
Tex Gold vol. 1
O Profeta Indígena
Roteiro de Claudio Nizzi e desenhos de Corrado Mastantuono
Nesta edição...
Manitary é um jovem profeta indígena que, "guiado" pelo Grande Espírito, quer reacender o orgulho dos Hualpais. Tomado por esse sonho impossível, ele desencadeia um inferno, reunindo em um único exército todas as tribos do deserto, a fim de derrotar e expulsar para sempre os homens brancos das terras do sudoeste, que outrora pertenceram aos nativos. Mas, em seu caminho, Manitary encontra Tex Willer e seus pards, decididos a tudo para impedir que uma suposta profecia maluca se transforme em uma carnificina inútil...
Essa é uma aventura básica do Tex, Nizzi já estava há muito tempo escrevendo para o personagem e o filão já meio que começava a esgotar, de maneira nenhuma é uma aventura fraca, mas tem algumas soluções um pouco fáceis, como a captura do Manitary e o desfecho final. A coleção Texone é uma celebração aos grandes desenhistas da nona arte, tanto da Bonelli quanto os convidados especiais.
Mastantuono já é bastante conhecido na Itália por seu trabalho na Disney e por sua brilhante passagem na série de Horror Western Mágico Vento, tornando-se posteriormente capista da mesma, e pra mim a sua arte é o ponto alto da edição, tendo se formado em escolas que trabalhavam com cinematografia, as suas tomadas de câmera são de tirar o fôlego, às vezes partindo de uma visão aérea, ou de baixo pra cima e até mesmo em excelentes panorâmicas, o traço do cara faz valer cada tempo de leitura.
Apesar de básico, o roteiro tem grandes momentos, como as cenas em que o Manitary tem suas visões, o confronto dos Hualpais com uma caravana de mineiros enquanto só da tempo do Tex presenciar o final da grandiosa carnificina, o embate de Tex com dois pumas gigantes ou o ótimo tiroteio no barco dos traficantes de armas. História redondinha mas que poderia ter um final ainda mais épico, depois daqueles discursos todos do Manitary, no fim não passava de um fanfarrão com sonhos de glória.
As cores são excelentes, não sobrepujam a arte, apenas a complementa de forma eficaz e no caso da arte do Mastantuono combina muito bem, tornando tudo muito elegante e com um certo aspecto de quadrinho clássico.
A edição no aspecto gráfico está impecável e acompanha um belíssimo pôster desenhado pelo Claudio Villa, o mais bonito até agora lançado nas coleções da Salvat e por 9,90 tá praticamente dado. Uma grande iniciativa da Salvat para deleite de novos e velhos Texianos e amantes de um ótimo quadrinho de aventura.



Comment