Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Leitores e mídia debatem o declínio da DC Comics

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Leitores e mídia debatem o declínio da DC Comics

* http://www.universohq.com/quadrinhos...8082007_07.cfm

Leitores e mídia debatem o declínio da DC Comics

Por Marcus Ramone (28/08/07)

DC ComicsÉ de se questionar se, pelo menos em sua história mais recente, a DC Comics esteve em tão flagrante berlinda diante de leitores e críticos especializados em quadrinhos, da forma como se encontra atualmente. E tal fato não se restringe apenas aos Estados Unidos, mas acontece também em outros países nos quais os títulos da editora são publicados.

Mas são os norte-americanos que demonstram sua insatisfação de maneira mais veemente. Um dos últimos "ataques" à DC partiu de um artigo escrito por Valerie D'Orazio no blog Occasional Superheroine. O texto repercutiu tanto que foi tema de matéria e debates em sites renomados como Newsarama e Comic Book Resources, entre outros.

Opiniões contra e a favor de seus comentários estão rendendo na internet as mais acaloradas discussões que, para o bem ou para o mal, estão fazendo da DC o assunto da vez no mercado editorial dos Estados Unidos.

Dan Didio D'Orazio, que já trabalhou como assistente na edição de títulos como Liga da Justiça e Crise de Identidade para aquela editora, enumerou diversos tópicos que explicariam o que aponta como o ocaso da DC Comics, que já vinha cometendo erros e culminou esse declínio com a maxissérie semanal Countdown.

No final das contas, tudo se converge para um único "culpado": o editor-executivo Dan Didio, que em uma recente entrevista ao Newsarama afirmou não se preocupar com o que dizem sobre ele na internet.

A articulista começa disparando que "a DC não é a Marvel", acusando a editora de copiar as características dos personagens de sua maior rival.

Crise Infinita "O segredo do sucesso da Marvel é que suas criações são, essencialmente, párias, aberrações, estranhos e desgarrados. Que tipo melhor de personagens para atrair os adolescentes?", diz D'Orazio. "Por sua vez, as sérias falhas de personalidade impostas a alguns personagens da DC no regime de Didio - como os sociopatas assassinos Maxwell Lord e Superboy; a Supergirl nada boazinha; o estuprador Dr. Luz; a antiética e cruel Dra. Leslie Thompkins e a Liga da Justiça amoral - foram sobrepostas, adicionadas artificialmente, desnecessárias".

Para a articulista, todos os últimos grandes eventos dos quadrinhos da DC foram preparados sob os motes "Eles (os super-heróis) jamais serão os mesmos e tudo que você sabe é falso". D'Orazio aproveita para tecer mais das execrações que estão se tornando comuns para a série Countdown, além de comentar que é inexplicável que a editora do Super-Homem esteja caminhando para o lançamento de uma nova e desnecessária Crise.

Nesse ponto, o crossover da Marvel Guerra Civil, que poderia ser apontado como similar à prática da DC de emendar sagas épicas imediatamente uma após a outra, é elogiado pelo fato de que levou a eventos autocontidos e restritos ao universo de seus respectivos protagonistas, como World War Hulk e Iniciativa, diferente das citadas Crises e, claro, Countdown, com muitos tie-ins e spin-offs.

Countdown "Olhando uma recente lista de lançamentos da DC, notei que a maioria dos títulos é relacionada a Countdown", escreveu D'Orazio. "Meu Deus! Isso é como se a Marvel decidisse fazer de 75% de suas HQs um spin-off de Dinastia M".

Em todos os tópicos abordados pela ex-funcionária da DC, o editor Dan Didio não escapa de acusações de incompetência. Desde a falta de projetos inovadores (os selos Minx - direcionado ao público jovem feminino - e Zuda Comics - de quadrinhos online - não seriam projetos de sua autoria) até as equivocadas seqüências de Crise nas Infinitas Terras, nenhuma realização da gestão de Didio foi poupada de desdém (o que, de certa forma, é injusto, pois há de se aceitar que a maxissérie 52 logrou sucesso de público e crítica).

Sempre voltando a Countdown, o texto afirma que o tie-in Arena, anunciado há algumas semanas, é uma tentativa desesperada de salvar as vendas da série principal.

52 Ainda de acordo com o artigo, essas e outras razões ali destrinchadas, como o atraso no lançamento de algumas edições, vêm contribuindo para a queda nas vendas dos títulos da DC, que estariam quase duas vezes menores que as da Marvel.

Embora muitos possam entender, erroneamente ou não, que Valerie D'Orazio tenha algum despeito pela empresa na qual já trabalhou e está se valendo de um momento conturbado da editora para detratá-la, várias de suas abordagens merecem, no mínimo, o benefício da análise isenta.

Trazendo esses fatos para a realidade brasileira, vale mencionar a Panini Comics, que sem dúvida alguma irá lançar por aqui esse material que a DC ora publica nos Estados Unidos e é alvo de tantas queixas. Fica, então, a pergunta: as vendas, no Brasil, refletirão esse insucesso que está acontecendo lá fora?

Afinal, os leitores brasileiros já se encontram cientes do que vem por aí, graças não apenas às propagandas negativas que chegam com rapidez dos Estados Unidos, mas também à facilidade de leitura dos originais dessas HQs na internet.
    Viciado em documentários?
    http://youtubedocs.tumblr.com/

A partir do momento em que ela critica a DC por ter feito de Maxwell Lord o que fizeram, e pelo Doutor Luz estuprador, dentre outros, a menina errou a mão. Não são esses os problemas na DC ultimamente.
    Meu mais novo romance autobiográfico: "Pra um cara não muito esperto, você até que não é tão burro!" Sobre mim e eu escrevi! Autobiográfico!

Comment

O unico problema da DC e nao dar CARTA BRANCA para o Grant Morrison e o Geoff Johns fazerem o seu trabalho no UNIVERSO INTEIRO DA DC.

Pode perceber: Os titulos de ambos os ecritores sao OS MELHORES...os demais titulos ficam abaixo da media.

Beijokas

Canibal
      PROTOCOLO: A ORDEM foi impressa e está sendo vendida. APENAS ACEITEM!!!

Comment

A DC está chupando há anos. Só os DCnautas é que não enxergavam isso.

Comment

mas q idiotice... fora gostos pessoais do tipo "odeio o multiverso", "mataram personagem tal", "mudaram personagem tal", eu não vejo qualé o "problema" da DC.

tem histórias merdas? tem.
          tem histórias boas? tem.
          tem histórias excelentes? tem.

então tá igual a todas as outras editoras no mercado. qualé o problema?

o chororô dessa mulé é meramente nerd, fala sério.

"sérias falhas de personalidade impostas a alguns personagens"... eu imagino a coitada surtando e escrevendo.

80-82-83-87-92-09

Comment

Postado originalmente por Falcão
            mas q idiotice... fora gostos pessoais do tipo "odeio o multiverso", "mataram personagem tal", "mudaram personagem tal", eu não vejo qualé o "problema" da DC.

tem histórias boas? tem.

"sérias falhas de personalidade impostas a alguns personagens"... eu imagino a coitada surtando e escrevendo.
            Não está igual não. O que o Canibal disse está certo. Quem é competente e criativo não está recebendo o espaço que deveria receber. O Morrison por exemplo, está fazendo um ótimo trabalho com o Batman, mas sua criatividade poderia estar agindo na editora como um todo, e não apenas em um gibi. O mesmo vale pro Geoff Johns, Kurt Busiek, Paul Dini e outros. Na Marvel, Bendis e cia recebem carta branca e o resultado taí; só coisa fina. A quantidade de plots e arte de baixa qualidade da DC no momento é uma coisa de louco.
            Meu mais novo romance autobiográfico: "Pra um cara não muito esperto, você até que não é tão burro!" Sobre mim e eu escrevi! Autobiográfico!

Comment

Eu acho que falar em "declínio" é um pouco forte.

Algumas decisões editoriais e equipes escolhidas não deram o resultado esperado, mas nada que não possa ser recuperado com a próxima crise.
              Paz e amor...só tranquilidade.

Comment

O Anibal, o Falcão e o Canibal estão certos.

E o Dread não passa da escoria do codigo genetico. Uma hora ou outra vão concertar esse problema.

Quem achar que a DC está uma merda, leia Sinestro Corps e seja calado.
                Postado originalmente por Oz Jordan
                eu sempre considerei o ajax negão, só q um negão verde. em vista de q os marcianos do caralhø lá eram brancos e verdes, o verde é o negro espacial.

Comment

Postado originalmente por CANIBAL!!!
                  O unico problema da DC e nao dar CARTA BRANCA para o Grant Morrison e o Geoff Johns fazerem o seu trabalho no UNIVERSO INTEIRO DA DC.

Pode perceber: Os titulos de ambos os ecritores sao OS MELHORES...os demais titulos ficam abaixo da media.

Beijokas

Canibal
                  Voto com o Canibal.

A DC até crise infinita estava ascendente.

As minis Countdown daquela época dão gosto de ler. De vez em qd eu pego Contagem regressiva e me divirto... Têem um fator replay impressionante.

Deveriam ter centrado todas as fichas na guerra dos lanternas... Nem que ficassem um ano com o tema... Dava para contar umas boas histórias, ter alguns tie-ins... Tipo World War Hulk.

Não concordo com o articulista quando ele diz que a DC está falhando porque está copiando a Marvel. O Grande Boom da DC pré-Crise Infinita foi justamente ao dar atenção ao lado humano das personagens. Crise de Identidade foi satisfatória por causa disto, por ser pé no chão. O problema são as viagens excessivas e as constantes mudanças cronológicas. Apesar de divertido, tem gente que não aguenta mais ouvir falar de Multiverso.

Outro Problema é que a DC está queimando muitas idéias ao mesmo tempo. A Morte dos Novos Deuses é um exemplo. Poderia ser depois da guerra dos lanternas...

O lance da Mary Marvel poderia muito bem ser contada numa mensal do Shazam... Ao invés de Countdown e aquela bosta da mini do Judd Winick...

E ainda tem o Salvation Run. Que é um puta plot, do Greg Rucka, mas que corre o risco de ser dissolvido em meio a tanta coisa.

Além disso, os atrasos da linha All Star estão desmotivando muita gente. O Didio deveria ser mais pulso firme. O mesmo aconteceu com a Maravilhosa do Heinberg e com o Super do Donner.

Parece que as coisas vão entrar no eixo. Os Títulos do Morrisson e do Johns estão sempre entre os melhores e agora Waid está no Flash.

Para mim só falta um anúncio bombástico. Algo que fique em nº 1 de vendas, para puxar o resto. Um bom escritor e um bom desenhista em um título mainstream. Fizeram isto anos atrás com Batman do Loeb e Super do Azarello.

Podiam era pegar o pulha do Jim Lee e botar ele para desenhar a volta do Ra's com o Morrison. Botar estes desenhistas vagais para desenhar. Pô, em terra que ter KUBERT BROTHERS, usar Jim Calafiori?

Comment

Postado originalmente por Falcão

tem histórias boas? tem.

A questão está na quantidade de cada uma dessas historias. Se tem mais merda......

Comment

Eu acho que essas coisas são meio cíclicas. Há uns 2 anos a Dc estava bem melhor que a Marvel, agora é o contrário. Daqui a pouco muda de novo. O resto é esperneio....

Comment

Postado originalmente por Muddy
                        Eu acho que essas coisas são meio cíclicas. Há uns 2 anos a Dc estava bem melhor que a Marvel
                        Certamente a DC tava mais no gosto do pessoal daqui.

Mas Bem Melhor que a Marvel?

Pfff.

Comment

O maior problema da DC atualemnte é Contdown, pode nao ser o mega evento do ano, mas é a bussola do universo DC. Quem le quadrinhos acaba lendo isso e acaba achando uma merda sem tamanho, o que reflete nos demais titulos da editora.

Os trocentos tie ins disso tambem nao ajuda, acaba se tornando um cancer que se espalha sem controle. Deviam ter investido no titiulo principal e nao lançar um monte de espeicias e geralmente come escritores que não são nem medianos. O cara que esta escrevendo Contdown arena falou que nem conhece varios personagens que vai trabalhar na serie, fala serio, é o mesmo que eu levar meu carro pra um mecanico que nao sabe o concertar motores.

O pior que Contdown ofuscou Sinestro Wars, que seria é a saga relamente de peso para este ano, e sem duvida alavancaria as vendas dos titulos relacionados.

52 foi um sucesso, foi bem executada e planejada, dai tiraram Contdown da manga, sem nem emsmo terem planejado achando que ia vender por causa da serie anterior.

Depois da Crise Infinita, os titulos dos carros chefes da editora, ficaram melhores, tirando um ou outro, porem titulos que estavam em boa fase e vinahm sendo bem trabalhados foram pro buraco demandando mudanças drasticas pouco tmepo depois, como asa noturna e flash.
                          http://batman.hdfree.com.br/index.html

http://multiversoinverso.blogspot.com/

Comment

Tenho um amigo, marvete rôxo, com quem adoro discutir esse eterno sexo dos anjos, e sempre que o encontro, visto minha camisa de decenauta.

Mas quando essa editora inventa de pôr como ultra vilão fodão da vez uma lagarta que come realidades, eu tenho que me calar e dar o braço a torcer. Tem algo muito errado aí.
                            Amigos, confiram SUPER-EGO, a história de um psicólogo de super-heróis escrita e desenhada por mim, toda segunda no http://www.sequentialink.com/?comic=super-ego-page-1.

Comment

Nem li o tópico, mas a DC tá tão decadente, que outro dia vi um bando de civis discutindo isso no boteco!
                              As adaptações de cinema deixaram claras as diferenças entre as editoras até pro mais civil dos civis!!
                              Seu Cuca é eu!

Comment

Working...
                              X