Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Era de Criatividade da Marvel/DC está acabando?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• A Era de Criatividade da Marvel/DC está acabando?

Ano passado, ao anunciar o Rebirth da DC, Geoff Johns afirmou que essa nova fase editorial duraria 2 anos.

Como todo mundo já sabe, o Rebirth da DC é um back to basics depois da tentativa de renovação gerada pelos New 52, principalmente após o fracasso da linha DC You. No one-shot de Rebirth Geoff Johns insere alguns elementos de um gibi da DC que, até então, tinha apenas influenciado, nunca aparecido de fato no Universo DC: Watchmen.

O Rebirth logo se tornou um sucesso de vendas, muito por conta dessa estratégia de back to basics, mas também pelo fator mistério que ronda toda a linha, graças a essa suposta ligação com Watchmen. Isso pode ser visto no resultado das vendas de abril, com o crossover entre Batman e Flash envolvendo o bottom do Roscharch vencendo as vendas de Secret Empire, nova saga da Marvel.

A Marvel, de olho no sucesso da DC e preocupada com sua soberania nas vendas, anunciou que também vai voltar ao feijão com arroz, deixando de lado os gibis "inovadores" que tentou emplacar, sem sucesso, após Secret Wars, do Hickman.

O problema, no entanto, não é simples. As histórias da DC estão engessadas por conta desse grande mistério envolvendo Watchmen, e poucos autores estão conseguindo trabalhar com verdadeira liberdade, sendo impossibilitados de escrever sobre o que o público realmente quer ler: qual o envolvimento real dos personagens de Alan Moore? Seria o Dr. Manhattan responsável pelas mudanças do Universo DC? Etc...

Essa estratégia é interessante do ponto de vista financeiro, principalmente. Quando as vendas começam a cair, a DC libera uma migalha do mistério pros seus leitores, convencendo-os a continuar lendo seus gibis. Mas também poda a criatividade de autores, gente do naipe do Brubaker, BKV, Gillen, Fraction, Rucka, etc, que inclusive saíram das duas majors e foram escrever o que querem na Image. Até o Morrison sumiu, virou editor da Heavy Metal...

Depois de tudo que descrevi, me pergunto: As majors realmente vão abandonar o conceito de mega sagas anuais (a maioria realmente ruim), ou só trocaram por projetos de linhas editoriais que fazem o leitor continuar comprando gibis por inércia, na esperança de se juntar peças para quebra-cabeças cada vez mais sem-graça? Esse engessamento editorial é realmente o que nós, leitores, queremos? A fase caracterizada por maiores liberdades editoriais que marcou os anos 2000 ficou pra trás?
    Postado originalmente por Gesuis
    Só li Scott Pillgrim e é ok, legalzinho, mas acho pouco pra avaliar um roteirista em contraponto a outros com uma obra bem mais extensa sujeita a erros e acertos. Por enquanto vou me abster, mas se a média começar a atingir níveis irreais terei que intervir.
    Comentando sobre Bryan Lee O'Malley

Re: A Era de Criatividade da Marvel/DC está acabando?

A criatividade acabou faz tempo.

Comment

Por mim, enquanto existir bons escritores e bons leitores, sempre vai existir algo de qualidade. A Image supre muito bem meu interesse por gibis. Se a DC/Marvel publica essas merdas é porque alguém consome. Deixa dar errado, uma hora sai algo que preste.

Comment

olha

a DC uns 2 ou 3 anos atrás conseguiu um feito histórico ao ditar a tendência do q supostamente seria o formato dos quadrinhos para os próximos 5/10 anos com Batgirl... sob a gestão do Doyle. foi o ar voltando a ser bombeado através das veias geriátricas da companhia.
        O conceito era simples... a Mauricialização (sim, de Souza) dos comics. e a receita era mais simples ainda... uma pitada do Underground novaiorquino, um pouco de cartoon network e um punhado de twitter. como era de se esperar a Marvel veio na rasteira... tudo parecia ótimo e refrescante... mas claro q a DC iria peidar pra trás. nunca q ela aceitaria vencer com seu complexo de vira lata.

o q temos hj é uma esquizofrenia generalizada... ambas as grandes sabem qual o caminho certo a tomar... porém parecem estar a um passo de tomar o errado para agradar um público sem futuro... ou seje, voltaram a crescer para dentro do próprio umbigo.

agora a DC ta isso ai... um Jurgens q não chega aos pés de quem foi um dia, repetindo histórias q ja foram feitas e de forma MUITO melhores no passado... pra devolver os gibi para o gueto dos nerds e geeks q ja perderam seu lugar ao sol frente a mídia de massa e o interesse publicitário.

parece q a moda nerd acabou como uma martelada... e a ressaca disso pode acabar por levar toda a grande indústria dos quadrinhos junto com ela

e agora fica esse gosto amargo na boca
        Last edited by morto muito loco; 15-05-2017, 01:41 PM.
        fotografia é desenho de luz

Comment

Só resta a repetição de velhas histórias com nova roupagem

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
          MBB PRECISA DE VOCÊ, AJUDE A MANTER SEU LAR!!!

CLIQUE PARA:

Planos de assinatura mensal

APOIA.SE

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Comment

só sobrou isso pq é o q o nerd médio quer

Comment

sem drama, sempre dá pra peneirar e encontrar coisas diferentes e bacanas

se tem lá os Dan Jurgens no projeto 1997/2017/2037 no Superman; tem sempre um Arqueiro do Lemire pra fazer o contra ponto

Comment

Os únicos fiéis leitores são os velhos gordos.
                Nerd novinho até compra de vez em quando mas depois abandona tudo...em vista das inúmeras alternativas midiáticas existentes.
                O gordo velho nunca abandonará seus heróis.
                O nerd novo com espinha de chokito é efêmero...coleciona por um, dois anos e depois vai navegar outros mares.
                O gordo velho nerd é escravo das revistas de super-heróis.
                O nerd novo tá cagando e andando se vai ter que deixar de comprar revista.

Comment

Postado originalmente por Esquila Ver Post
                  Por mim, enquanto existir bons escritores e bons leitores, sempre vai existir algo de qualidade. A Image supre muito bem meu interesse por gibis. Se a DC/Marvel publica essas merdas é porque alguém consome. Deixa dar errado, uma hora sai algo que preste.
                  Basicamente é isso. E baita resumo e análise do Winchester. Foda que essas crises, ao meu ver, são pendulares, chegam num ponto de extrema liberdade e renovação artísticas (novos escritores/desenhistas se consagrando, valendo-se das majors pra mostrar serviços) que aos poucos vai se tornando num negócio editorial mais fechado e com menos liberdade.

DC e Marvel parecem estar em pontos levemente distintos. A DC saiu da crise de criatividade, gerando algo novo e vendável, mas aos poucos volta para esse lado engessado; e a Marvel, apesar de ter a fatia de mercado maior, quer "voltar para as bases" e se encontra no processo de perda das mentes criativas (Tom King, Lemire, Bruba, Hickman), hoje só tem Al Ewing, Aaron e Slottaço (que é mais criaredo, mas ainda assim foda).
                  Postado originalmente por Leandro Azeredo
                  O legal do MBB é isso... sempre que você acha que essa m€rda chegou no fundo do poço, aparece um filha da pu†a com uma pá e começa a cavar!
                  sigpic

"Trate bem seu cliente"

Comment

Não acho que está acabando, mas está difícil. Hoje a maioria dos escritores, seja de gibis, tv ou cinema, opta pelo básico para prender seu público. E se uma determinada história faz sucesso, eles querem repeti-la várias vezes apenas mudando alguns detalhes e requentam para a trama seguinte. Isso foi feito recentemente pelo Snyder no Batman e na série de tv do Flash.

E no início, todos fazem sucesso: Novos 52, Nova Marvel, Renascimento.... mas depois param. Essa é a parte que as editoras não estão se adequando, que é o planejamento a médio e longo prazo. Com tantos lançamentos, já era de se esperar que conhecessem o público-alvo.

Postado originalmente por David Ver Post
                    Só resta a repetição de velhas histórias com nova roupagem

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
                    Quantas vezes o Thor já perdeu o martelo? Quantas vezes o Capitão América já ficou sem o soro, outro já assumiu a identidade e depois ele voltou? Estão exagerando na quantidade de vezes que requentam a mesma história. Em compensação, quem diria que trazer o Bucky de volta resultaria em uma boa história. Aqui a criatividade falou mais alto.

Outra coisa, é o excesso de mimimi e de tentativa de dar sermões políticos nas histórias atualmente. Temos que agradar essa parte da população e essa, e essa, e assim vai e no final, acabam não agradando ninguém. Até os leitores se enchem com tanta lenga-lenga. É só Manter as características que fizeram esses personagens durar anos e coloca-los em tramas que prendam o leitor.

Postado originalmente por SUPERPATO Ver Post
                    Os únicos fiéis leitores são os velhos gordos.
                    Nerd novinho até compra de vez em quando mas depois abandona tudo...em vista das inúmeras alternativas midiáticas existentes.
                    O gordo velho nunca abandonará seus heróis.
                    O nerd novo com espinha de chokito é efêmero...coleciona por um, dois anos e depois vai navegar outros mares.
                    O gordo velho nerd é escravo das revistas de super-heróis.
                    O nerd novo tá cagando e andando se vai ter que deixar de comprar revista.
                    Isso é verdade, mas até esses estão se enchendo das histórias atuais.

Comment

ficam contratando essas bosta do naype de rick remender, matt fractin, jonatha hickma e g willow wilson, só pode dá nisso

Comment

Postado originalmente por Iron-Man Ver Post
                        Não acho que está acabando, mas está difícil. Hoje a maioria dos escritores, seja de gibis, tv ou cinema, opta pelo básico para prender seu público. E se uma determinada história faz sucesso, eles querem repeti-la várias vezes apenas mudando alguns detalhes e requentam para a trama seguinte. Isso foi feito recentemente pelo Snyder no Batman e na série de tv do Flash.
                        Discordo.

Claro que a produção de coisas ruins sempre será maior que a de coisas boas, ainda mais hoje em dia, com a massificação das indústrias "artísticas", mas esse reducionismo de querer afirmar a mediocridade como lugar comum é bem errado. Olha o Brubaker aí, brilhando em Westworld, série pouco convencional, que exige bastante do espectador. Pra ficar nos exemplos de coisa boa que sai relacionada a herois da Marvel/DC: Legion e Guardiões da Galáxia, obras que desafiam o lugar comum da maioria que sai, principalmente Legion.

Tudo isso vem da liberdade criativa, e podar essa liberdade não me parece nem um pouco inteligente. Olha aí o que a Marvel fez com o coitado do Lemire, botou o cara pra escrever X-Men, mas na verdade quem escrevia era o editor. Aí o cara ficou puto e vazou da Marvel, agora escreve gibi na Dark Horse, Image e até Valiant, mas não volta pra Marvel/DC.

Essa intervenção editorial era interessante até a década de 90, hoje em dia você corre o risco de perder bons escritores/artistas fazendo isso. O pior, pra mim, é tentar substituir Brubaker por um Jim Zub da vida, por exemplo.
                        Postado originalmente por Gesuis
                        Só li Scott Pillgrim e é ok, legalzinho, mas acho pouco pra avaliar um roteirista em contraponto a outros com uma obra bem mais extensa sujeita a erros e acertos. Por enquanto vou me abster, mas se a média começar a atingir níveis irreais terei que intervir.
                        Comentando sobre Bryan Lee O'Malley

Comment

Postado originalmente por Iron-Man Ver Post
                          Outra coisa, é o excesso de mimimi e de tentativa de dar sermões políticos nas histórias atualmente. Temos que agradar essa parte da população e essa, e essa, e assim vai e no final, acabam não agradando ninguém. Até os leitores se enchem com tanta lenga-lenga. É só Manter as características que fizeram esses personagens durar anos e coloca-los em tramas que prendam o leitor.

Gibi de 79. Hoje seria ESQUERDAARRRRGHHH PETRALHARRGHHH MEU DEUS DOUTRINAAAARGGHHÇÃO. Mas na verdade sempre existiu e era bem diferente de como é hoje como alguns acham que é; fora o fato de que o escritor deve ter liberdade pra falar do que quiser...
                          Postado originalmente por Leandro Azeredo
                          O legal do MBB é isso... sempre que você acha que essa m€rda chegou no fundo do poço, aparece um filha da pu†a com uma pá e começa a cavar!
                          sigpic

"Trate bem seu cliente"

Comment

pelo menos enquanto existir The WickDiv não abandono os gibis

Comment

Postado originalmente por Winchester Ver Post
                              Discordo.

Claro que a produção de coisas ruins sempre será maior que a de coisas boas, ainda mais hoje em dia, com a massificação das indústrias "artísticas", mas esse reducionismo de querer afirmar a mediocridade como lugar comum é bem errado. Olha o Brubaker aí, brilhando em Westworld, série pouco convencional, que exige bastante do espectador. Pra ficar nos exemplos de coisa boa que sai relacionada a herois da Marvel/DC: Legion e Guardiões da Galáxia, obras que desafiam o lugar comum da maioria que sai, principalmente Legion.

Tudo isso vem da liberdade criativa, e podar essa liberdade não me parece nem um pouco inteligente. Olha aí o que a Marvel fez com o coitado do Lemire, botou o cara pra escrever X-Men, mas na verdade quem escrevia era o editor. Aí o cara ficou puto e vazou da Marvel, agora escreve gibi na Dark Horse, Image e até Valiant, mas não volta pra Marvel/DC.

Essa intervenção editorial era interessante até a década de 90, hoje em dia você corre o risco de perder bons escritores/artistas fazendo isso. O pior, pra mim, é tentar substituir Brubaker por um Jim Zub da vida, por exemplo.
                              Mas você citou todos que eu considero excessão hoje em dia. Brubaker para mim é um dos melhores escritores da atualidade. A grande maioria das suas séries são boas. E Legion é uma série inovadora. Fora o primeiro episódio, todos os outros são muito bons.

A Image está com umas séries bem diferentes e que valem a pena ser lidas atualmente. Mas, mesmo no eixo Marvel e DC temos algumas coisas boas. O que eu vejo é que na maior parte dos casos dessas duas editoras principalmente, é que tentam repetir tudo como o "Nada será como antes" ou a "saga que muda tudo". Até a década de 80, talvez metade da de 90, isso até era verdade. Hoje em dia, não mais. Querem vender tudo como se fosse aquela Ferrari com todos os opcionais, mas não passa de um Gol básico requentado e com um superego.

Postado originalmente por O Djusa Ver Post

Gibi de 79. Hoje seria ESQUERDAARRRRGHHH PETRALHARRGHHH MEU DEUS DOUTRINAAAARGGHHÇÃO. Mas na verdade sempre existiu e era bem diferente de como é hoje como alguns acham que é; fora o fato de que o escritor deve ter liberdade pra falar do que quiser...
                              Exatamente. Mas não é esquerda ou direita. Falo do excesso.

Em gibis da década de 60 já existiam isso, mas era usado como um aspecto a mais da história. Por exemplo, nos gibis dos X-Men do Claremont, tinham vários toques sobre problemas sociais de um modo mais sutil. Nos gibis do Luke Cage e Pantera Negra debatiam bastante sobre desigualdade social e racismo, mas também sem equecer a história. Hoje, em muitas, é o principal e esquecem da história.

Comment

Working...
                              X