário mutante. Este X-Factor foi uma equipe governamental que respondia ao Pentágono, baseada em Falls Edge. Os primeiros membros do X-Factor foram:

* Destrutor, que já foi membro dos X-Men
    * Polaris, também ex-membro dos X-Men e namorada de Destrutor
    * Homem-Múltiplo
    * Fortão ex-segurança da mutante Lila Cheney
    * Lupina, ex-Novos Mutantes
    * Mercúrio, ex-vingador e filho de Magneto
    * Val Cooper funcionária que fazia o elo entre a equipe e o governo

Apesar da série não ter feito muito sucesso, Peter David foi aclamado pela crítica graças a seu bom uso do humor e de referências culturais no roteiro. David deixou o título em 1993, e a revista foi assumida pelo roteirista J.M. DeMatteis. A equipe com o tempo perdeu a maior parte de seus membros originais: pensava-se que o Homem Múltiplo tinha morrido vítima do vírus Legado; Lupina passou a integrar a equipe britânica Excalibur; Fortão saiu depois de sofrer um ataque cardíaco; e Destrutor se infiltrou numa organização terrorista para investigá-la.

O escritor John Francis Moore e o desenhista Jeff Matsuda aproveitaram para intorduzir novos membros:

* Selvagem, ex-Tropa Alfa, possui sentidos aguçados, garras e presas
    * Forge, mutante capaz de projetar armas de tecnologia superior
    * Lasca, irmã de Bishop que havia sido transformada em holograma como forma de escapar da morte.

Foram inseridos no grupo também os criminosos Mística e Dentes-de-Sabre, que eram obrigados a colaborar com a equipe através de um colar que inibia seus poderes, instalado em seus pescoços.

O segundo X-Factor acabou em 1998 quando a equipe foi desfeita. Destrutor que já tinha voltado ao grupo ganhou uma nova série, Mutant X que narrava suas viagens por um universo alternativo no qual foi parar após a explosão de uma máquina do tempo.

X-Factor Investigações

Em 2006 foi lançada nos Estados Unidos uma nova série de X-Factor. Nela, Madrox, com a ajuda de antigos aliados (incluindo colegas do X-Factor anterior), forma X-Factor Investigações, cuja finalidade é acalmar os efeitos da Dizimação e também cuidar de casos envolvendo mutantes. Fazem parte da Equipe:

* Madrox
    * Fortão
    * Lupina
    * Monet St. Croix
    * Layla Miller
    * Rictor
    * Syrin

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/X-Factor

Desculpem o tópico estilo Don Dracula, mas achei esse texto bem legal. É isso aí mesmo?

Qual a versão preferida de vocês?

Eu confesso que acho a versão original muito CHARMOSA, até hoje sonho com algum roteirista FODÃO escrevendo uma versão raio laser com esses cinco integrantes originais em alguma Astonishing X-Men da vida.

E a fase inicial do PAD eu ainda acho mais legal que a atual, Destrutor é um dos meus personagens preferidos por causa disso.
    Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

A primeira formação era legal, com o X-Factor fingindo serem anti-mutantes (Exterminadores): o Fera voltando a ser humano, Anjo querendo comer a Jean Grey, Ciclope torturado entre voltar pra mulher ou ficar com a Jean.

Tinha muita ação e impacto (como em Massacre de Mutantes, em que detonam o Anjo), mas tinha muito dramalhão tb.

Depois da saga Inferno, o título ficou muuuito chato. Nave do Apocalypse, mandaram eles pra outro planeta, Arcanjo, eca.

Mas o que era bom compensou: os cavaleiros do Apocalypse, Caliban traindo o grupo e se juntando aos cavaleiros. A edição 35 dos X-men (formatinho) é muito foda. O Ciclope enfrenta sozinho (e detona) o Molde Mestre. Putz, foi sensacional.
    É fácil quando se sabe.

Comment

A primeira versão era massa mesmo.

Essa atual não é ruim, mas não tô curtindo essa série nova não, sei lá. Já li umas seis edições e não empolguei.
      THE TRUTH IS STILL OUT THERE...

Comment

A segunda formação escrita pelo PAD foi a melhor de todas. Os dialogos entre a Val Cooper e o Destrutor eram demais, e os viloes era um capitulo a parte (tipo aquele q construiu uma armadura tao fuderosa q ficou sem energia logo depois de ligada. o cara morre ali dentro eletrocutado por um raio )
        Classificados:
        Um monte de coisas!!

Comment

a primeira, com os X-Men originais, era bem legal.

to acompanhando essa versão atual, é bem legalzinha, mas a segunda é disparada a melhor de todas... porra, não tem como uma equipe com Destrutor, Polaris, Mercúrio e Homem-Múltiplo ser ruim! ainda mais escrita pelo PAD!

80-82-83-87-92-09

Comment

A primeira com Louise Simonson = Lixo
            Com CC e Portaccio = Foda

A segunda com PAD = Irada
            Depois foi ladeira abaixo. Aquele gibi com a morte do Homem-Multiplo é muito ruim

A terceira eu não li

Comment

A primeira equipe achava meio chatona, paradona, apesar de estarem ali os ícones dos mutunas... a segunda equipe, principalmente no começo, era divertidíssima.

Já essa terceira nem sabia que existia.
              ùltima Leitura: Razoável
              sigpic
              Mister No #6 (RECORD)

http://www.tumblr.com/blog/ultimaleitura

Comment

Postado originalmente por Beyonder
                A segunda formação escrita pelo PAD foi a melhor de todas.
                Com o relator.
                Seu Cuca é eu!

Comment

* As fases do X-Factor no Massacre de Mutantes e Inferno foram bem legais. A equipe resolvia muito bem um problema que é o excesso de pessoas nos x-men.
                  Viciado em documentários?
                  http://youtubedocs.tumblr.com/

Comment

Como disse antes, curto bastante o X-Factor... Todas as versões... Incluindo a do Massacre...

Se não foi um clássico, pelo menos era divertido para caraco...

O Dentes psicótico e a Mística com colares inibidores ruleiam! Rox

O Selvagem coitado, o Forge "The Man" (Comia a mística também) e as viagens temporais da Lasca eram fodas!

Até aqueles lances dos carinhas do futuro eu curti... No finalzinho, com o Destrutor MALYGNU e sua IRMANDADE de MUTANTES (Puta evolução do personagem, que funcionou melhor como vilão e direcionou ele para MUTANT X!)

E tinha o Fera Negro!

Comment

gostei das primeiras histórias do X-factor com os X-men originais.

e estou gostando do X-factor atual

mas pra mim a primeira fase do David realmente é incomparavel. Até penso em Comprar os Visionaires desse periodo.
                      "Recapitulando, então: culturas sexualmente progressistas nos deram a matemática, a literatura, a filosofia, a civilização e todo o resto, enquanto culturas sexualmente reprimidas nos deram a Idade Média e o Holocausto. Não que eu queira exagerar nos meus argumentos, é claro."
                      Alan Moore

Comment

Gosto mais da 2ª versao, depois ficou uma bosta com a saida do madrox e Fortao (eu adoro os 2). So achei legalzinho depois qnd tinha o Selvagem (tambem gosto do personagem) de rolo com o Holograma da irma do Bishop e poderia ter rolado algo legal entre ele e o Dentes, pena que nao foi pra frente isso. Aquilo do Destrutor na irmandade de mutantes foi uma bosta, o Random entao foi uma decepção...

A 1ª versao so tem algumas em sebo e por isso nao posso julgar melhor.

Ja esse novo x-factor nao acompanho muito bem porq sai nesse lixo de revista do Wolverine. Mas tem o madrox e o Guido e com eles nao tem como ser ruim.

Comment

Eu gosto muito da 1ª Fase e da 2ª Fase. Muito boas mesmo. A 1ª Fase não achei ruim, acho divertida e serviu pra reunir a equipe original, coisa que eu acho que tinham que voltar a fazer.

Quanto a segunda fase do Peter David... Não falo nada. Sempre achei o escritor mais subestimado pela indústria. Não o valorizam tanto, infelizmente, mas o humor dele é genial. Nunca me esqueço de quando alguém - Mística talvez - foi jogar os restos mortais de sua amiga telepata no mar e as cinzas voltaram para seu rosto. Acho que isso foi em uma edição de X-Factor.

A terceira fase eu sabia, mas não levo fé... Então, não estou acompanhando.
                          sigpic

Comment

Postado originalmente por RED SON GOU
                            Como disse antes, curto bastante o X-Factor... Todas as versões... Incluindo a do Massacre...

Se não foi um clássico, pelo menos era divertido para caraco...

O Dentes psicótico e a Mística com colares inibidores ruleiam! Rox

O Selvagem coitado, o Forge "The Man" (Comia a mística também) e as viagens temporais da Lasca eram fodas!

Até aqueles lances dos carinhas do futuro eu curti... No finalzinho, com o Destrutor MALYGNU e sua IRMANDADE de MUTANTES (Puta evolução do personagem, que funcionou melhor como vilão e direcionou ele para MUTANT X!)

E tinha o Fera Negro!
                            Nada mais a declarar.
                            E tb nunca gostei tanto assim da fase do PAD com Fortão e Mercurio... apesar de gostar de ambos.

http://twitter.com/adailtonba2

Comment

Todas as versões do X-Factor são muito boas, essa nova eu não leio pq não compro Wolverine, mas pelo que folheie e vi vcs comentando é boa.

Peter David era fantástico em X-Factor, foi a única epoca que gostei do Mercúrio, lembram do pote de maionese que não abria?
                              MBB PRECISA DE VOCÊ, AJUDE A MANTER SEU LAR!!!

CLIQUE PARA:

Planos de assinatura mensal

APOIA.SE

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Comment

Working...
                              X