
GEORGE TUSKA
George Tuska nasceu em 26 de abril de 1916, em Hadford, Connecticut.
Seu interesse pelo mundo da ilustração começou quando tinha apenas 7 anos, através das histórias em quadrinhos de faroeste (muito populares, na época) de seu irmão mais velho. Internado após uma operação de apêndice, George teve contato com um outro paciente que, coincidentemente, o ensinou a desenhar índios e cowboys. Esse acontecimento provou de vez que a carreira do garoto estava pré-determinada.
Visitando frequentemente seus parentes em Nova Iorque, viu novas e promissoras oportunidades surgirem no sentido de aprimorar seu talento. Foi nessa época, em 1939, que começou a estudar na National Academy School. Conforme seu traço ia se formando, também ia conseguindo pequenos "bicos" na área. Conseguiu ser assistente de arte na tira Scorchy Smith, publicada pelo jornal da Associated Press. Mas sua grande oportunidade surgiu quando começou a trabalhar (ainda como assistente) para o estúdio Eisner & Iger, onde conheceu nomes que se tornariam famosos, como Bob Powell, Lou Fine e Mike Sekowsky.

Desde então as oportunidades se multiplicaram. Trabalhou para a editora Fiction House, onde foi assistente em revistas como Shark Brodie, Jungle Comics e Wings Comics. Na editora Harvey Comics, curiosamente, assinava com o pseudônimo de Carl Larson. Para a Fawcett Comics, trabalhou os personagens Golden Arrow, Uncle Sam e El Carim. Além deles, começou a trabalhar com o Capitão Marvel (Shazam), com o qual faria fama, mais tarde.
Até então, sua carreira se fez mais como assistente de arte. Seus desenhos, propriamente ditos, foram surgir na editora Quality Comics, em 1940, onde criou o personagem Hercules. Não se tratava do mitológico herói. Este Hércules era um estereotipado homem forte de circo, só que com uma força além do normal humano. Paralelamente, ainda com a Fawcett, seus desenhos começaram a aparecer no Capitão Marvel, e lá ficaram por um bom tempo.

Serviu o exército a época da Segunda Grande Guerra, mas não deixou de desenhar, produzindo vários materiais ilustrativos para as forças armadas americanas. Após o serviço militar, trabalhou para a Lev Gleason Publications, em uma revista chamada Crime Does Not Pay.
Em 1959 começou a desenhar para a tira do personagem Buck Rogers, produção que durou até 1967. Essa estabilidade se tornaria uma espécie de marca registrada nos futuros trabalhos de Tuska.
Em 1964 fez seu primeiro trabalho para a Marvel Comics, desenhando um história dos "Contos do Vigia" para a revista Tales of Suspense 58. Desde então, ficou um bom tempo na "casa de idéias", desenhando quase que todos os personagens do Universo Marvel, destacando Motoqueiro Fantasma, Luke Cage, Golias Negro, Namor, X-Men, além da adaptação do universo da cinesérie Planeta dos Macacos. Mas foi através do Homem de Ferro que seu nome se tornaria mais conhecido. Começou com o personagem em 1968 e permaneceu como principal desenhista de sua revista mensal até meados de 1978.

Após longo período com a Marvel, e com o seu nome já firmado como um dos mais respeitados na indústria dos quadrinhos, Tuska trabalhou com a DC Comics, onde desenhou Superboy, Desafiadores do Desconhecido, entre outros. Destaca-se, no entanto, sua produção com o personagem Superman. Não apenas nas revistas. Nas tiras do personagem, onde era finalizado por nomes como Vince Colletta, permaneceu também por um período de 15 anos!
Aparecendo frequentemente em convenções de quadrinhos, George Tuska chama a atenção não apenas dos novos leitores, curiosos por conhecerem essa lenda do traço... mas também dos muitos nomes que hoje são estrelas da indústria e que cresceram inspirados pelos personagens que desenhou... Tão encantados quanto aquele garoto que escolheu seu futuro através dos quadrinhos de faroeste.
Matéria publicada originalmente em:
- O Diário de Tony Stark (formato blog): www.darkmarcos.blogger.com.br
- O Diário de Tony Stark (formato fotolog): www.fotolog.terra.com.br/anthonystark
Comment