Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaliação] Pantera Negra Livro Um - o MBB sentencia: CHUPA ROLETA

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Avaliação] Pantera Negra Livro Um - o MBB sentencia: CHUPA ROLETA

Pantera Negra – Uma Nação Sob os Nossos Pés – Livro 1

Páginas: 148. Formato: 17 x 26 cm. Capa Dura. Lombada Quadrada. Papel Couche.
    Preço capa: R$ 29.90

Após invasões recentes seguidas à Wakanda realizadas pelo Namor, Doutor Destino e Thanos; o povo está insatisfeito com o governo monarquista totalitário do T'tcholla, que tem falhado em sua função de proteger o país como Pantera. A nação de Wakanda inteira puta com o cara, querendo um novo modelo político com maior liberdade. E claro, o T'tchalla não quer perder o cargo de regente nem a mamata da vida de rei.

Mas o cara tá na merda, um líder caído sem apoio de ninguém, tomando patada de todo mundo.

Até das Dora Milaje, suas ex-seguranças pessoais gostosas, que concluíram algo que sempre foi claro desde sempre: elas dariam a vida pelo T'tcholla, mas ele ta cagando e andando pra elas.

E o Pantera tem que reagir... sendo sua reação basicamente bater em quem não concorda com a monarquia, o próprio populacho:

foda que no começo ele acha que galera está mentalmente controlada pela antagonista, quando na verdade o poder da mina é simplesmente fazer com que todo mundo faça aquilo que realmente tem vontade de fazer. Ou seja, geral sempre odiou o Pantera, mas ficava quieto por tradição. Se pudessem mesmo, arrancavam o couro do cara. E agora podem

A situação piora ainda mais depois dessa cagada. Nisso grupos distintos dentro da sociedade se organizam, cada um desejando que a revolução no país seja feita a sua própria maneira.

Interessante que nenhum dos líderes opositores do rei é maligno, realmente querem o melhor pra Wakanda. Então não tem vilão, apesar de existir um George Soros externo manipulando tudo pelas sombras , alguém que claramente leva vantagem com a polarização de ideias.

Coates, autor literário premiado, nunca escreveu quadrinhos e o desenhista Brian Stelfreeze é seu guia, como dito nas entrevistas ao final do encadernado. O cara tem conhecimento profundo sobre o Pantera e sua mitologia, liga este gibi a diversas fases (de Ruindlin a McDuffie), mas a falta de experiência em QUADROS AO VIVO é clara. O ritmo é lento, quatro edições só de preparação contextualizando a situação de Wakanda. Daí a insatisfação de menino Roleta, com razão lendo mês a mês.

O roteirista mostra três frentes paralelas no gibi, que só se cruzam pela primeira vez depois de 100 páginas. E a mais interessante nem é a do Pantera, mas sim das Dora Milaje em sua agenda feminista lutando contra as injustiças de Wakanda e da África relacionadas ao tema:

Fazendo um paralelo com a situação real do continente, onde os direitos das mulheres são da boca pra fora e o estupro é praticamente legalizado:

A sofisticação do roteiro é clara. Aborda a situação política e social de Wakanda como nunca fizeram, o grande diferencial do gibi. Nos diálogos mais profundos, que são longos mas não chegam a ser enfadonhos. Nos discursos dos antagonistas, todos caracterizados como bastante cultos, citando Locke e outros autores clássicos pra argumentar contra a monarquia.

E dá-lhes umas verdadezinhas inconvenientes jogadas na cara:

Ótimos personagens, incluindo o Pantera e suas agonias pessoais.

Os desenhos são bons, as cores lindas. O extras são extensos, com sketches, making of, diversas capas alternativas em página inteira. E ainda a primeira história que o Pantera aparece, na revista do Quarteto por Lee & Kirby

Mas eu preferia que tivesse mais edições do Coates mesmo, ao invés dessa encheção de linguiça. Quando o Pantera literalmente diz que VAI TOCAR O TERROR, o gibi acaba sem fim:

fica o gostinho de quero mais, pois é AGORA que o negoço vai ficar nervoso

É interessante mesmo, recomendo a todos
    Last edited by FLUFFY; 20-09-2017, 10:02 PM.

Re: [Avaliação] Pantera Negra Livro Um - Cada dia mais Maduro, hein, T'tcholla

Gibizaço. É o famoso GIBI PARA ALFABETIZADOS. A Panini tinha prometido lançar em volume único, mas vai soltar esse arco em três partes. Coates cria uma trama muito foda questionando diversos pontos da mitologia do Pantera, o que faz sentido! É preciso atualizar o personagem, e convenhamos, uma monarquia em pleno 2017 não faz sentido.

Esse gibi é pica demais. Altamente recomendável.

Postado originalmente por Gesuis
    Eu, um cara com certo conhecimento e bagagem, que é ligado em música nem sabia que um deles tinha morrido, de tão relevante que eles são.
    Comentando sobre os Beastie Boys

www.twitter.com/matheuslaneri

Siga-me!

Comment

Postado originalmente por matheus 90 Ver Post
      É o famoso GIBI PARA ALFABETIZADOS. .
      fiquei lendo e pensando que os Deslumbrados num devem ter entendido nada, pois o vocabulário em português já é sofisticado. Palavras como Perfídia, Sustentáculo, verbos como Devasnescer. Imagina isso em inglês

Além disso uitas vezes falarem sobre personagens e costumes com nomenclaturas locais. O pantera por exemplo é quase que só chamado de Damisa-Arki. Eu fico perdidinho nos termos wakandanos

Nos diálogos citam também muitas regiões do país, onde tão organizando frentes periféricas pra peitar a monarquia central. Ainda bem que rola um mapinha rpg bacana ao final do gibi pra ajudar a localizar onde ta rolando o que:

Ficam os parabéns ao Coates e ao Stelfreeze pelo esmero ao criar todo o Universo Wakanda em toda sua complexidade e riqueza de detalhes. Da arquitetura ao figurino, definindo bem as paisagens de cada região do país, o tipo de vegetação, rochedo, locais de destaque. É um capricho impressionante que vale apreciar com calma e atenção pra valorizar o trabalho dos caras. Nada ali é jogado, tudo tem um significado

Comment

Pô,as críticas me animaram.Cofrarei.
        "Spyder! Spyder! burning bright
        In the forests of the night
        What immortal hand or eye
        Could frame thy fearful symmetry?”

Comment

Postado originalmente por Investigador Ver Post
          Pô,as críticas me animaram.Cofrarei.
          o diretor do filme já afirmou que a maior influência do filme será essa fase:

Pantera Negra | Filme vai se inspirar na atual fase da HQ, diz o diretor

Antes de participar do painel de Pantera Negra na San Diego Comic-Con 2016 que confirmou o elenco principal - assista ao OmeleTV sobre o painel - o diretor Ryan Coogler disse ao Vulture que a atual HQ do personagem, escrita pelo romancista Ta-Nehisi Coates, é uma das influências do longa.

"Eu adoro, cara. Ele é o meu escritor favorito no mundo hoje. Depois de conhecer o trabalho dele, tenho lido tudo que ele faz, especialmente não-ficção. O que ele está fazendo com o Pantera é incrível", diz Coogler. Coates fechou com a Marvel para escrever pelo menos 12 edições de Black Panther, um arco que começou em abril e envolve uma revolta civil movida por um sentimento de insegurança que a população de Wakanda raramente sente.

"Você realmente consegue ver a experiência que ele tem como poeta em alguns dos diálogos [da HQ]. E o que [o desenhista] Brian Stelfreeze está fazendo com o visual da série! As questão que a HQ está levantando. É bem inspirador para [o corroteirista] Joe Robert Cole e eu", diz. Questionado se essa atual fase dos quadrinhos seria mesmo uma influência, Coogler respondeu que sim, "absolutamente".

"O que é ótimo sobre o Pantera é que ele é um super-herói que, se você perguntá-lo se ele se considera um super-herói, ele dirá que não. Ele se vê como um político, um líder do seu país. Acontece que é um país baseado em guerra cujos líderes precisam ser guerreiros, também. Começar por aí é bem interessante. Tudo o que acontece no mundo hoje, e no passado, no nível da política e como as pessoas lidam umas com as outras, pode ser uma inspiração", completa Coogler.

https://omelete.uol.com.br/filmes/no...diz-o-diretor/

e eu to animadíssimo, se forem por esse caminho estarão corretos demais. No trailer e nas imagens já dá pra sentir esse GIBI ESCORRENDO EM TELA:

Wakanda vai ser uma versão "Marvel Studios" explodida do Steelfreeze:

literal tirado desse Livro Um essa cena

Comment

Foda esse Shinra Tensei do Pantera, tem que ter esse golpe no Marvel vs Capcom: Infinite.

Comment

Parabéns ao Fluffy por fazer um review de responsa, comentando gibi com honestidade e atenção aos detalhes.
              AS AVENTURAS DE DÃOZINHO NO LIMBO DOS GIBIS BISONHOS (OU NÃO)!!!

http://gibiruim.blogspot.com.br/

Comment

Que avaliação foda hein Fluffy? Parabéns! Me diz uma coisa, por acaso entre os extras tem a capa variante de hip hop? Essa aqui:

http://www.culturalfront.org/2016/07...her-jay-z.html
                Vendo, frete por conta do comprador, registro módico, Rio de janeiro retira em mãos, mais barato que no Mercado Livre! Sandman!! Salvat!! Vingadores!! Blu-ray!! Animal Man!! Sin City!! Liga Extraordinária!! American Gods!!! CHM!! http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...y!1Q84!SANDMAN!

Comment

Esse deve ser o gibi que o Hickmanlixo sempre quis escrever.

Comment

eu tento caprichar quando o gibi é bom, pois vale a pena. Já falei e volto a repetir: o grande feito desses filmes atuais é levar a Marvel Editora a criar material de altíssima qualidade com esses personagens menores que tão virando protagonistas nas telonas

Esqueçam os personagens maiores. O negoço da marvel agora é ler Visão, Pantera Negra, Doutor Estranho, Soldado Invernal, Viúva Negra, Homem-Formiga, Thor, Gavião Arqueiro

Postado originalmente por Raphacomph Ver Post
                    Que avaliação foda hein Fluffy? Parabéns! Me diz uma coisa, por acaso entre os extras tem a capa variante de hip hop? Essa aqui:

http://www.culturalfront.org/2016/07...her-jay-z.html
                    conferi e tem sim. É capa pra caralho

Desse trabalho mais editorial, cabe também elogiar um negoço que eu muito me interesso e babo. Essas páginas de abertura:

Diagramação clean. Minimalista. Geométrica. Tribal. Chapada. Preto no branco.

Aboslutamente lindo. Cheio de força. De atitude.

Você abre e já sabe que não é um gibizinho de privada Dan Jurgens. É um material de pedigree. É o tipo de quadrinho que eu deixo até minha namorada folhear pra ver que gibi de super-herói hoje não é mais coisa de criança. Somos a ELITE intelectual (sei)

Comment

Agora fiquei na dúvida se pego esse encadernado ou o hardcover gringo coletando as 12 edições...
                      Vendo, frete por conta do comprador, registro módico, Rio de janeiro retira em mãos, mais barato que no Mercado Livre! Sandman!! Salvat!! Vingadores!! Blu-ray!! Animal Man!! Sin City!! Liga Extraordinária!! American Gods!!! CHM!! http://www.mbbforum.com/mbb/showthre...y!1Q84!SANDMAN!

Comment

Postado originalmente por Malte 90
                        Gibizaço. É o famoso GIBI PARA ALFABETIZADOS. A Panini tinha prometido lançar em volume único, mas vai soltar esse arco em três partes. Coates cria uma trama muito foda questionando diversos pontos da mitologia do Pantera, o que faz sentido! É preciso atualizar o personagem, e convenhamos, uma monarquia em pleno 2017 não faz sentido.

Esse gibi é pica demais. Altamente recomendável.
                        Peraí, a Panini vai soltar 12 edições em 3 volumes, a 29,90 reais cada?

Tava pronto pra cofrar, se fossem praticados preços humanos.

Comment

Já ta 23 reais na Amazon. E os extras são gigantes

São 40 páginas só de Kirby derretendo na primeira aparição do Pantera:

mas só vi os desenhos mesmo, num tenho paciência pra gibi antigo não. Fica o caráter histórico

Comment

Da pra pegar por menos de $20 fácil, só acompanhar Amazon, Fnac e Saraiva, nunca paguei mais do que isso em nenhum desses encadernados Nova Marvel.

Comment

Postado originalmente por Stanislaw Ponte Preta Ver Post
                              Peraí, a Panini vai soltar 12 edições em 3 volumes, a 29,90 reais cada?

Tava pronto pra cofrar, se fossem praticados preços humanos.
                              Provavelmente a Panini vai seguir o modelo gringo, que foi dividido dessa forma aí.

Postado originalmente por Gesuis
                              Eu, um cara com certo conhecimento e bagagem, que é ligado em música nem sabia que um deles tinha morrido, de tão relevante que eles são.
                              Comentando sobre os Beastie Boys

www.twitter.com/matheuslaneri

Siga-me!

Comment

Working...
                              X