Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Avaliação] Homem - Animal: A Origem das Espécies - O Mistério Se Aprofunda

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: [Avaliação] Homem - Animal: A Origem das Espécies - O Mistério Se Aprofunda

Alguém tá vendo essa revista nas bancas, impossível comprar.

Comment

Postado originalmente por Hellhammer Ver Post
      Alguém tá vendo essa revista nas bancas, impossível comprar.
      Não. Tanto essa quanto Patrulha #2.

Comment

Postado originalmente por 4fantasticos Ver Post
        Aguardando o volume 03 chegar no RJ.
        Já chegou em SP ?

Ótimo trabalho da Panini nesses encadernados !
        Com isso acabou a Vertigo Clássico para mim...
        Já leu Shade?

--

Esse volume não tem uma edição única tão foda como "O Evangelho do Coiote", mas no geral o nível é melhor. Boas tramas, a leitura flui que é uma beleza, e aos poucos a metalinguagem vai sendo inserida, num dos melhores usos dessa abordagem em HQs DC/Marvel. Gancho bem legal no final.

Comment

Li esse encadernado algumas semanas atrás e a história só melhora. Temos a primeira parte com uma edição de Secret Origins, mostrando a origem pós-crise do Homem Animal. Como estamos falando de Grant Morrison, e não de roteirista qualquer merda, essa história vai servir de mote para um dos plots justamente da edição seguinte, onde as origens pré e pós crise do personagem vão se misturando. Também vemos os aliens que deram poderes ao nosso herói e que serão mais vistos nas páginas seguintes.

Testando seus poderes

A história seguinte mostra uma parceria com a Víxen, outra personagem com poderes animais, que se vê encurralada por um macaco albino que quer controlar uma fonte de poder num país da África. Víxen vai pedir ajuda a Buddy em sua casa. Aí as coisas ficam bem doidas, com os aliens antes vistos querendo "não errar o gabarito se não vão desembaraçar o continuum", basicamente eles estão reescrevendo a história do Homem Animal e precisam ter cuidado para não criar contradições, pois então uma legião de fanboys de merda iria reclamar muito, mandando centenas de cartas e entupindo a caixa postal da editora com reclamações de merda.

Homem Animal segurando pra esconder o pinto duro numa roupa de malha

Após alguns SHANANIGANS, o Homem Animal se encontra com seus amigos aliens ets cabeçudos amarelos e transões, que estão reescrevendo a porra toda e só Homem Animal pode escrever Homem Animal. Então Homem Animal usa a máquina de desenhar e criar histórias e consegue dar algum sentido a sua origem, impedindo que o continuum entre em parafuso assim como as milhões de cabeças de merdys que leram Homem Animal na Era de Prata, gente velha de 50 anos que não conseguiu arrumar nada melhor na vida, pra se preocupar se o Buddy que aparece é aquela lá da puta que o pariu.

Em mais histórias, o Homem Animal se encontra com o Fera Buana, agora um amigo, e ambos discutem sobre a vida. O Fera precisa de alguém pra segurar sua lombra quando tomar o suquinho do juju que faz ele ter visões para saber quem vai ser o novo otário a segurar aquela pica. Consegue sua resposta na África do Sul onde faz com que vá atrás do Nelson Mandela pra se tornar o novo Fera.

Olha, aqui vai um disclaimer, posso estar enganado, mas se não me engano a DC nessa época era MUITO MAIS ENGAJADA com problemas sociais do que a Marvel, hein? Acho que já vi esse "dedo na cara" em relação ao apartheide naquela saga que geral malha da DC, Milênio, mas nunca vi um gibi da Marvel falando assim contra o Apartheid. Posso estar enganado, pois só lembro pelos gibis da década de 80 que li muitos anos depois, na década de 90 aqui no Brasil, e não é como se não houvessem boas mensagens contra o preconceito e a intolerância, como aquela EXCELENTE PASSAGEM em Massacre de Mutantes onde Kitty Pride dá uma surra de palavras num bando que ia LINCHAR o Noturno, mas essas ocasiões sempre me pareceram pontuais, e não lembro de um gibi da Marvel que tratou o problema com mais firmeza (não que fosse adiantar de algo, lógico).

Um gibi da DC mostrando claramente um problema real e objetivo da época. Pra mim, essa é a melhor história do encadernado

Marvel eventualmente tratava de assuntos mais sérios, mas não com tanto afinco

A história seguinte é envolta em mais mistérios, principalmente envolvendo o personagem Highwater, que já vimos anteriormente nesta mesma publicação, e o ser sinistro que está em volta da casa dos Bakers. Uma estranha inscrição também parece perseguir a família. O que será? TCHAN THCAN THACN CHRTANC!!!!! Ninguém sabe, mas vamos saber depois.

Essa edição dos golfinhos é uma obra de arte. FLIPPER, o GOLFINMHO HERMAFRODITA. É só uma história do Buddy fazendo suas "animal treta", mas é boa demais, mostrando sua consciência ecológica coisa e tal. A Delfim é uma delícia, e uma pena que o artista regular da série, o Chaz Truog, não tenha um traço que faça sensualizar as mulheres. Eu acho golfinho um bicho muito filha da puta e do mal, mas não devemos matar os bichinhos.

Nas últimas duas edições, mais histórias auto-contidas que são pequenas pérolas de reflexão. Na primeira, o Buddy vai com a Europa pra poder comemorar e se depara com um vilão que não é vilão e só tá querendo encontrar o seu caminho pra conseguir um pão, o Comandante do Tempo. Buddy ao invés de resolver com os punhos é um cara que gosta de conversar.

A última edição, como mencionada acima por Oric, tem um gancho fuderoso pro próximo encadernado, que acho inclusive que vou começar a ler o quanto antes. Nesta última parte, o Homem Animal discute a moralidade de seus atos, se deve continuar filiado a Liga da Justiça e se é correto infringir leis para salvar animais. Uma ótima edição, um certo "ponto baixo" na vida do nosso herói, agora é esperar a hora da guinada, se é que vai haver uma...

Fiscal do que você come

Ainda temos revelado quem é o misterioso assassino que acompanhava a família Baker e uma participação, sempre inspirada, do Mestre dos Espelhos. A arte de Tom Grummett e Chaz Truog não são as melhores, um espetáculo de arte, mas cumpre bem seu papel e está longe de ser um empecilho pra história sendo contada.

Postado originalmente por Master Ver Post
          [...] ainda há muito de super-heroí nesta edição, contando inclusive com várias aparições de outros personagens da DC, dentre eles a Vixen; a Liga da Justiça Europa (Dimitri, Metamorfo e Homem-Elástico e lógico o Homem-Animal), Fera Buana e seu sucessor Fera Liberdade; Delfim; Mestre do Tempo e Mestre dos Espelhos.
          Acho que uma das grandes características do trabalho do Grant Morrison é mesclar TÃO BEM o que seria o "núcleo" do personagem principal com o resto do universo DC. Essas histórias com "crossovers" ou com personagens convidados em sua maioria são enfiados no meio da história sem muito propósito. Sem contar que o autor sempre prefere colocar uns personagens mais "obscuros" e não tão conhecidos ao invés dos mais icônicos. Isso ajuda muito em criar uma "sociedade viva" desses heróis se misturando as pessoas comuns e ao cotidiano.

Acho que não por acaso, o encontro com o Super-Homem na primeira história da série tenha sito tão "esquecível", porém uma conversa com o Ajáx ou o encontro com a personagem Delfim neste encadernado pareceram tão naturais.

Só que ao lado disso temos ações que podem ser consideradas criminosas por parte do Buddy Baker que atua de forma radical em relação aos direitos dos animais, quase um eco-terrorista, certos eventos o levam a desistir de ser super-herói e a seguir por outro caminho [...]
          Isso mais uma vez comprovando a versatilidade do Grant Morrison ao criar um personagem sem maniqueísmo, onde não é tão fácil distinguir o certo do errado, o preto do branco.

A arte é boa e funciona bem dentro da proposta da série [...], além de várias imagens que remetem a própria técnica de se desenhar quadrinhos, desde aos modelos com traços simples até a finalização com texturas e cores, desmontando a técnica utilizada nesta arte.
          Essas partes em que o personagem se "desmancha" no papel mostrando as formas geométricas é foda mesmo. Agora que quem mesmo não leu a série como eu já sabe o que vai acontecer, já tá ligado o porquê disso, imagina naquela época que foi lançado ou mesmo agora quem não sabe, deve tá pirando o cocão por causa disso. Muito fera. Quem tá lendo e não sabe porquê disso não sabe a sorte que tem, deve ser uma experiência única.

Postado originalmente por Cabral Ver Post
          Li hoje e, como muitos disseram, a série fica ainda melhor neste segundo volume.

Como o Master frisou, tem muitos mistérios e situações bizarras, que nos deixam mais curiosos pelos números seguintes. Entre estas situações inusitadas, vale destacar as brincadeiras metalinguísticas do Morrison com a origem do Homem-Animal, que são sensacionais! Também é muito legal ver o Buddy se envolvendo cada vez com a luta pelos direitos dos animais, e até se aliando a grupos radicais.
          Aquela página onde se mistura os acontecimentos do personagem pré-crise com o do personagem pós-crise é muito doida. Ficou tudo embaralhado as letras e figuras, muito bom.

Postado originalmente por Cabral Ver Post
          As capas do Brian Bolland são geniais, mas esta da edição 17 é uma obra-prima!

Essa é uma das melhores capas da série mesmo. Diz tudo que é preciso saber sobre o gibi e o personagem.

Postado originalmente por luizsidi Ver Post
          [...] e ele ajudando os animais (a dos golfinhos. Nessa, inclusive, tem uma cena igualzinha à um episódio de arquivo x).

A parte do unicórnio é foda também[emoji38]
          No caso, foi Arquivo Lixo que copiou da série, não? O gibi é de 1989.

E morto por simbolismo foi foda mesmo

Comment

Uma coisa que não entendi é como os aliens ficaram preservados e também a memória depois da Crise, só porque estavam hibernando. Um caso de "porque sim",né?
            Imagina se não tivessem despertado. Tinha adiantado de nada vencer a Crise.
            Last edited by DetonatorOrgun; 24-04-2016, 08:13 AM.

Comment

Postado originalmente por DetonatorOrgun Ver Post
              Uma coisa que não entendi é como os aliens ficaram preservados e também a memória depois da Crise, só porque estavam hibernando. Um caso de "porque sim",né?
              Eles mesmos falam que são "agentes de um poder superior", talvez a resposta esteja na próxima edição.

Comment

Postado originalmente por Pato_Osborn_Olsen Ver Post
                Eles mesmos falam que são "agentes de um poder superior", talvez a resposta esteja na próxima edição.
                Ainda tá pra chegar a minha edição do Deus Ex Machina. Pode ser que tenha alguma coisa, até por conta do título. Só sendo na apelação mesmo porque não vejo poder superior maior que um universo se refazendo.

Comment

Postado originalmente por DetonatorOrgun Ver Post
                  Postado originalmente por Pato_Osborn_Olsen Ver Post
                  Sem spoilers, o autor Grant Morisson, não deixou pontas soltas no seu run no Homem-Animal, e no próximo encadernado, essa e outras questões terão uma resposta lógica, só não sei se será a resposta que você espera mas faz todo sentido considerando o run todo.
                  Last edited by Master; 24-04-2016, 11:31 AM.
                  "Liderança é possuir habilidades e, no entanto, perguntar a quem não as tem, saber muito e, no entanto, consultar os ignorantes; ter e, no entanto, não aparentar que tem, estar cheio e, no entanto parecer vazio."
                  Sábio Confucionista

Comment

Sem spoilers, o autor Grant Morisson, não deixou pontas soltas no seu run no Homem-Animal, e no próximo encadernado, essa e outras questões terão uma resposta lógica, só não sei se será a resposta que você espera mas faz todo sentido considerando o run todo.
                    Ah tá. Blz. Valeu.

Comment

Ótima resenha do Pato. Realmente essa parte na África e a história do golfinho são muito boas, tando no lado entretenimento como no lado crítico. Interessante esse seu paralelo com o tipo de crítica social recorrente nas duas editoras no período, sendo que a DC fazia críticas mais incisivas. Até hoje desse período eu acabei lendo mais DC (principalmente por conta desses títulos do começo da Vertigo), mas vou me atentar quando tiver lendo outros mais "heróicos" e também os da Marvel.

Comment

O poder superior é vegetariano e careca.
                        Giovanni Giorgio

Comment

Alguém sabe se essa edição ainda vai ser distribuída para os outros estados? Aqui em Alagoas só chegaram a 1 e a 3.

Comment

Postado originalmente por luizaraujoneto Ver Post
                            Alguém sabe se essa edição ainda vai ser distribuída para os outros estados? Aqui em Alagoas só chegaram a 1 e a 3.
                            Apesar de SÓ AGORA eu ver as edições de Stormwatch #1 nos Estados não agraciados, eu não esperaria que aparecesse, e iria correndo numa Cultura ou loja especializada ver se conseguia.

O pior é que comprei as últimas duas edições em banca normal de rua

Comment

Working...
                            X