
Formato 16 x 21 cm - 164 pags - cor
A TRILHA DOS SIOUX
Texto: Tito Faraci * Desenhos: Mario Milano
Após um violento um assalto a uma diligência, em que várias pessoas morreram, Tex se junta a um grupo de vaqueiros, sem revelar sua identidade, na tentativa de desmascarar o último membro da quadrilha, que se esconde entre eles.*Em meio às dificuldades e intempéries que os caubóis encaram normalmente, o ranger continua a investigação, além de passar por imprevistos e conviver com a ameaça de ataque de um bando de sioux rebeldes, comandados por um jovem revoltado que acabou de se tornar chefe da tribo.
Tex está na caça de um sujeito que se infiltrou em meio a uma dezena de vaqueiros que está tocando uma manada em meio ao território Sioux, só que o ranger não tem a mínima ideia de quem seja o criminoso em meio aos cowboys da comitiva, daí começa um jogo de investigação muito bem conduzido pelo Tex até chegar ao criminoso. Enquanto isso um incidente com alguns índios envolvendo um dos vaqueiros vai fazer com que os Sioux liderados por um novo chefe parta em busca de retaliação por suas vítimas.
Eu me vi assistindo um Western clássico, as paisagens desenhadas pelo Mario Milano são um espetáculo a parte, lembrando o filme Open Range com o Kevin Costner. O mérito aqui do roteiro é o trabalho com os personagens da comitiva, você vai acompanhando o percurso e se afeiçoando a cada um deles, a rotina, as conversas em volta da fogueira, tudo muito bem estruturado.
E o assassino? Em NENHUM momento o leitor consegue decifrar quem o seja, tem até uma pista que você leva a crer que seja determinado personagem, aliás, várias delas, só que essa mais quente. Depois o final se torna algo revelador e bem tocante, após um grandioso e inevitável confronto com os Sioux, a verdade vem a tona em um final digno de um filme de faroeste clássico.
Creio que o gibi ainda esteja nas bancas, e recomendo demais a leitura. As cores são um espetáculo com a arte do Milano e o formato italiano torna a leitura muito agradável. O único ponto negativo foi a Mythos ter espelhado a capa do Claudio Villa, mas nada que chegue a incomodar.
Algumas imagens em Technicolor:


Open Range total!!!


Comment