Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaliação] Cavaleiro da Lua #5 - Gibi pra MALUCO! Mas e você, de perto é "NORMAL"?!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Avaliação] Cavaleiro da Lua #5 - Gibi pra MALUCO! Mas e você, de perto é "NORMAL"?!

Cavaleiro da Lua - Edição 5

O Cavaleiro da Lua impediu que Khonshu entrasse em nossa realidade através de sua mente. No processo, acabou destruindo a si mesmo. Agora, as muitas encarnações do vigilante noturno começam a se misturar. Steven Grant, o milionário produtor de Hollywood, tenta emplacar um longa-metragem sobre o Cavaleiro da Lua. O taxista Jake Lockley é acusado de assassinato. E o piloto espacial Marc Spector defende a Terra de uma invasão de Lobisomens. Mas qual deles é real? Todos? Nenhum?

Número de páginas: 116
    Formato: Americano (17 x 26 cm)
    Colorido/Lombada quadrada
    Preço de capa: R$ 19,90

Moon Knight (2016) 6-9, Moon Knight (1980) 2

Lemire começa explicitando em diálogos metalinguísticos o quanto a grande qualidade das histórias de super-heróis é abordar temas e problemas de pessoas reais dentro de toda a alegoria fantástica inerente ao gênero. Algo que sabemos, mas é bom lembrar com todas as letras, pois é a partir daí que a história se desenvolve com maior força.

De acordo com a OMS, 25% da população mundial sofre de Distúrbios Mentais ( http://www.who.int/whr/2001/media_ce...ss_release/en/ )

De diferentes graus. Não necessariamente a galera é Lelé da Cuca. Pode ser distúrbio leve, como um Déficit de Atenção brando, até algo sério como Esquizofrenia, Bipolaridade, Depressão, Agorafobia, Ataques de Pânico.

Então, vale a máxima: De perto, NINGUÉM é normal.

E se ninguém é normal, se todo mundo é "louco", então na verdade ser "louco" é ser "normal"?

Bom, super-herói mentalmente desequilibrado é tema de gibis desde Alan Moore. Mas Lemire usa o Cavaleiro da Lua, o NOSSO TONHO, e eleva a discussão a patamares novos.

Na última edição (recomendo a rápida releitura antes de ler essa quinta), Marc suicidou para não ser possuído por Khonshu. Em um estado entre a vida e a morte, o Cavaleiro no Limbo agora tem que encarar seus próprios distúrbios mentais, enfim se aceitar, admitir que É doente, mas que isso também não é o fim do mundo. Que deve apreender a doença e se tratar para poder enfrentar os demais problemas/vilões "lá fora". O primeiro super-herói que mostram tomando uns TARJINHA PRETA.

Mas claro que essa jornada de auto-conhecimento é recheada de aventuras super-heroicas divertidíssimas e bizarras. Lemire faz um BÉQUI TU BEIZIQUIS.

o cavaleiro da Lua precisa lidar com seus Três Alter-Egos originais que na verdade tomaram forma de amigos imaginários esquizofrênicos e múltiplas personalidades; cada um vivendo suas próprias peripécias paralelas com climas e desenhistas diferentes.

O Produtor Hollywoodiano Steven Grant - atualmente fazendo filme do Cavaleiro da Lua - em um estilo noveleiro artista Vertigo:

Já tomou seus remedinhos, querido?

MUZIQUERA

Interessantíssimo nessa parte é a metalinguagem com filmes de super-heróis, a indústria por trás do gênero consolidado, discussões sobre a fatiga dos filmes, a relevância do próprio Cavaleiro da Lua . Já tivemos gibis que mostravam filmes de super-heróis sendo feitos dentro dos próprios quadrinhos, mas essa foi a abordagem mais fascinante e relevante que já li.

Marc Spector outrora mercenário, agora piloto da Guarda Lunar, a Tropa de Cavaleiros da Lua contra Lobisomens do espaço em estilo MONGÁ:

figura demais esse desenhista

O taxista Jack, com arte noir cores chapadas, sombra carregada:

tava doido pra rolar cena de porrada com Motorista de Über que está "between jobs". Infelizmente não rolou, mas fica a ideia pro Lemiraço

E as tramas isoladas enfim vão se conectando e se cruzando, com quadros intercalados na mesma página dos três artistas:

Recurso narrativo muito bem utilizado, com categoria e elegância, subindo o nível de tensão e bizarrice non-sense .

Ce vai comendo as páginas querendo entender QUE PORRA TA ACONTECENDO

Até que a coisa explode e fica mais ducaralho ainda quando enfim todos se encontram, sob batuta do Pau Pequeno, esse artista fenomenal.

Que técnica de lápis é essa? Esse cara é bom demais

E fica realmente um gibi até emocionante . Evitando spoilers da conclusão, mas achei bonito

Gibi ABSOLUTAMENTE DUCARALHO! Lemire, ESSE É O NOME DO HOMEM! Doido, derretido e foda até não poder mais! Última página sensacional que dá faniquito de ver como vão concluir. Uma coisa que gostei é que o que eu queria aconteceu:

Spoiler!

Só é uma pena que na trinca de artistas escolhida, não tenham encontrado os mais topzera dentro de seus próprios estilos (preferia uma Pia Guerra Vertigo, Tradd Moore Mangazeiro, Risso no noir urbano; pra exemplificar). Mas beleza, também não são ruins. O Mangazeiro é legal, o Noir vai bem a maioria das páginas e só se caga todo em cenas mais cinéticas, o noveleiro dá pro gasto apesar de não deslumbrar
    Last edited by FLUFFY; 24-09-2017, 04:25 PM.

Re: [Avaliação] Cavaleiro da Lua #5 - Gibi pra MALUCO! Mas e você, de perto é "NORMAL"?!

avaliação do Presto, com uma interpretação interessante sobre a LOUCURA ORGANIZADA, não uma loucura CAÓTICA:

Lemire monstro. Gibi com estrutura sofisticada, não é esses Passeio no Parque de Superman Tomasi não

Ninguém mais comprou/leu ?

Estão perdendo a melhor "mensal" Marvel/DC das bancas

Comment

Re: [Avaliação] Cavaleiro da Lua #5 - Gibi pra MALUCO! Mas e você, de perto é "NORMAL"?!

Li essa edição numa tacada só e ainda voltei na edição anterior para confirmar algumas coisas. Muito boa!!

Lemire se aprofunda ainda mais na loucura do Cavaleiro, mostrando novas "realidades" para cada personalidade dele e as fazendo se colidir em algum momento. Não sei dizer se o Marc está se curando ou se aprofundar em sua loucura.

Não gostei muito da parte do Marc Spector, Guerreiro das Estrelas, mas depois acabou se encaixando legal, assim, como o Jake da fase do Moench/Siewkewicz e o Grant da péssima fase do Bends. Lemire utilizando bem as várias fases do personagem. E as alterações de desenhistas ficaram boas para refletir as diferentes "vidas" do Cavaleiro da Lua.

Para mim, uma mistura do filme Identidade com a Origem gerando uma história muito bacana.

E o final, me deixou ansioso para a próxima edição.

Comment

Qual a necessidade de meter essa "Moon Knight (1980) 2" nessa edição ?
        Essa mesma história saiu esse mês mesmo na edição de caixinha dos Paladinos... Tá foda esse repeteco da Panini.
        Para o Alto... e Avante !!!

Comment

é só rasgar as páginas

Comment

Postado originalmente por 4fantasticos Ver Post
            Qual a necessidade de meter essa "Moon Knight (1980) 2" nessa edição ? Essa mesma história saiu esse mês mesmo na edição de caixinha dos Paladinos... Tá foda esse repeteco da Panini.
            Aparentemente foi imposição da própria Marvel, foi do mesmo jeito que saiu lá fora. Sobre o Gibi tá sensacional, melhor run do Cavaleiro da Lua de Longe.

Comment

fica a dúvida mesmo se no original do encadernado Marvel americano tinha essa história.

A vida de encadernados lombadinha bonita na estante é bem melhor que Mix ou revistas avulsas, mas aí também tem que ver direito essa política editorial

Como falou o Presto, fica parecendo que deixaram o Lemire fazer o arco em enxutas 4 partes (não ficou corrido, mas talvez até coubesse 5, de tão denso que é o roteiro); daí enfiaram essa edição pra fechar as 120 páginas e ter "corpo" pra encadernar

Enfim, de qualquer maneira ao menos a história ta dentro do contexto. Pois tem a ver com as Encarnações, mostra o background do personagem que já originalmente contava com o taxista, o produtor, as personalidades múltiplas; assim como os coadjuvantes utilizados pelo Lemire.

É um gibizinho simpático, onde Doug Moench naquele estilo datado de histórias de 1980 aborda temas sociais interessantes. Aqui, rola a crítica ao maior empenho da polícia em crimes que afetam branco burguês, enquanto pouco se preocupa com casos de violência contra excluídos da sociedade como mendigos. Segue atual o tema, vemos isso nas capitais brasileiras

Também o mal trato das autoridades em relação à Gena, por ser mulher, mãe, negra, pobre.

Daí entra o Cavaleiro, pra auxiliar os "perdidos na noite". Desenhos mais tradicionais do Bill 5e20 antes de começar a escarrar nas páginas.

Achei legal. Eu mesmo só conhecia o personagem lá de Marvel Action, de 2007.
              Last edited by FLUFFY; 28-09-2017, 04:59 PM.

Comment

Postado originalmente por Pato_Osborn_Olsen Ver Post
                é só rasgar as páginas

- - - Updated - - -

Nem li a 4 ainda.

Comment

Faltou a nota/conversão de preço vs páginas vs Dan Jurgens.
                  Dossiês: DCNU Flash - Thor Godblast - Evolução dos poderes mágicos do Dr.Doom - Death Sentry

Todos os confrontos: Thor vs Destruidor | Ciclope vs Wolverine

Comment

fiquei pensando, será que não era cabível quando os as três identidades se encontram, que mantivessem o desenhista de cada uma?

Como fizeram naquele gibizinho da Image com Larsen, Silvestri, Liefeld, McFarlane tudo desenhando junto:

Se bem que o estilo dos caras é muito mais próximo um o do outro

Aqui em Cavaleiro da Lua os artistas são bem diferentes entre si, podia ficar porco

Postado originalmente por lelouch Ver Post
                    Faltou a nota/conversão de preço vs páginas vs Dan Jurgens.

gibi que vale pelo seu belíssimo conteúdo

Comment

A qualidade do arco é inegável, depois eu comento. Mas agora preciso desabafar que fiquei realmente chateado com a inclusão dessa história dos anos 80. Pior que só vi isso depois que comprei. Veja bem: eu sei que eu não fui obrigado a comprar, sei que a Panini não fez nada ilegal, sei que é "só um gibi". Mas é um encadernado com 5 histórias, ou seja, representa 20% do valor que eu paguei. E a Panini lançou essa história ESSE MÊS, CARAMBA! ACABEI DE LER! Será que eles não poderiam imaginar que quem se interessasse pelas histórias clássicas do Da Lua a ponto de comprar a CHM também se interessaria em comprar essa edição? Será quem 40 anos de história, eles não teriam outra aventura pra colocar? Será que não poderiam manter o encadernado com4 histórias e mais barato? E se a Marvel obrigasse a publicar assim, não poderiam ter mudado a CHM? Enfim, sei que não adianta reclamar, mas se eu não desabafar aqui, onde?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
                      "Em seu mundo, vocês me conhecem por um outro nome."
                      Aslam

Comment

Como o amigo Roger falou, saiu assim lá fora e provavelmente foi imposição pela história conversar com o arco do Lemire. Pra tirar da CHM, ia perder muito até porque eles estão seguindo uma "ordem" lá.

A gente é verme, mas quem compra um não necessariamente compra o outro também.
                        .

Comment

entendo a revolta dos colegas de fórum e endosso

a panini se meteu numa enrascada ao publicar os dois encadernados ao mesmo tempo.

Nesse do Cavaleiro da Lua, se a matriz americana diz que tem que ser assim, paciência, tem que obedecer. Era cabível no contexto da história do Lemire, como já dito. Substituir por outra edição solo que fosse também história fechada , além de abordar os coadjuvantes como Crawley, Gina e Marlene; não deve ser fácil

Se não publicassem lá no encadernado de Paladinos, ia ficar manco faltando uma edição, pulando da 1 pra 3.

Um intervalo maior entre Cavaleiro da Lua e Paladinos seria o ideal. Afinal, outras histórias soltas assim já foram republicadas em compilações diferentes

Postado originalmente por Nick Ver Post
                          A gente é verme, mas quem compra um não necessariamente compra o outro também.
                          Eu mesmo não vou pegar esse Paladinos . História velha eu posso até ler como "curiosidade", como aqui em Encarnações onde tinha propósito reapresentá-la. Mas pagar assim por livre e espontânea vontade; não rola

Comment

Tinha outras soluções. Na CHM, havia várias aparições do personagem antes de Moon Knight 1, 2 e 3. Isso se quisessem manter a ordem cronológica, que no caso nem precisava porque as histórias são auto-contidas. Mas que ficou chato essas duas edições saírem no mesmo mês, ficou. Que parece de propósito pra irritar, parece...

MAS, falando do arco em si, QUE AULA! Não consegui largar. Emocionante, intrigante, divertida, surpreendente. Parabéns à equipe criativa.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
                            "Em seu mundo, vocês me conhecem por um outro nome."
                            Aslam

Comment

A CHM do da Lua poderia ser a 7 primeiras edições de Moon Knight mesmo, não aquelas histórias anteriores a fase do Doug Moench. E como é bom vc ler histórias de heróis pé de chinelo que não tem fãboy pra encher o saco. O editor chega pro escritor e fala "aí nega véia, faz o que vc quer" e o resultado é sempre coisa boa. Desde a fase do Bendis tenho lido tudo do Cavaleiro da Lua e gostado.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
                              Vendas
                              http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...-Hellboy/page3

Comment

Working...
                              X