Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando a coisa desandou?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Quando a coisa desandou?

Em qual momento de determinado gibi vc sentiu que a vaca tinha ido pro brejo, que a merda tava feita? Falando no sentido autoral da coisa.

Por exemplo, no universo mutante. O momento em que o caldo entornou, pra mim, foi quando o gibi deixou de ser uma série de aventura - uma das melhores de todos os tempos - pra se tornar uma alegoria política misturada com dramalhão. A aventura estava lá, mas confusa e diluída. A "guerra" entre humanos e mutantes pairava desde o início da série, mas nunca se tornou o foco principal. Qdo virou, não saiu mais e aí ferrou-se.

Pra não falarem que estou com perseguição, cito também o Superman. A vaca foi pro brejo qdo rebaixaram o personagem a um herói "das ruas", enfrentando ameaças que qualquer Frank Castle daria conta. Joe Casey disse, antes de assumir o título, q cada gibi do Super deveria ser como o primeiro filme do herói, com ele encarando ameaças globais impossíveis. Pena que ele tb não seguiu seu próprio conselho.

Agora é com vcs. Depois volto pra falar do Aranha.

Re: Quando a coisa desandou?

Loeb nos Ultimates. Vai desandar com certeza.

Comment

Antes do fernando, no aranha acho que foi quando o peter cresceu.

Cresceu, casou, pá pum. morreu aquele adolescente com quem os leitores se identificavam e as histórias ficaram amarradas.
      Isso é só uma brincadeira ...

Comment

Postado originalmente por DarthdeGroot
        Pra não falarem que estou com perseguição, cito também o Superman. A vaca foi pro brejo qdo rebaixaram o personagem a um herói "das ruas", enfrenteando ameaças que qualquer Frank Castle daria conta.
        IMHO, o mesmo vale para os Vingadores. Botar os heróis mais poderosos da Terra para passear em bairros barra-pesada, assustando traficantes, chega a ser risível.

Comment

Pra não falarem que estou com perseguição, cito também o Superman. A vaca foi pro brejo qdo rebaixaram o personagem a um herói "das ruas", enfrentando ameaças que qualquer Frank Castle daria conta. Joe Casey disse, antes de assumir o título, q cada gibi do Super deveria ser como o primeiro filme do herói, com ele encarando ameaças globais impossíveis. Pena que ele também não seguiu seu próprio conselho.
          Concordo. Eu acho que na reformulação pós-Crise, tentou-se humanizar o Super, num processo de "marvelização". Aí ficou chato e decaiu pra isso que você falou. Acho que não dá pra humanizar o Super. Ele tem que ser tratado como o cara mais poderoso da Terra e agir como tal.
          É um erro imaginar que o horror está indissoluvelmente associado à escuridão, ao silêncio e à solidão.
          (H. P. Lovecraft)

Sabedoria não tem limites.

Comment

Postado originalmente por Leandro Azeredo
            Pra não falarem que estou com perseguição, cito também o Superman. A vaca foi pro brejo qdo rebaixaram o personagem a um herói "das ruas", enfrenteando ameaças que qualquer Frank Castle daria conta.
            IMHO, o mesmo vale para os Vingadores. Botar os heróis mais poderosos da Terra para passear em bairros barra-pesada, assustando traficantes, chega a ser risível.

ÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIOÓDIO

Winners don't use drugs.

Comment

A coisa desanda quando você cresce e adquire um fiapo de senso crítico.
              "And the mercy seat is smoking
              And I think my head is melting
              And in a way that's helpin'
              to be done with all this twistin' of the truth
              An eye for an eye
              And a tooth for a tooth
              And any way I told the truth
              But I'm afraid I told a lie."

- Nick Cave, The Mercy Seat

Comment

No caso do Superman, deixá-lo como um herói das ruas na época do Siegel e Shuster funcionava pq era o bastante para ele ser um Super-Homem naquele tempo, ele era o único com poderes ali. Mas a partir do momento em que ele vive numa realidade com LJA e Novos Deuses, fica totalmente imbecil ver um cara com tantos poderes enfrentando traficantes ou Sanguinários como vilões principais. É um ponto de vista totalmente equivocado de "humanização".

Também gostaria de citar o Kyle Rayner, que como eu já disse em vários tópicos é um personagem que sempre gostei muito, mas o Ron Marz pisou feio na bola quando matou a Alex e mandou ele pra Nova York. Era um personagem que poderia ter o seu próprio canto no UDC com uma namorada legal, mas foi vive na cidade dos Titãs com coadjuvantes que não eram metade do que a Alex era. Apesar do personagem ter continuado legal, foi um potencial desperdiçado depois de apenas algumas edições.

Já no caso do Aranha, eu acho que o problema foi quando interromperam sua evolução natural na saga do clone. A identificação que eu via no personagem não era ele ser um adolescente com problemas, mas sim um adolescente que passou pelas etapas da vida como qualquer um. Se formou no colégio, arrumava namoradas, foi pra faculdade, se casou, a tia morreu e a mulher ficou grávida. Aí tiraram a pequena May dele, a tia May ressucitou, o Howard Mackie tentou regredí-lo para os anos 70 e o Strazinsky esqueceu do Peter Parker para focar nos poderes aracnídeos do herói. E adeus evolução.

Os X-Men eu credito a queda ao Claremont mesmo, quando ele achou que a graça do grupo era piorar cada vez mais a formação com personagens restolhos. Só pq deu certo em 75 não significa que ele tinha que fazer isso toda hora, e o que é pior, cada formação nova era pior que a anterior. E isso com uma mistureba de tramas envolvendo dimensões, futuros e afins... ele misturava as melhores histórias que havia criado ao lado do Byrne de uma maneira totalmente escrota. Quando ele finalmente acertou e trouxe de volta os membros originais pro grupo e manteve os principais dos anos 70 e 80 (Wolverine, Tempestade, Vampira, Colossus...), ele saiu e deixou o título nas mãos de roteiristas medíocres que continuaram com as misturebas e com personagens cada vez mais escrotos... e o grupo nunca mais foi o mesmo do começo dos anos 80.

Comment

Eu estava doido pra ler a Crise Infinita, mas quando soube dos socos na realidade, fiquei com vergonha e nunca mais falei no assunto....
                  "They say I'm fearless, but actually I'm very afraid. Of getting beat. Of backing down. Of chickening out. That fear just blows all the others away."

--Hal Jordan

Comment

X-Men desandou qdo mutante deixou de ser uma coisa rara, nas histórias e na editora.

Qdo os X-men surgiram, os mutantes eram poucos. Depois foi se criando cada vez mais mutrantes restolhos, comunidades mutantes, países mutantes, etc. Depois começaram a mania de que todo mutante tem q ser aberração. Tem q ter cara deformada, aparência de monstro, etc.
                    Mesmo depois do extermínio de metade da população na destruição de genosha e a dizimação a 198 mutantes, eles ainda parecem ser a maioria no UM>

E na editora, com o sucesso dos X-men nos anos 90, criou-se muitos títulos com personagens restolhos sem se preocupar com a qualidade. Deveriam reduzir em muito os títulos mutantes e matar realmente os mutantes restolhos.
                    Se Deus existe, que nos livre de sermos obrigados a acreditar nele
                    Hoje é lua cheia,
                    Amanhã será minguante,
                    Se meu pau não ficar duro
                    que nunca mais se levante!

Comment

Postado originalmente por Sr. Mxyzptlk
                      Já no caso do Aranha, eu acho que o problema foi quando interromperam sua evolução natural na saga do clone. A identificação que eu via no personagem não era ele ser um adolescente com problemas, mas sim um adolescente que passou pelas etapas da vida como qualquer um. Se formou no colégio, arrumava namoradas, foi pra faculdade, se casou, a tia morreu e a mulher ficou grávida. Aí tiraram a pequena May dele, a tia May ressucitou, o Howard Mackie tentou regredí-lo para os anos 70 e o Strazinsky esqueceu do Peter Parker para focar nos poderes aracnídeos do herói. E adeus evolução.
                      ___bigas___

Comment

Postado originalmente por gnomo
                        X-Men desandou qdo mutante deixou de ser uma coisa rara, nas histórias e na editora.

Qdo os X-men surgiram, os mutantes eram poucos. Depois foi se criando cada vez mais mutrantes restolhos, comunidades mutantes, países mutantes, etc. Depois começaram a mania de que todo mutante tem q ser aberração. Tem q ter cara deformada, aparência de monstro, etc.
                        Mesmo depois do extermínio de metade da população na destruição de genosha e a dizimação a 198 mutantes, eles ainda parecem ser a maioria no UM>

E na editora, com o sucesso dos X-men nos anos 90, criou-se muitos títulos com personagens restolhos sem se preocupar com a qualidade. Deveriam reduzir em muito os títulos mutantes e matar realmente os mutantes restolhos.
                        A rigor seria isso.
                        Perdi a vontade de ler titulos mutantes justamente por isso.
                        Cada dia surgia um maluco novo... era muito personagem, e a maioria restolho.
                        Não tem como gostar de historias merdas desse jeito.

Não sei como anda os titulos mutantes hj em dia, mas acho que a marvel deve ter consertado essa merda depois de dinastia m.
                        Qualquer dia, deixo de preconceito e leio alguma coisa mutante pra ver se as coisas melhoraram...

Comment

É tudo passageiro, não tem vaca que fique indefinidamente no brejo. O Hal Jordan foi pro brejo nos anos noventa e hoje vive reluzente fase. Os X-Men sempre serão triste lembrança para muitos, especialmente os que não acompanham mais, mas também vivem grande momento. E o mesmo serve pro Aranha, que teve péssimos momentos e hoje está sensacional.
                          Inscreva-se na ALMANACÃO, minha newsletter sobre quadrinhos > http://eepurl.com/b3_M4v

Comment

X-Men sempre foi uma alegoria política, uma parábola sobre o racismo. Tem quem goste e quem não goste da histórias, mas o cerne do gibi, o diferencial dele sempre foi esse. A ação sempre foi um complemento, mais acentuado em algumas fases e menos em outras.

E eu não tenho essa de "quando o caldo entornou'. Todo gibi passa por fases boas e fases ruins, ponto. Superman e X-Men, por ex, tiveram fases horendas e hoje estão em fase espetaculares
                            "I killed every living thing on Czarnia fer fun. I killed Santa Claus and the Easter Bunny an' things that don't even exist, an' so help me, I tried ta follow th' triple-fold path o' peace. I tried my best... but frag me for a bastich, even I got limits!"

Comment

Pra mim os mutantes começaram a ir pro brejo com Massacre de Mutantes.
                              Pra começar tomaram uma surra federal. Quando o Ororo diz pro Logan que queria somente um carrasco pra interrogatório e o Wolverine poderia fazer o que quiser com o restante, pensei que seria um banho de sangue e os X-Men detonando todos os carrascos. Mas no fim os X-Men só tomaram pau, ainda covardemente fugiram, forjando a própiria morte, enfim, só merda. Depois ainda veio vírus legado, Gambit traíra, Genosha, etc...me fez desistir desses títulos.

No Homem Aranha, achei que a coisa começou a piorar depois que o McFarlane assumiu os desenhos, aí quiseram tornar os desenhos mais importantes que a trama, no melhor estilo Image de ser. Nessa fase, fizeram tanta merda que depois que o Mcfarne saiu e não tinha mais os desenhos pra chamar a atenção, ninguém mais soube colocar o personagem nos eixos.
                              TAKEZO INC. = FAIL

Comment

Working...
                              X