Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico reflexão: JLA/Avengers - Busiek was right? (SPOILERS)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tópico reflexão: JLA/Avengers - Busiek was right? (SPOILERS)

    Amigos, venho por meio desta propor um debate civilizado de algo que tenho refletido e filosofado nos últimos tempos, sobre certas diferenças dos Universos Marvel e DC expostas por Kurt Busiek em Liga e Vingadores e que hoje parecem estar mais atuais do que nunca.


    Bom, para quem leu a série viu que Superman e Capitão América tiveram uma primeira má impressão dos universos concorrentes assim que o conheceram. Superman acusou os heróis Marvel de serem ineficientes e de deixarem a Terra deles afundar em uma miséria desgraçada, onde a população tinha razão em temer certos vigilantes e mutantes.

    Já o Capitão acusou a Liga de bancar os deuses, ditando os rumos da humanidade e recebendo adoração em troca.

    Na época eu cheguei a citar que Busiek apenas pegou certos elementos conhecidos dos dois universos e brincou com eles para fazer as comparações. Mas hoje, ao que parece, esse ponto de vista está mais forte nas editoras.


    Vamos pegar a Marvel como primeiro exemplo: reparem nas grandes sagas e ameaças que os heróis Marvel enfrentaram. Em House of M tivemos Mercúrio e Feticeira Escarlate, dois heróis enlouquecendo e ameçando tudo. Já em Civil War, uma burrada dos heróis mata centenas de pessoas e um racha na comunidade dos heróis gera uma guerra que fode com tudo. Aí temos a guerra do Hulk, onde pelo visto, todo o universo Marvel se une para deter o Hulk.

    Ou seja, se pararmos pra pensar, ultimamente a maior ameça que os heróis Marvel enfrentam são eles mesmos. Eles são os grandes culpados pelas mortes e destruições, já que tudo isso é causado por brigas entre os próprios heróis, e não por eles estarem tentando deter uma grande ameaça.


    Do outro lado, temos a DC.

    A atual saga do Superman chamada "Camelot Falls" mostra o herói sendo questionado sobre a influência dos heróis (principalmente os alienígenas) sobre o mundo. Aí vão dizer "ah, mas é o Busiek que escreve", sim mas o tema é recorrente no UDC desde que Elliot S! Maggin escreveu "Must There be a Superman?" em 1972. Morrison abordou isso em sua JLA, Winnick abordou com Íon, e por aí vai...




    Outro ponto de comparação interessante que ilustra bem isso: enquanto em Civil War a guerra é encabeçada por Homem de Ferro e Capitão América, mesmo que sem querer, eles acabam sendo os causadores de tudo, na Crise Infinita ficou claro que o mundo chegou naquele ponto pq os três maiores heróis do universo estavam brigados. Ou seja, em CI as coisas só começaram a se acertar pq Superman, Batman e Mulher-Maravilha deixaram suas diferenças de lado e lutaram juntos para deter uma ameaça que teria destruído o mundo. Como em Kingdon Come.

    Assim, em uma saga temos heróis causando uma situação de guerra, enquanto na outra temos um mundo dependente demais de seus heróis que teria sido destruído se eles não se unissem para salvá-lo.


    Resumindo: tudo que a Marvel e DC têm mostrado para nós nos últmos anos é exatamente o que Kurt Busiek nos mostrou em JLA/Avengers... na certa o Superman ficaria puto com a guerra civil na Marvel, bem como o Capitão não se conformaria em ver todo mundo depender da trindade fazer as pazes para salvar o universo.

  • #2
    Bem levantado sobre os herois marvel realemnte estarem encabeçando como vilões nos ultimos anos. Tirando anihilition, as grandes sagas da editora realmente tem usado os herois no posto de vilão. Se bem que em Anihilition temos um inversão e alguns vilões se tornaram os herois.

    A marvel tem fugido do maniqueismo, e reduzido a uma condição bem mais mundando seus herois, com maiores falhas morais. Por outro lado a DC vem jsutamente retirando a falha moral e trazendo os herois para serem o expoente das virtudes, Crise Infinita justamente tratou disso. Batman tendo que confrontar suas escolhas erradas, assim como a Mulher Maravilha e superman.
    http://batman.hdfree.com.br/index.html

    http://multiversoinverso.blogspot.com/

    Comment


    • #3
      Acho interessante se colocar na discussão a própria visão que o Busiek coloca no universo Marvel na mini "Marvels". Na série uma boa parte da população encara os heróis como quase divindades, passando a celebridades, curiosidades, e por fim, ameaças, em determinados momentos. Seria isso sinal dos tempos? Um avanço ou um retrocesso na maneira com que vemos os personagens com o correr dos anos? E em que momento a DC mergulhou no "universo oposto", onde os heróis foram tratados com desconfiança mais do que como símbolos semidivinos?
      Artwork: http://legiostudio.deviantart.com/

      (avatar by http://www.bloodtaster.deviantart.com/)

      Comment


      • #4
        Re: Tópico reflexão: JLA/Avengers - Busiek was right? (SPOIL

        Postado originalmente por Sr. Mxyzptlk
        Resumindo: tudo que a Marvel e DC têm mostrado para nós nos últmos anos é exatamente o que Kurt Busiek nos mostrou em JLA/Avengers... na certa o Superman ficaria puto com a guerra civil na Marvel, bem como o Capitão não se conformaria em ver todo mundo depender da trindade fazer as pazes para salvar o universo.
        A questão, Mxy, é que Busiek poderia tirar um phd em cronologia Marvel /DC. Por isso a visão dele sobre os dois universos é tão acertada.
        Malditos nerds que não aguentam um spoilerzinho.

        Postado originalmente por Lock
        E todos sabemos que com grandes poderes vêm grandes mimimis...

        Comment


        • #5
          Eu estava pensando outro dia sobre esse lance da DC ter heróis fascistas, enquanto a Marvel tem heróis mais relax.

          E cheguei a conclusão de que a coisa tá mudando COMPLETAMENTE de figura!

          Fraga só, na DC os heróis estão extremamente humanos e gente fina com o planeta, dando mais liberdade à própria humanidade pra decidir seu destino! Só interferem quando o problema vai além do que os mortais podem enfrentar!

          Já na Marvel com a Civil War só mostram o verdadeiro CUZÃO MEGALOMANÍCO que o Capitão é! Quando ele e os super-heróis tavam por cima da carne seca, era tudo muito lindo! Agora que os trutas dele fizeram MERDA e tão sendo JUSTAMENTE caçados, o filho da puta dá pití, chuta o pau da barraca e fica dando uma de revoltadinho! Indo contra todas as instituções sabiamente criadas pela sociedade ocidental ao longo dos séculos, tudo pra defender seus COMPARSAS que tocam o terror e não querem pagar por seus erros! "Liberdade" é o caramba, a verdade é que o poder e a vida boa CORROMPERAM o Capitão, o cara não quer perder seus privilégios! Tá se aliando até ao Justiceiro, um criminoso conhecido de alta periculosidade, olha só! O cara não tem moral NENHUMA, pro Rogers tá valendo qualquer coisa!

          A mesma coisa com Illuminatti! A verdade é que esse política de não-interfência era tudo BALELA! Esses putos tão MANIPULANDO essa porra toda desde o começo! Xavier, Richards, Raio Negro, Pinga, Estranho, Namor... nenhum ali tem caráter, não tem um que presta!!!

          E agora volta também esse escroto do Hulk esmagando a galera! Destruindo Nova York, dando prejuízo público só pra levar em frente uma vingancinha pessoal! Puta atitude infantil, cara, o Hulk ainda é só um menino que ainda não amadureceu!

          Comment


          • #6
            Busiek acertou na análise que fez das impressões dos dois universos.
            Bem que o crossover poderia ter uma continuação com a mesma equipe criativa retratando o momento atual das duas editoras.
            Fala Bandana
            Site: www.falabandana.com
            Twitter: http://www.twitter.com/falabandana
            Facebook: http://www.facebook.com/falabandana

            Comment


            • #7
              Concordo Mxy, o Busiek conseguiu captar os dois universos de uma maneira bem pura e simples, e é nessa visão que as duas editoras estão baseando seus maiores eventos... esse reencontro com a essência não por acaso é o responsável pelo melhor momento (nos universos em geral) que as editoras atravessam em um bom tempo.
              Agora é torcer para que os personagens também sejam afetados por esse back to basics.. o Aranha é um que precisa com certeza.

              Postado originalmente por Fab_Alex
              E em que momento a DC mergulhou no "universo oposto", onde os heróis foram tratados com desconfiança mais do que como símbolos semidivinos?
              Crise de Identidade

              Comment


              • #8
                FLUFFY escreveu:"A mesma coisa com Illuminatti! A verdade é que esse política de não-interfência era tudo BALELA! Esses putos tão MANIPULANDO essa porra toda desde o começo! Xavier, Richards, Raio Negro, Pinga, Estranho, Namor... nenhum ali tem caráter, não tem um que presta!!!"

                O Xavier é um dos maiores FDPs das HQs, ele apagou a memória do Homem Aranha em Guerras Secretas (acho que o Johns deve ter lido isso), e os Illuminatti são todos uns safados, não é a toa que eu to no time do Hulk.

                Eu acho que o Busiek esta certo na sua visão dos universos Marvel e DC.
                Enquanto isso na Sala de Justiça...

                Comment


                • #9
                  Eu não li todo JLA/Avengers... Mas realmente concordo que o Busiek é um profundo(lá ele) conhecedor de ambos os Universos e por isso (até onde eu li) ele conseguiu fazer uma história bem bolada...Vou ler em scan ou ir no sebo comprar logo...
                  Bela Lugosi's Dead.

                  Comment


                  • #10
                    No Universo Marvel os heróis existem, a população aplaude uns e apedreja outros, mas a grande verdade é que as pessoas não gostam do fato de existirem seres acima delas, não gostam de depender dos heróis. Prefiriam que eles não exisitissem e que os humanos comuns fossem capazes de arrumar as coisas por si só.

                    No Universo DC a humanidade não dá um peido sem a ajuda de um alienígena, e todos são muito felizes com isso. O comodismo tomou conta das pessoas. Se houvesse um "House of M e Dizimação" na DC e todos os super-humanos perdessem seus poderes, o que seria da Terra? Parada espacial pra reabastecer, foder e zuar?

                    Os herois Marvel são falhos sim, eles são humanizados desde sua criação, com isso eles estão sujeitos a erros e os roteiristas exploram isso criando histórias baseadas em seus erros.... por Exemplo o Aranha, se ele não existisse, provavelmente seus piores inimigos também não existissem, a maioria existe por culpa dele, Venon, Duende Verde, Chacal, Kaine, Octopus, Carnificina.

                    O Hulk é um dos principais personagens e destrói uma cidade a cada ano. Os mutantes são ameaças e os X-Men foram criados para policiar os mutantes. Namor é atlante e já tentou dominar a superfície. Os Inumanos botam medo só pelo fato deles existirem. E por aí vai.

                    Sem dúvida a população da Terra Marvel tem motivos pra temer seus heróis tanto quanto os vilões. Na DC também seria a mesma coisa se desde o princípio tivessem apresentado as coisas dessa forma, pois o Superman é um alienígena, um J. J. Jameson iria persegui-lo de pau duro na rua dizendo que um alien iria dominar o mundo.
                    MBB PRECISA DE VOCÊ, AJUDE A MANTER SEU LAR!!!


                    CLIQUE PARA:

                    Planos de assinatura mensal

                    APOIA.SE

                    SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

                    Comment


                    • #11
                      Na Marvel, os maiores heróis são vistos com desconfiança, e isso há anos e anos. Não importa quem seja.

                      http://twitter.com/adailtonba2

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por M1ster
                        Na Marvel, os maiores heróis são vistos com desconfiança, e isso há anos e anos. Não importa quem seja.
                        Até o Quarteto?
                        Bela Lugosi's Dead.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Marty McFly
                          Postado originalmente por M1ster
                          Na Marvel, os maiores heróis são vistos com desconfiança, e isso há anos e anos. Não importa quem seja.
                          Até o Quarteto?
                          Sim, lembra o que aconteceu com o Richards por causa de impostos e vencimento dos direitos autorais de suas criações? Foram pra RUA. Na DC uma equipe como o Quarteto nunca passaria necessidades financeiras.

                          E o Coisa que vive sendo atacado e zuado pelos moleques da rua Yanci

                          E a Mulher Invisível que vive sendo acusada de adultério, tadinha dela

                          E o Tocha Humana que engravidou uma Skrull que botou um OVO, é zuado por isso até hoje nos botecos. O Tocha é a Paris Hilton com pinto e pirocinésia, pq não deram uma educação decente e moral blindada para o moço?

                          Postado originalmente por FLUFFY
                          Puta atitude infantil, cara, o Hulk ainda é só um menino que ainda não amadureceu!
                          Mas é por isso que ele é verde

                          Se vc não sabe, o Hulk verde é e sempre será o lado infantil reprimido do Banner, o Hulk cinza é o lado adolescente também reprimido... tenho medo do Huk rosa que ainda irá surgir, o lado Feminino Reprimido e Vingativo com lantejoulas e purpurinas do Banner.
                          MBB PRECISA DE VOCÊ, AJUDE A MANTER SEU LAR!!!


                          CLIQUE PARA:

                          Planos de assinatura mensal

                          APOIA.SE

                          SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

                          Comment


                          • #14
                            Vendo o Quarteto por esse lado...
                            Bela Lugosi's Dead.

                            Comment


                            • #15
                              Eu sempre tive a impressão que no DCU a população olha pra cima, esperando que um milagre venha do céu e resolva os problemas, mais ou menos como se um carro viesse em alta velocidade numa avenida e algum sujeito bem intencionado e superpoderoso fosse evitar o acidente a qualquer segundo.
                              Enquanto que na Marvel as pessoas olham pros lados, pra cima e pra baixo pra evitar ficar no caminho dos problemas, no caso se o mesmo carro passase pela mesma avenida a única solução é se jogar pra frente, rezar pra que não venha outro veículo pra te acertar, descobrir se quem estava dirigindo era um encapuzado e depois processar o fdp até ele ficar sem um centavo.E se um herói puxasse o cidadão na iminência de ser atropelado reclamar porque ele não parou o carro.

                              Comment

                              Working...
                              X