
Para não perder a cabeça ao nascer do sol, uma mulher decide entreter um sultão contando histórias por centenas de noites. Sim, você conhece esta história. Como tantas outras conhecidas e presentes em nosso imaginário, elas são trazidas pelo roteirista Bill Willingham para os quadrinhos na curiosa série "Fábulas".
Mas no primeiro de três volumes do especial "1001 noites" (Pixel Media, cor, 52 pgs, R$ 6,90), quem luta para manter a cabeça no lugar não é Sherazade, mas Branca de Neve. Explico: em busca de aliança na luta contra um mal comum, a personagem mais conhecida por adormecer ao morder uma maçã parte ao Oriente, onde acaba sendo capturada pelo sultão que deveria ajudá-la. Traído uma vez, ele não perdoa as mulheres. Assim, toda noite casa com mulheres, as desvirgina e, ao nascer do sol, decepa suas cabeças. Drástico.
Vencedora de inúmeros prêmios, "Fábulas" já teve seu início publicado no Brasil pela Devir e, agora, a série é retomada pela Pixel Media de onde a outra editora parou. A volta aconteceu na edição de junho da revista Pixel Magazine, onde saiu a razoável aventura "O último castelo", mas o filé mignon chega agora com este primeiro volume de "1001 noites", um belo especial que pode ser lido sem medo de cronologia. Dá para ler sem medo de se perder.
"1001 noites" é uma criativa viagem onde o autor Willingham faz um misto de fábulas de todas as espécies em delírios visuais auxiliados por mestres da arte nos quadrinhos. Cada história é de um ilustrador diferente, com espaço até para o premiadíssimo capista da série: James Jean. A melhor de todas, aliás. Linda de tão triste. Mas ainda não é neste primeiro número, calma. Este volume contém duas HQs: uma de Charles Vess e Michael Kaluta e, a outra, do ótimo John Bolton. Ambas com roteiro de Willingham, claro. Coisa fina, da melhor qualidade. HQ inteligente e referencial. E não é Alan Moore. O melhor é que está na banca da esquina, bem acessível a qualquer leitor. Aproveite.
fonte: globo on line blog
________________________________________
Aqui na terra de ninguém ainda não chegou (pra variar), mas Fábulas é excelente! Seria bom se a Pixel publicasse Fabulas desde o começo...mas, como eu sei que é sonho e isso parece uma maldição...
Alguém comprou a edição?
Comment