Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AVALIAÇÃO] Tex Edição Especial Colorida #4: TEX COLORIDO, UM TEX PRA VIADINHOS/ TEX VS. FEMINAZI!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [AVALIAÇÃO] Tex Edição Especial Colorida #4: TEX COLORIDO, UM TEX PRA VIADINHOS/ TEX VS. FEMINAZI!

Os Suspeitos / Um Covil de Feras / O Último da Lista / O Vale Sagrado. Quatro histórias inéditas. Quatro dos maiores escritores de Tex. Quatro jovens gênios do desenho... tudo isso em uma edição superespecial em formato italiano e totalmente em cores.

Publicação anual
    Formato 16 x 21 cm
    128+4 páginas
    R$ 19,90
    -----------------------------------------------

Lançado recentemente pela Myjus, temos esta edição Tex Especial Colorida. Pra minha surpresa, a arte não está borrada como a edição Tex Ouro #77, a edição está boa, tirando o preço de capa (o colorido do Tex com papel couchê e colorido tá uns R$ 15,00 mais caro), mas com a Myjus já se sabe o quão careira será, já que não tem uma multinacional por trás delas.

Sem mais delongas, vamos as histórias:

Os Suspeitos por Faraci e Casertano: nesta história Tex vai até uma cidade pra descobrir uma trama de assassinato, e acaba numa carruagem cheia de pessoas com algo a esconder. O mais impressionante dessas histórias curtas é que os autores conseguiram comprimir o que é uma história do Tex em poucas páginas e cenas e basicamente se tem ali a essência do que uma boa história do Tex contem: intriga, tiro, morte, suspeita, investigação, tiro, morte. Há bem da verdade, esta é a história MAIS FRACA da edição, mas ainda assim é de se admirar o esmero e a qualidade da história.

A arte é muito boa, bem viva. Não é nem a melhor da edição, mas ainda assim possuem uma qualidade e sobriedade sempre bem-vindas pras histórias do Tex.

Tex undercover

Ainda tem um final bem sacaninha, só pra lembrar que ainda estamos lendo um gibi do Tex, e não uma daquelas histórias melosas que acaba tudo bem, ou uma daquelas histórias quando os roteiristas tiram leis civis de seu universo arbitrariamente só pra deixarem os heróis fazerem o que quiser em sociedade, como matar e destruir, e ainda posam de bonzões por causa disso.

Um Covil de Feras por Ruju e Scascitelli: OU TEX CONTRA A FEMINAZI! Essa história eu achei bem fera! Primeiro mostra o Tex atrás de um criminoso, só que não conta com uma surpresa o espreitando!

O que o Tex não contava, é que no seu caminho ele iria se deparar com uma FEMINAZI!!! Puta que me pariu, história divertidíssima, seja por seu conteúdo ou as "inferências" que o leitor pode fazer. O criminoso que o Tex procura é sagaz e esperto, e os augúrios que irá passar também tem sua dose de peliculosidade. Sei que o que escrevo parece muito obscuro, mas esse é o tipo de história que QUANTO MENOS SE SABE, MELHOR FICA!

Quem desenha é o Sandro Scascitelli, o mesmo que eu achei a arte FUDEROSA em Almanaque Tex #47. O cara é EXCELENTE e fica até difícil se eu prefiro a arte do cara em preto e branco ou pintada, mas eu digo preto e branco (embora a feminazi desenhada por ele e colorida tenha ficado uma delícia).

Infelizmente, só consegui esta imagem procurando algo que não revelasse muito sobre o destino da personagem

Basta dizer que por meio de Amabel Collins, temos um retrato fiel de uma balzaquiana, cheia de direitos e que usa e abusa de seu "pussy pass" pra conseguir o que quer.

O Último da Lista, por Manfredi e Biglia: essa história foi razoavelmente fraca, porém com um plot interessante. Fraca porque a arte é simplesmente a PIOR do encadernado, mas a ideia da trama é boa.

A ação fica toda confusa lá pelo final e não se sabe quem atira em quem. A história é o Tex atrás de um criminoso e acaba por encontrar uma figura do passado que está atrás de vingança. A arte além de ser pouco inspirada também não tem um ritmo adequado, parecendo que um intervalo POR DEMASIADO GRANDE de tempo se deu entre um quadro e outro, justamente em cenas de ação, quando o comprimento do intervalo devia ser menor, justamente pra ajustar ao clímax. O tiroteio do parceiro "de ocasião" do Tex é ainda mais confuso, com o cara no chão, arrastando-se e atirando em outro que tava lá na puta que pariu.

Um tiroteio muito loco

No mais a história acaba com uma reviravolta que meio que já era esperada, mas com umas palavras PREOCUPANTES E AO MESMO TEMPO SAGAZES DO TEX. Primeiro ele fala como se deve sepultar alguém, o que eu achei NO MÍNIMO INDECOROSO (quem leu, irá entender), e segundo que foi até uma boa explicação o Tex ter sacado quem era o sujeito que o caçador de recompensas estava atrás, e que foi UM ELEMENTO DO ROTEIRO, ao invés de alguma explicação "extra-história" a qual já estamos acostumados. Como um infame "eu notava como você olha pra ele" que costuma ser comum em histórias ruins. Também foi uma pena que o Tex não comeu a mulher do taverneiro, mas um hotel que a noite é só um cara que toma conta, onde será que eu já vi isso? Ainda bem que eu não tenho mulher pra ser corno do Tex... heheheeh....

A arte além de por vezes confusa, pessoalmente achei fraca e inexpressiva. Mas a história está longe de ser um martírio pra ler, é até bem agradável.

O Vale Sagrado, por Boselli e Genzianella: chegamos a SEGUNDA melhor história do gibi. Pessoalmente, eu achei a desenhada pelo Scascitelli melhor, mas entendo quem colocaria esta em primeiro lugar. Num vale sagrado para a comunidade indígena, Tex vai avisar que o xamã de uma tribo está sendo caçado, e acaba ele virando alvo!

Esta história possui tudo que uma boa aventura do Tex tem direito: emoção, ação, perseguição, e por incrível que pareça, até mesmo sentimos que a vida do Tex pode ser ameaçada, com o cowboy utilizando de um recurso muito inteligente pra escapar de um de seus captores em determinado trecho. GIBIZÃO!

Ah, moleque!

Acontece que o tal xamã que o Tex quer ajudar é parte de um passado do Tex naquele mesmo vale. Além do Tex ter sua vida seriamente em risco, a história ainda possui certo grau de misticismo que nem sempre fica legal nas histórias do Tex, mas que aqui caíram como uma luva. Não ficou nada tão cético e também nada tão bizarro ao ponto do Tex cavalgar contra dinossauros (embora eu achei a ideia massa e queria ler). De forma muito sútil, Tex é ajudado pelos espíritos que habitam o vale? Ou não?

Terminada a leitura, devo dizer que o saldo é MUITO POSITIVO! Embora muito provavelmente o gibi não agradará aos fãs mais hardcore do personagem, estou certo que é uma EXCELENTE porta de entrada pra quem quiser conhecer o clima e o ritmo das histórias do cowboy. E é bom se acostumando mesmo porque quatro histórias em menos de 150 páginas é um feito homérico pra qualquer história completa do Tex que passam das duzentas fácil. Uma boa, fácil e acessível com valor razoável porta de entrada para o personagem. Aí depois o cara pode virar um verdadeiro pard indo atrás das obras de maior qualidade. A capa da edição de autoria de Laura Zuccheri, embora capte bem o clima das histórias do ranger, está uma merda. Parece até um cosplay do Nomelck pro Tex!

Teste do sofá ou competência? Você comeria? eu sim...

Re: [AVALIAÇÃO] Tex Edição Especial Colorida #4: TEX COLORIDO, UM TEX PRA VIADINHOS/ TEX VS. FEMINAZ

Começar a ler esses gibis do texas, parece bacana.

Comment

Re: [AVALIAÇÃO] Tex Edição Especial Colorida #4: TEX COLORIDO, UM TEX PRA VIADINHOS/ TEX VS. FEMINAZ

Tex colorido non lavoriamo.
      É um erro imaginar que o horror está indissoluvelmente associado à escuridão, ao silêncio e à solidão.
      (H. P. Lovecraft)

Sabedoria não tem limites.

Comment

O pessoal do ramo da construção civil vai apreciar um gibi colorido

Postado originalmente por Gesuis
        Eu, um cara com certo conhecimento e bagagem, que é ligado em música nem sabia que um deles tinha morrido, de tão relevante que eles são.
        Comentando sobre os Beastie Boys

www.twitter.com/matheuslaneri

Siga-me!

Comment

Postado originalmente por matheus 90 Ver Post
          O pessoal do ramo da construção civil vai apreciar um gibi colorido
          Uè, mas Tex tem mais gibis coloridos na banca do que o Superman
          “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Comment

Arte bonita, a colorização tá bem legal também, só o preço não chama a atenção

Comment

Demorei tanto pra ir na banca, que já tinham vendido tudo. Já pedi pela Mythos, a arte dos desenhistas não é lá um primor como na série regular mas também não compromete.
              “Quando quero relaxar leio ensaios de Engels. Quando quero algo mais sério, leio Corto Maltese.” Umberto Eco.

Comment

Patasso tá trabalhando em obra agora?

No mais, ótima avaliação de um gibi que nunca lerei.

Comment

Apesar de ser italiano nunca curti nada do Tex, Dylan Dog, Diabolik, entre outros.. acho chatos demais, me julguem.

Comment

Bacana...esse ainda não tenho. Vou dar uma procurada na revistaria. Valeu.

Comment

Vale a pena.
                      Boa leitura rápida de banheiro.

Comment

Postado originalmente por Pato_Osborn_Olsen Ver Post
                        Ainda bem que eu não tenho mulher pra ser corno do Tex... heheheeh....
                        "Há mestres que prometerão acabar com sua dor em troca de uma coleira no seu pescoço ou uma venda nos seus olhos."
                        Mulher-Maravilha

Comment

Prefiro as histórias mais longas de Tex, com mais desenvolvimento do roteiro, mas achei uma proposta interessante da Bonelli tentando inovar um pouco as suas tradições. Pode servir de porta de entrada pra novos leitores e pra artistas que normalmente não teriam tempo pra trabalhar na mensal do ranger.

Só não concordo com o Pato que o desenhista da história escrita pelo Manfredi é ruim... achei o melhor na verdade! É questão de gosto...
                          "Não vamos enfaixar a cabeça antes de quebrar." Tex Willer

Comment

Pelo pouco que vi, também achei o Stefano Biglia o melhor.

Comment

Esse não comprei por ser antologia. Não canso de indicar o especial a cores volumes 2 e 3. Fantásticos!

Comment

Working...
                              X