
No terceiro volume desta coleção, o protetor dos viajantes noturnos faz sua estreia! Sua primeira aparição, numa caçada ao Lobisomem; a origem de seu alter-ego, aos pés do deus egípcio Khonshu; a criação de suas muitas identidades secretas. ele é o Cavaleiro da Lua, e vai cruzar a noite da cidade em busca de justiça!
(Werewolf by Night 32-33, Marvel Spotlight 28-29 e Moon Knight 1-3)
164 páginas, R$25,90
O legal nesta coletânea é ver a evolução do Cavaleiro da Lua ao longo dos anos. Na estreia, em Werewolf by Night, Marc Spector era um mercenário contratado para capturar Jack Russel (o Lobisomem), e só. O personagem não tem histórico nem desenvolvimento, e sequer vemos seu rosto, que aparece envolto em sombras. Spector era tão insípido, que até o uniforme e o nome do Cavaleiro da Lua foram providenciados pelo grupo que contratou seus serviços. Por sinal, a capa do uniforme original era bem tosca.
O arco curto de Marvel Spotlight já mostra o Cavaleiro da Lua combatendo o crime em Nova York. Como não poderia deixar de ser, a trama tem aquele ar descompromissado da época (meados dos anos 1970) e traz um vilão nada memorável – o Conquistador –, que trava o confronto decisivo com o Cavaleiro em um tabuleiro gigante de xadrez. O mais importante, porém, é a atenção dispensada ao background do herói. Coadjuvantes importantes como a companheira Marlene e o parceiro Francês ganham destaque, e Spector utiliza as diferentes personalidades (que viriam a se tornar sua marca registrada), para solucionar o caso.
Mas é em Moon Knight que o herói adquire sua forma definitiva. A série estabelece a origem sobrenatural do Cavaleiro, bem como a relação com Khonshu, o Deus egípcio da Lua. Outra mudança significativa – e bem-vinda – é a substituição da capa tosca pelo manto imponente que conhecemos hoje. A separação entre as diferentes personalidades de Spector fica mais evidente. Quando ele se torna o taxista Jake Lockley, por exemplo, sua postura e atitude também mudam.
Há, também, uma nítida mudança no tom das histórias, fruto dos anos que as separam. Moon Knight (final de 1980) já não traz vilões rocambolescos como o Conquistador. Em vez disso, surgem inimigos mais “pé no chão”, como Bushman (um mercenário sanguinário), o Homem da Meia-Noite (um ladrão de obras de arte) e um serial killer, que está vitimando mendigos nas ruas de Nova York.
Outra atração do título solo é a arte de Bill Sienkiewicz. Embora ainda não tivesse desenvolvido o estilo pessoal que o tonaria famoso, ele faz um trabalho acima da média.
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